Elaborar relatórios contábeis é parte da rotina de todo contador. Mas será que a forma como está fazendo está correta? Não teria algo a melhorar?

Precisamos entender que cada vez mais os clientes buscam estar informados, e quanto mais claros forem os relatórios contábeis, mais seguros os empreendedores estarão em relação à sua contabilidade.

Achar que entregar qualquer relatório é suficiente pode ser um grande erro e fazer seus clientes lhe deixarem. Foi por isso que preparamos o artigo abaixo, com algumas dicas para melhorar os relatórios contábeis e evitar erros. Confira!

O que são relatórios contábeis? 

Os relatórios contábeis são demonstrações financeiras que o empreendedor usa para tomar decisões de negócios bem informadas. 

Eles incluem informações financeiras, como receitas, despesas e custo de bens ou serviços vendidos. E também fornecem informações importantes sobre a saúde financeira e tributária do seu negócio. 

São elaboradas pelos contadores com base nas informações prestadas pela empresa, e que são analisadas pelos profissionais contábeis, responsáveis então pela elaboração dos relatórios.

Leia também::: Vender serviços contábeis: conheça 7 técnicas poderosas

A importância dos relatórios contábeis para os empreendedores

Como mencionamos, os relatórios contábeis são usados pelos empreendedores para melhor tomada de decisão. Afinal, eles devem indicar de forma clara e precisa qual a situação financeira da empresa naquele momento, ao mesmo tempo que dão indicativos futuros.

Com base em tais informações, torna-se mais fácil o empreendedor tomar uma decisão. Por exemplo, se observa uma estagnação financeira, talvez não seja o momento de expandir os negócios.

Em contrapartida, se observa um crescimento financeiro do negócio, pode ser o momento de abrir uma filial, ou então ampliar o atual espaço para poder atender mais clientes.

Por isso, é fundamental que os relatórios contábeis sejam elaborados pelos contadores da forma mais precisa possível, garantindo que a decisão que venha a ser tomada com base neles se sustente ao longo do tempo.

Como fazer bons relatórios contábeis e evitar irregularidades?

As informações contábeis, independentemente do porte da empresa, devem ser sempre confiáveis ​​e completas. Além disso, cada relatório deve ser elaborado de acordo com as normas vigentes.

1. Use fontes confiáveis

É fundamental que os dados usados para a elaboração do relatório contábil sejam de fontes fidedignas e confirmadas. Dessa maneira, durante o lançamento dos dados não pode haver erro, sob pena de comprometer todo o resultado futuro.

Porém, é preciso entender que reunir todas as informações contábeis e financeiras de uma empresa é um grande desafio: a desorganização é inimiga do contador, mas pode ser combatida com o uso de um bom software contábil.

O objetivo do programa é facilitar todo o trabalho contábil, desde que possui variações para cada relatório contábil e integra-se com outros setores para importação de dados.

Mas, para ter sucesso no uso de softwares e em qualquer área da contabilidade, o contador deve adotar práticas que deem bons resultados. Dessa forma, ele conseguirá reunir todas as informações e dados financeiros da empresa com facilidade e provas.

2. Trabalhe com o cliente

Outra forma de elaborar bons relatórios contábeis e evitar erros é trabalhar com o cliente. Para isso, o gestor de uma empresa precisa confiar no trabalho do contador, que entregará uma série de documentos essenciais para a administração.

Para que isso aconteça é necessário trabalhar em conjunto, o contador deve buscar o máximo de informações possível com o gestor para que, de forma colaborativa, elaborem um relatório contábil de qualidade.

Em uma consultoria contábil, o contador processa, calcula os planos e organiza os fatos contábeis da empresa, dando finalmente ao cliente algumas recomendações com base no relatório contábil.

3. Considere os detalhes

Para apresentar um bom relatório contábil, será necessário que todos os detalhes sejam considerados. Ou seja, estes não devem ser omitidos mesmo que pareçam irrelevantes, podendo ser incluídos em uma seção especial ao final do relatório.

Para exemplificar, será necessário levar em consideração que os empréstimos de curto e longo prazo devem ser provisionados, quando um empréstimo não é provisionado e o devedor o liquida diretamente, pode ser mais difícil para a empresa assimilar esse pagamento, este poderia ser um fato relevante a ser incluído no relatório.

4. Seja claro

Por fim, um erro comum na elaboração de relatórios contábeis é a falta de clareza. Lembre-se que a maior dificuldade para alguns empreendedores é entender o que diz nos relatórios. Isso é compreensível, pois o conhecimento técnico está no contador.

Por isso, um relatório contábil só será eficiente se contiver uma linguagem acessível ao seu leitor. Além disso, o contador pode usar gráficos, planilhas, como forma de tornar o entendimento do relatório mais prático.

Leia também::: O que é transformação digital na contabilidade e quais os impactos?

Tenha ferramentas como aliadas

Como mencionamos, para elaborar relatórios contábeis é fundamental ter boas fontes de dados. Nesse sentido, a tecnologia surge como uma excelente aliada. Para isso, use softwares e plataformas de gestão contábil.

Um agendador de tarefas como o oferecido pela PlayBPO também pode fazer toda a diferença no dia a dia da sua contabilidade que trabalha com gestão financeira. Afinal, ela é completa e permite melhor comunicação com o cliente.

Por fim, esperamos que tenha compreendido como melhorar os relatórios contábeis do seu escritório. E para aprofundar mais seu conhecimento, confira também o artigo “Contabilidade consultiva: o que é e como aplicar no seu escritório contábil”.