Como montar um BPO financeiro?

Você sabe como montar um BPO Financeiro? Essa tendência contábil vem ganhando cada vez mais espaço e os profissionais que oferecem esse serviço aos clientes têm tudo para se destacarem no mercado.

Mas para iniciar na área, é necessário antes de tudo buscar o conhecimento necessário. Afinal de contas, terceirizar o financeiro de uma empresa exige responsabilidade e assertividade. Caso contrário, o profissional amargará prejuízos e verá a reputação do seu negócio ser abalada.

Para entender como montar o BPO financeiro, preparamos um artigo com algumas dicas. Confira agora mesmo!

Qual a função do BPO Financeiro?

BPO significa Business Process Outsourcing, ou seja, a terceirização dos processos de um negócio. Ela tem como objetivo terceirizar atividades que não estejam dentro do escopo de trabalho da empresa. 

Em geral, poucas empresas possuem o conhecimento necessário na área financeira. Conhecem o dia a dia, mas algumas rotinas que exigem maior dedicação acabam sendo deixadas de lado, ou então sendo de forma equivocada.

Nesse sentido surge o BPO financeiro, cujo objetivo é terceirizar o setor financeiro das empresas com profissionais que sejam especialistas na área. 

Entre as funções do BPO financeiro estão:

  • Gestão de contas a pagar
  • Agendamento de pagamentos e recebíveis
  • Conciliação bancária
  • Geração de relatórios
  • Gestão de contas a receber, 
  • Emissão de notas fiscais e comprovantes
  • Transações e rotinas do financeiro
  • Gestão de documentos

Leia também::: O Guia Completo do BPO Financeiro

Como montar o BPO financeiro?

Para quem deseja montar o BPO financeiro, o primeiro passo é aprender como se faz. Há cursos e mentorias exclusivas que ensinam como é o processo, quais aspectos precisam ser levados em consideração, e quais relatórios precisam ser gerados.

No caso de escritórios de contabilidade que oferecem esse tipo de serviço, uma dica é começar a fazer o BPO financeiro inicialmente do próprio escritório e, quando sentir que tudo está funcionando perfeitamente, passar a oferecer isso aos clientes.

Essa etapa serve como um teste e facilita identificar erros. Dessa forma, quando o atendimento for feito a um cliente, será mais fácil corrigir eventuais problemas, caso eles venham a ocorrer. 

O próximo passo é definir para quais clientes será oferecido o serviço. O ideal é iniciar com empresas de baixa complexidade, que tenham baixo volume de documentos. Com o passar do tempo, esse leque pode ir sendo ampliado, para empresas de maior complexidade financeira. 

Esse processo gradual também permite que o conhecimento possa ser ampliado com o passar do tempo, dando também mais credibilidade ao profissional que executa o serviço de BPO Financeiro.

Outro ponto que deve ser considerado por quem deseja montar um BPO Financeiro é trabalhar em determinado nicho de empresas. Isso permite adquirir mais conhecimento dentro da área e resolver problemas mais rapidamente.

Por exemplo, você pode iniciar oferecendo o serviço para restaurantes. Com o tempo, verá que as rotinas contábeis de empresas dessa área são bastante parecidas, o que permite que você otimize seu tempo e consiga aplicar soluções comuns a todos os clientes.

Leia também::: Aprenda a fazer BPO Financeiro na prática

Expanda seus horizontes

Com o passar do tempo, você pode ir agregando novos clientes. Um ponto importante para isso é fazer com que seus clientes atuais percebam a importância do seu trabalho. Essa percepção os fará indicar seus serviços a outros amigos empreendedores. 

Além disso, quanto maior sua credibilidade perante o mercado, maior será sua carteira de clientes. É importante que eles enxerguem seus serviços como um investimento, e não como uma despesa. Nesse aspecto, é importante que você sempre trabalhe com transparência.

Invista em tecnologia

Por fim, invista em tecnologia. Usar softwares permite que você consiga automatizar alguns processos e possa gerar relatórios mais completos e que podem ser facilmente interpretados pelos clientes.

Nesse cenário surge a PlayBPO, uma plataforma completa e simples, que permite gerenciar as tarefas de sua empresa de BPO financeiro de forma prática e bastante acessível financeiramente. Com a PlayBPO, você só precisará de um sistema financeiro para trabalhar na área e atender seus clientes. 

A plataforma já vem com todas as tarefas que você precisa para o dia a dia, permitindo inclusive que sua empresa possa ser escalada por meio de configurações pré-estabelecidas. Isso lhe dará mais agilidade no atendimento aos seus clientes.

Portanto, se você deseja saber como montar um BPO financeiro, siga as dicas que apresentamos acima, e não deixe de fora a PlayBPO. Assim você colherá os resultados mais rapidamente!

Rolar para cima