Quanto esforço você dedica para não perder clientes? Se é algo que você não se perguntou, saiba que a retenção de clientes é fundamental para aumentar os lucros do seu escritório de contabilidade. 

E embora as campanhas de marketing para atrair clientes sejam importantes para qualquer marca, elas devem caminhar lado a lado com a aplicação de estratégias de retenção de clientes. 

Afinal, aumentar as taxas de retenção de clientes em 5% significa aumentar os lucros em 25% a 95%, de acordo com uma pesquisa realizada pela Bain & Company.

Lembre-se também de que a fidelização é uma estratégia mais lucrativa, pois conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais do que manter um cliente satisfeito.

É por isso que preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos o que é a retenção de clientes e porque ela é importante para sua contabilidade. Siga a leitura e aprenda algumas estratégias de retenção!

O que é retenção de clientes?

A retenção de clientes é um conjunto de estratégias que uma empresa usa para aumentar a fidelidade dos clientes existentes e a receita gerada por meio deles. 

A estratégia de retenção de clientes é importante para que sua empresa não perca usuários durante o ciclo de vendas e consiga convertê-los em clientes regulares. 

No caso da contabilidade, os “clientes regulares” são aqueles que se mantêm como seu ao longo do tempo, satisfeitos com os serviços prestados pelo contador.

A fidelização do cliente começa a partir do momento em que ele conhece a sua empresa e continua após a prestação do serviço. 

Como o custo de manter um cliente é mais baixo do que para conquistar novos, é fundamental trabalhar estratégias de retenção para garantir a sustentabilidade do escritório.

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Dicas para aumentar a retenção de clientes na contabilidade 

Para alguns, gerar renda significa encontrar novos clientes, mas se você já os possui, certamente tem que buscar retê-los e fazê-los seguir com você.

Embora existam alguns produtos ou serviços que os clientes usam apenas uma vez, na contabilidade a retenção de clientes é decisiva, como explicamos no tópico anterior.

E para ajudar com este processo, preparamos abaixo algumas estratégias que você pode usar para a retenção de clientes na contabilidade.

1. Dê tratamento personalizado   

De acordo com dados de uma pesquisa da Forbes, 86% dos clientes estariam dispostos a pagar mais dinheiro se obtivessem um serviço melhor e se sentissem mais valorizados pela empresa.

Ou seja, as pessoas gostam de fazer negócios com outras pessoas. Então, você e seus funcionários precisam se concentrar na construção de relacionamentos como parte de suas estratégias de retenção de clientes.

Vá além da mera prestação de serviço e entregue algo a mais a cada cliente. Além disso, dê atenção às suas dores e trabalhe para entregar a solução.

2. Ofereça um programa de fidelidade

Há empresas que dependem mais da retenção, como os prestadores de serviço. A diferença entre retenção e fidelização — apesar de serem interdependentes — é que a retenção serve como um grande passo à fidelização, mas não chega necessariamente nesse nível. 

É possível reter clientes que não são fiéis à marca pelo simples fato de que são oferecidos maiores descontos e promoções. Ou seja, o cliente é retido apenas pelo preço, e não pela fidelidade à marca.

Nesse sentido, os programas de fidelidade, combinados com outras estratégias para retenção, são boas opções. 

Isso porque apenas o programa pode criar clientes dependentes do preço, e não necessariamente fiéis à marca em si. Mas é uma tática válida, que colabora para a estratégia como um todo, podendo aumentar significativamente a retenção de seus clientes.

3. Tenha um sistema de automação fiscal/tributária

No processo de retenção de clientes, oferecer soluções personalizadas pode ser um grande diferencial. Por isso, contar com um sistema de automação de atividades fiscais/tributárias, pode ser a estratégia perfeita.

Um sistema permite a otimização dos serviços ofertados pelo escritório de contabilidade, já que poderá realizar as atividades de forma mais rápida, segura e confiável.  

Por fim, com uma ferramenta desse tipo será possível acompanhar cada passo do cliente, evitando a ocorrência de atrasos constantes. Sem falar que o aprimoramento na qualidade do serviço prestado contribui para a retenção de clientes.

4. Gere mais valor para o cliente com o serviço de BPO Financeiro

Outra dica para escritórios de contabilidade é diversificar os serviços e oferecer novas soluções para os clientes, como o BPO Financeiro. 

Afinal, os empresários têm cada vez menos tempo para cuidar das questões financeiras dos seus negócios, e poder terceirizar essas burocracias é uma excelente opção.

Ao oferecer o serviço de BPO Financeiro aos seus clientes atuais da contabilidade, você passa a entregar uma nova solução que os tornará fiéis ao seu escritório, ao mesmo tempo em que aumenta o seu faturamento.

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Como você pôde acompanhar até aqui, a retenção de clientes na contabilidade é algo essencial para todo escritório que deseja se manter firme no mercado e expandir seu faturamento.

Ao seguir as dicas que apresentamos acima, é possível já ter resultados em curto prazo, e também conquistar novos clientes, o que fará seu escritório se tornar uma referência na sua região.

Por fim, esperamos que tenha gostado do post com dicas para retenção de clientes e, para saber mais sobre o BPO Financeiro, confira também nosso artigo “O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para o seu escritório contábil”.