Checklist do BPO Financeiro

Para quem está iniciando na área, criar um checklist do BPO Financeiro é uma das formas de garantir que tudo sairá como o planejado. Afinal, se cria um passo-a-passo de operação, que posteriormente pode ser replicado com outros clientes.

Para quem deseja atuar na área do BPO Financeiro, temos uma boa notícia: cada vez mais as empresas estão terceirizando operações que não condizem com sua rotina diária, ou seja, não fazem parte do seu core business. E nesse sentido, o financeiro entra na lista.

Afinal de contas, uma gestão financeira requer conhecimento, tempo e dedicação, coisas que nem todo empresário possui. Por isso, a opção pelo BPO Financeiro surge como uma excelente oportunidade.

E para você que deseja entrar, ou já entrou nessa área, confira o checklist do BPO Financeiro para tornar seus processos mais ágeis!

Como implementar o BPO Financeiro?

O checklist do BPO Financeiro é um passo a passo que você deve seguir para que todas as operações sigam uma rota única. Isso evita erros, esquecimentos, e também dá mais agilidade ao trabalho.

Para isso, você deve:

Começar de dentro para fora

O primeiro item do checklist do BPO Financeiro é arrumar a casa antes de tudo. Ao organizar sua própria gestão financeira, você tem o exemplo que os clientes precisam para confiar no serviço e tomar sua empresa como referência.

Por isso, de nada adianta você ter sua própria gestão bagunçada e pouco profissional. Os clientes verão isso e ficarão receosos em contratar seus serviços.

Portanto, você deve padronizar os processos e utilizar ferramentas para facilitar o controle financeiro, emissão de documentos e importação de extratos bancários, por exemplo. 

Contrate uma plataforma

Ter uma boa plataforma de gestão financeira e contábil é imprescindível para organizar seu BPO, pois são atividades que se complementam de forma estratégica quando o assunto for avaliação do desempenho do cliente.

A PlayBPO conta com uma plataforma completa que reúne ferramentas para o controle financeiro, e demais funções do BPO. Com a solução tecnológica certa, você agiliza o serviço, consegue integrar os dados facilmente e reduz custos.

Leia também::: Franquia de BPO financeiro: Conheça esse modelo de negócio

Tenha profundo conhecimento

É claro que outro ponto-chave é ter profundo conhecimento sobre a área do BPO Financeiro. Para isso, existem alguns cursos que são referência na área e que poderão lhe ajudar a saber tudo o que é necessário para atuar como um profissional do BPO Financeiro e aproveitar o bom momento do mercado.

Mapeie o processo

O processo de BPO Financeiro pode ser complexo, exigindo que você mapeie cada etapa do serviço e crie um fluxo interno eficiente. 

Porém, você também deve ter em mente que não existe uma fórmula pronta. Você terá que desenvolver suas rotinas e processos de acordo com o perfil de cada cliente. 

Você terá que padronizar as atividades, desenhar uma rotina financeira, definir ferramentas, testar processos e rotinas e estar atento ao controle de qualidade e melhoria contínua.

Tenha um público-alvo

ter um público-alvo de BPO Financeiro também permite que você tenha mais agilidade em suas atividades. Afinal, trabalhar para o mesmo segmento permite que você o passe a conhecer profundamente, resolvendo questões de forma mais rápida. Diferente do que ocorre se cada cliente seu é de uma área diferente.

Dito isso, vale lembrar que hoje um dos públicos-alvo com maior potencial são as pequenas empresas prestadoras de serviços, que querem focar no core business e deixar suas finanças nas mãos de profissionais. 

Além disso, as pequenas empresas são as que mais precisam do apoio na gestão financeira, pois têm dificuldades em realizar o controle internamente e avaliar seus resultados de forma eficiente.

Leia também::: Curso de BPO Financeiro na prática: o mais completo

Agora é com você

Ao seguir esse checklist de BPO Financeiro, fica mais fácil você implementar o serviço e atrair mais clientes para o seu negócio. Ele também permite que você tenha uma estratégia mais definida e possa crescer mais rapidamente.

Em contrapartida, o cliente lhe verá como referência na área e passará a lhe dar mais credibilidade para cuidar de uma área tão sensível em qualquer negócio: o setor financeiro.

Espero que tenha gostado do artigo sobre checklist do BPO Financeiro e, caso precise de uma plataforma completa, conte com a PlayBPO. É só entrar em contato!

Rolar para cima