A análise de dados na contabilidade permite aos gestores identificar, medir, classificar, registrar e analisar todas as operações da empresa. Por isso, é uma peça-chave em qualquer negócio.
Os contadores devem ter a capacidade de analisar dados e confirmar que são relevantes, confiáveis e verificáveis. Através da utilização de dados é possível avaliar se existe mercado para potenciais negócios com os clientes, melhorando seu poder de decisão e permitindo que a empresa possa crescer mais rapidamente.
No artigo que preparamos abaixo, detalhamos o que é a análise de dados e como ela pode ser usada na contabilidade. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é a análise de dados?
A análise de dados é um campo amplo que lida com o processamento de dados brutos em informações novas e acionáveis que ajudam a transformar negócios, acelerar a inovação e prever resultados futuros.
A ciência da análise de dados pode ajudar empresas a entender seu passado e moldar e até determinar seu futuro. Em outras palavras, uma análise de dados adequada pode significar a diferença entre oportunidades bem-sucedidas e perdidas.
Por isso, ela se torna tão importante dentro da contabilidade, permitindo que o contador atue de forma estratégica, auxiliando clientes e empresas a se destacar no mercado.
Leia também::: Saiba como gerenciar a operação de BPO Financeiro
Tipos de análise de dados
Embora o método exato de análise de dados na contabilidade varie de aplicação para aplicação, todos eles se enquadram em uma ou mais categorias:
Análise prescritiva
A análise prescritiva ajuda a identificar a melhor recomendação possível para um cenário em tempo real, semelhante à análise preditiva de curto prazo.
Análise de diagnóstico
Esta categoria determina por que algo aconteceu, usando técnicas como mineração de dados, detalhamento e correlações para identificar tendências e tomar medidas decisivas.
Análise descritiva
Assim como a análise diagnóstica, esse método combina dados históricos para encontrar uma nova perspectiva. Em vez de explicar por que algo aconteceu, no entanto, a análise descritiva revela o que aconteceu com mais detalhes, usando táticas como estatísticas, agrupamento e segmentação.
Análise Preditiva
Como o nome indica, essa técnica prevê resultados futuros com base em estatísticas, modelos, mineração de dados, aprendizado de máquina e outras formas de dados.
Análise cibernética
Essa metodologia, que é uma das formas mais recentes de análise, combina aspectos de segurança cibernética e ciência de dados para identificar potenciais vulnerabilidades e ameaças cibernéticas existentes.
Em ambos os casos, os contadores empregaram o método que melhor os ajude a responder à pergunta que estão tentando responder, usando todas as ferramentas e plataformas de análise disponíveis hoje.
Como aplicar a análise de dados na contabilidade?
Para aplicar a análise de dados na contabilidade, o primeiro passo é ter acesso aos dados dos clientes. E nesse sentido, a troca de informações precisa ser ágil, e usando ferramentas e plataformas tecnológicas. Afinal, seria impossível fazer a análise usando caderno e papel.
Nesse sentido, o primeiro passo é informatizar os processos por meio de plataformas de gestão de tarefas financeiras, entre outros. Com elas é possível automatizar algumas operações, analisar dados de forma mais rápida e completa, e colher as melhores percepções.
Com a análise de dados na contabilidade, o contador oferece a seus clientes serviços pensados individualmente. Isso acontece porque todas as soluções propostas partem do estudo do que acontece no negócio de cada empreendedor.
Leia também::: Como vender contabilidade consultiva e ganhar destaque no mercado?
Avance rumo ao futuro
Como foi possível perceber, a análise de dados na contabilidade é algo que não pode ficar de fora da sua operação se deseja se destacar no mercado. Mas para isso, o primeiro passo é atualizar seu escritório.
Invista em plataformas de gestão de tarefas financeiras, que lhe darão mais agilidade ao processo, informações em tempo real, e a possibilidade de entregar relatórios e planilhas mais robustas aos clientes.
Aqui na PlayBPO, somos referência com nossa plataforma de gestão financeira, que permite o gerenciamento de tarefas em um único lugar. Além disso, ela é simples, rentável e escalável. E o melhor de tudo: você pode fazer um teste grátis por sete dias. Clique aqui e saiba como.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é a análise de dados na contabilidade e, para aprofundar seu conhecimento, confira também nosso artigo “4 estratégias para retenção de clientes na contabilidade”.