O setor financeiro é uma área de suma importância nas empresas. De modo geral, todos sabem da sua existência. Mas quando se trata das rotinas, muitos podem se perguntar: quais são as rotinas do setor financeiro?

É pensando em responder essa pergunta que reunimos informações importantes sobre o departamento.

Entenda a rotina:

O setor financeiro é o responsável pela administração dos recursos da empresa. Com ele, algumas atividades como planejamento financeiro, controle e divulgação de resultados são realizados. 

Dentre as rotinas realizadas por esta área da empresa, uma das tarefas primordiais é garantir que o seu negócio se mantenha competitivo e que, garanta lucros, a curto, médio e longo prazo. 

As atividades e profissionais serão separados de acordo com o tamanho da empresa. Empresas pequenas, por exemplo, muitas vezes o próprio dono fica responsável por esta parte.

Entretanto, isso pode ser um grande problema, já que o acúmulo de funções pode comprometer a saúde financeira da empresa. 

Por isso, neste material você vai entender melhor quais são as rotinas do setor financeiro, para melhor gerenciá-lo em seu negócio. 

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O que faz o setor financeiro de uma empresa e qual a sua importância?

Em empresas de médio e grande porte, é muito comum existir um setor responsável por todas as tarefas do setor financeiro, já que esta é uma área muito importante para qualquer empresas. 

Normalmente, os profissionais que atuam com o financeiro estão diretamente ligados ao proprietário ou CEO da organização. 

Independente do tamanho da empresa, um setor financeiro pode ser realizado, e indicamos que você faça isso da forma mais rápida possível. De preferência, assim que a sua empresa começar a operar. 

Diante do organograma da sua empresa, é necessário discutir de que forma o setor financeiro será criado e com isso as funções da área de acordo com as necessidades da sua empresa.

Quais as rotinas do setor financeiro e as funções de cada área?

Já sabemos que todas as atividades da rotina do setor financeiro estão relacionadas ao dinheiro da empresa. As tarefas são essenciais para o bom desenvolvimento da empresa, principalmente aquelas que envolvam decisões a serem tomadas 

Dentre as atividades, destacam-se: 

  • Tesouraria
  • Gestão de contas a pagar e a receber
  • Contabilidade
  • Planejamento financeiro
  • Gestão de riscos
  • Gestão de impostos
  • Relação com investidores

Além disso, essas áreas podem ser subdivididas para que cada uma fique responsável por uma atividade em específico. 

Veja detalhadamente cada uma delas: 

Tesouraria

A área de de tesouraria é responsável pelo fluxo de caixa, dentre as rotinas esta é responsável por realizar diariamente o controle de entrada e saída dos valores. Ou seja, é a gestão das contas bancárias da empresa. 

Gestão de contas a pagar e a receber

Dentre as rotinas do setor financeiro, há a gestão de contas a pagar, onde é necessário garantir o controle do consumo e do pagamento de fornecedores. Com isso, pagamentos não serão esquecidos, o que evita gastos com multas. 

A equipe que atua nessa área precisa também controlar os recebimentos, ou seja, verificar os pagamentos dos clientes, para garantir que o fluxo de caixa esteja saudável, evitando imprevistos e falta de dinheiro em caixa. 

Contabilidade

A área de contabilidade de uma empresa é responsável pelas rotinas que estão ligadas às variáveis do patrimônio. 

Isso está relacionado a gerenciar os ativos (mercadorias, equipamentos, dinheiro, imóveis, entre outros) e os passivos (por exemplo: dívidas que ainda não venceram). 

É com a contabilidade de uma empresa que está a responsabilidade de realizar o cálculo de lucro ou prejuízo de um negócio, a partir da relação entre ativo e passivo. 

Por isso, os registros e dados contábeis são fundamentais para as decisões de uma empresa, já que oferece dados para uma decisão mais concreta e assertiva.

Planejamento financeiro 

Com todos os dados organizados, e realizados pela contabilidade é muito mais fácil construir o planejamento financeiro e fazer projeções para o futuro da empresa.

Para se ter um orçamento sadio e que possibilite identificar melhores oportunidades  ou o momento de reduzir custos. 

O time que atua diretamente com o planejamento financeiro, é responsável por traçar as metas para os negócios com base nos dados atuais.

Além de identificar as oportunidades de crescimento de acordo com os recursos e objetivos financeiros. 

Gestão de riscos

Dentre as rotinas, uma que é de suma importância é a gestão de riscos. 

Este trabalho, consiste na  avaliação dos riscos de mercado, de crédito, de câmbio dentre outras variáveis econômicas que impactam diretamente na saúde financeira da empresa.

Esta área é capaz de reduzir ou de antecipar problemas, para que a sua empresa tenha tempo o suficiente para se preparar ou reduzir os impactos dos imprevistos ou até mesmo evitar que cause problemas para os resultados e crescimento. 

Gestão de impostos

Quando a empresa não possui uma área fiscal própria, o cálculo de impostos a pagar, e as exigências tributárias também é de responsabilidade das rotinas do setor financeiro. 

A área de gestão de impostos não é simplesmente lidar com apenas o pagamento de impostos em dia. 

Muitas responsabilidades como identificar o regime tributário mais favorável para a empresa, evitando gastos desnecessários com o pagamento indevido de impostos. 

Relação com investidores

Empresas com o setor financeiro organizado nutrem uma boa relação com investidores, o que facilita a capacitação de investimentos.

A transparência de processos deixam seus objetivos claros. Por isso, esta relação também deve fazer parte da rotina de um setor financeiro da sua empresa.  Além das rotinas, poder contar com profissionais qualificados e experientes com o mercado são um grande diferencial.

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