Como vender contabilidade consultiva e ganhar destaque no mercado?

Você quer dar um up no seu escritório, mas não sabe como vender contabilidade consultiva? Então este artigo é para você!

A contabilidade consultiva é na verdade uma das formas mais estratégicas do contador elevar seus ganhos. Afinal, ele passará a entregar um serviço de ainda mais valor aos clientes, e com isso poderá ser melhor remunerado.

E se for analisar o que você já faz hoje, certamente já deve estar entregando ao cliente mais que apenas números e relatórios para serem enviados ao Fisco, não é mesmo? Ou seja, você já está de certa forma fazendo o papel de um consultor.

E para saber como vender contabilidade consultiva, e com isso ganhar destaque no mercado, confira algumas dicas que preparamos abaixo!

Benefícios da contabilidade consultiva

A contabilidade consultiva, como você deve saber, é oferecer aos clientes um serviço mais estratégico, para que ele tenha informações que lhe auxiliarão na gestão e na tomada de decisão.

Ou seja, para o cliente se torna muito mais interessante ter um contador consultivo, que atua realmente como um consultor do negócio e tem acesso a todos os números da empresa.

E para o contador também há benefícios ao se posicionar assim, que vão além de poder cobrar mais. Ele também passa a se destacar no mercado, já que os clientes verão como uma figura estratégica para suas empresas e com isso lhe indicarão para seus amigos empreendedores.

Além disso, para atuar com a contabilidade consultiva, será necessário ter algumas ferramentas tecnológicas como aliada que, em última instância, permitirão que o trabalho seja feito mais rapidamente e com mais qualidade. O resultado disso é a redução do custo e a possibilidade de atender mais clientes.

Por fim, com clientes mais satisfeitos com seu trabalho contábil, você fará a retenção deles, que não terão motivos para procurar outro escritório. Com isso, será possível ampliar ainda mais seu atendimento e escalar suas operações.

Leia também::: Como ser um consultor financeiro?

3 dicas para vender contabilidade consultiva

E como vender essa inovação contábil? Abaixo separamos algumas dicas que vão lhe ajudar no processo.

1. Invista em tecnologia

Este ponto é essencial, já que para saber como vencer a contabilidade consultiva, você precisa também ter as ferramentas certas para oferecer tal serviço. Aí entram em cena alguns softwares e plataformas de gestão contábil e financeira que serão suas aliadas no dia a dia.

Por isso, invista em tais plataformas, que vão lhe ajudar a oferecer a contabilidade consultiva de forma mais assertiva e completa aos seus clientes.

2. Analise a estrutura do seu escritório

Aqui também é necessário primeiro olhar para dentro do seu escritório. Sua equipe está preparada para oferecer um trabalho consultivo, ou é necessário oferecer cursos e capacitações primeiro? Ou será que o caminho é contratar profissionais já com experiência na área?

Afinal, como você oferecerá uma contabilidade consultiva se internamente seu escritório ainda não está preparado para isso. Após acertar os itens 1 e 2, é hora de seguir para o 3.

3. Invista em marketing digital

Com seu escritório estruturado para oferecer a contabilidade consultiva, é hora de divulgar isso para o seu público. É claro que os primeiros a saberem da sua nova abordagem serão seus atuais clientes. 

Mas também é preciso expandir suas operações e, para isso, o marketing digital é imbatível. Com uma boa estratégia de conteúdo, você usará as redes sociais, seu blog e seu site para mostrar os diferenciais que a contabilidade consultiva pode oferecer aos clientes, ao mesmo tempo que se posiciona como um expert no assunto.

Leia também::: Entenda o papel do BPO Financeiro na transformação digital da contabilidade

Não perca mais tempo!

Como viu, a contabilidade consultiva é um caminho sem volta para todo escritório de contabilidade que deseja se manter competitivo no mercado. Afinal, mais que apenas questões tributárias e contábeis, o cliente quer ter um profissional que lhe ajude com a gestão do seu negócio.

E seguindo as dicas que demos acima, temos certeza que você poderá entrar no mercado e rapidamente se destacar. Mas é claro que é fundamental também sua dedicação e empenho para isso.

Agora que você já sabe como vender contabilidade consultiva, que tal conhecer um serviço que está acelerando resultados? Saiba mais sobre o BPO Financeiro no artigo “O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para seu escritório contábil”.

Rolar para cima