Uma das áreas mais importantes em qualquer negócio é o financeiro. Por isso, cada vez mais os empreendedores estão buscando terceirizar este setor com escritórios contábeis que ofereçam o BPO Financeiro.

Com a correria do dia a dia, muitos empreendedores não conseguem administrar as finanças do seu negócio como gostariam. Além da complexidade envolvida, as empresas muitas vezes não podem contar com uma estrutura de gestão financeira. E para obter bons resultados, é essencial ter cuidado com as finanças da empresa.

Além disso, empreendedores também não se sentem preparados para assumir burocracias financeiras da rotina dos negócios. É aí que eles partem em busca de quem oferece serviços de BPO Financeiro, que pode ser o diferencial do seu escritório contábil. Saiba como pelo artigo abaixo!

O que é BPO Financeiro?

BPO é uma sigla que vem do inglês e significa Business Process Outsourcing, termo que pode ser traduzido como “Terceirização de Processos de Negócios”. 

Então, resumindo, BPO Financeiro é quando você contrata uma empresa externa para gerenciar as finanças do seu negócio.

É o profissional de BPO Financeiro que será responsável por toda a gestão financeira do seu negócio, podendo também exercer atividades contábeis. Nesse caso, a agilidade e o controle aumentam ainda mais!

Para empresas com equipes reduzidas ou sem direção financeira, recorrer a um BPO Financeiro garante a experiência necessária à gestão de finanças eficiente. Para empresas maiores, esse modelo pode apoiar atividades que dificultam o progresso e o desenvolvimento da equipe. 

Além do trabalho manual, que pode liberar funcionários para funções mais estratégicas, por exemplo.

Leia também::: Guia das rotinas do setor financeiro: com passo a passo prático

Por que oferecer o BPO Financeiro na sua contabilidade? 

O contador que oferece serviços de BPO Financeiro assumirá parte ou a totalidade das atividades financeiras de uma empresa. Seu foco é gerenciar e executar diversas tarefas, visando a melhoria contínua e escalabilidade do negócio.

Mas, é claro que os serviços a serem oferecidos dependerão das necessidades de cada cliente e a quantidade de tarefas que você poderá assumir. E aí entra outro grande diferencial de quem atua na área, que é saber reconhecer e recomendar ao empresário os serviços mais adequados à sua realidade.

Entre os serviços que o gestor de BPO Financeiro pode oferecer aos clientes estão: 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma das tarefas mais importantes do setor financeiro. Isso porque é por meio desse processo que os profissionais da área tem uma visão mais ampla sobre as entradas e saídas financeiras da empresa diariamente, mensalmente e anualmente.

Com um BPO Financeiro no controle, a empresa pode se libertar de assumir a frente burocrática e deixar a gestão do fluxo de caixa na mão de especialistas, abrindo espaço para focar em atividades mais estratégicas, como o core business. 

Assim, será possível saber mais facilmente a realidade da empresa, apontar possíveis erros e propor soluções para se prevenir de possíveis problemas financeiros num futuro próximo. 

Gestão de indicadores

Outro serviço que pode ser oferecido dentro do BPO Financeiro é a gestão de indicadores de desempenho. Os famosos KPIs (indicadores-chave de desempenho) possibilitam visão macro da performance da empresa. 

Entre os principais indicadores geridos pelo BPO Financeiro estão:

  • Lucratividade;
  • Faturamento;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Margem de lucro;
  • Rentabilidade;
  • ROI (Retorno sobre Investimento).

Por meio deles, é possível avaliar o que está dando certo ou não na empresa, para que assim as tomadas de decisão, investimentos e estratégias sejam assertivas, potencializando o desempenho financeiro.

Gestão de contas 

Muitas vezes um ajuste na gestão de contas pode dar sobrevida a uma empresa que estava prestes a fechar as portas. Com a expertise do profissional de BPO, é possível ser mais assertivo nesse processo. 

A atividade contribui não somente para um controle maior dos recebimentos e das contas a pagar, mas também na estipulação de prazos e emissão de notas e boletos, auxiliando principalmente no controle da inadimplência. 

Isso porque o BPO Financeiro dará à empresa as informações necessárias sobre quem está devendo, há quanto tempo e também o impacto que esses atrasos têm na rotina da organização financeira. 

Com indicadores financeiros, a empresa garante uma base para propor novos acordos com os clientes e encontrar soluções para eliminar inadimplências.

Conciliação bancária

Com o BPO Financeiro, o empreendedor passa a contar com relatórios diários de conciliação bancária. Vale lembrar que o processo nada mais é do que comparar o software financeiro da empresa com o saldo/extrato bancário da mesma.

Mas, qualquer erro ou falha nos dados é apontado prontamente pelo operador de BPO Financeiro para que a empresa, em tempo hábil, possa agir estrategicamente. 

A partir da conciliação bancária, o especialistas em BPO consegue prever o fluxo de caixa, aumentar a segurança nas transações financeiras, além de facilitar o planejamento financeiro e orçamentário. 

Leia também::: Curso de BPO Financeiro na prática: o mais completo

Não perca mais tempo!

Como viu, oferecer serviços de BPO Financeiro é um grande diferencial para o seu escritório contábil. Além de atrair mais clientes, seu escritório passa a oferecer uma solução completa, atual e com chances de aumento do ticket médio.

A boa notícia é que, para quem já é contador, se tornar especializado em BPO é mais simples! Afinal, há grande familiaridade com números e finanças das empresas, o que torna o processo muito mais prático.

Faz sentido para a sua operação incluir os serviços de BPO Financeiro no seu escritório contábil? Então leia também “Como montar um BPO Financeiro” e veja como é fácil se tornar referência no mercado!