Processos financeiros de uma empresa: tudo que você precisa saber

Os processos financeiros de uma empresa são um dos aspectos mais importantes nos negócios. Afinal, para iniciar ou, mesmo, administrar uma empresa de sucesso, você precisará aplicar conhecimentos de gestão financeira. 

E independentemente do tamanho ou setor do negócio, será necessário estabelecer uma política de processos financeiros em vigor. Sua função é organizar uma sequência lógica sobre a manutenção de contas e registros financeiros, pagamentos, receitas e procedimentos que são implementados para administrar as finanças empresariais. 

Essa política não apenas garante a precisão dos relatórios, como também ajuda a prevenir e eliminar fraudes e protege os recursos físicos e intangíveis da organização. Sem falar que, no longo prazo, pode contribuir para o crescimento da sua empresa e melhorar suas rotinas.

Quer saber mais sobre esse tema? Então confira o artigo que preparamos para você!

A importância da gestão financeira

Você já se perguntou qual estratégia as empresas usam para obter benefícios financeiros? Como parte de seu plano de gerenciamento estratégico, as organizações implementam várias estratégias para alocar recursos com mais eficiência e reduzir despesas desnecessárias. 

Elas também verificam suas demonstrações financeiras regularmente para identificar perdas e encontrar novas oportunidades de crescimento e expansão. Os controles financeiros desempenham um papel fundamental nesses processos.

No nível mais básico, os controles financeiros incluem as políticas e processos que as empresas implementam para garantir que seus recursos sejam devidamente monitorados, direcionados e medidos. Isso depende muito do tamanho, da indústria e dos recursos da organização. Uma startup, por exemplo, terá controles financeiros diferentes de uma corporação multinacional.

Em geral, as empresas começam com uma análise inicial de suas finanças. Durante esta fase, os gestores avaliam a demonstração do fluxo de caixa, o balanço e os relatórios de lucros e perdas. Em seguida, eles simulam situações da vida real e criam previsões para identificar os principais fatores que podem influenciar suas receitas, despesas e desempenho financeiro geral.

Essas informações fornecem insights valiosos com base nos quais os gerentes podem desenvolver políticas e procedimentos para expandir seus negócios e alcançar suas metas financeiras. Também ajudam a garantir que tudo está funcionando bem e podem detectar problemas específicos antes que eles aumentem. Além disso, as empresas podem usar o controle financeiro para implementar medidas preventivas, determinar o melhor curso de ação e identificar áreas de melhoria.

Leia mais::: O que é BPO Financeiro

Como ter um bom processo financeiro

Para manter o bom funcionamento das operações comerciais, você precisa de dinheiro suficiente para cobrir as despesas. Use essas dicas para aprender como administrar o dinheiro em uma empresa de forma eficaz.

Fique em dia com os prazos

Se você não sabe quando suas contas vencem, como contas a pagar, pagamentos de financiamentos ou pagamentos com cartão de crédito, pode não ter dinheiro suficiente em mãos no momento da operação. 

Sem mencionar que não saber quando as contas vencem pode prejudicá-lo com multas por atraso ou aumento de juros, diminuir o crédito da empresa e trazer conflito nas relações entre credores e fornecedores. Então, para evitar pagamentos de contas perdidas, fique atento aos seus prazos. 

Monitore os gastos

Você sabe quanto dinheiro sua empresa gasta por dia, semana ou mês? Se você não monitorar os gastos, pode estar acumulando contas de que não precisa. Além disso, deixar de monitorar os gastos pode levar a gastos excessivos e uso indevido de fundos.

Nesse sentido, controle suas despesas gerenciando seus livros contábeis. Você pode usar um software simples para registrar transações contábeis se não quiser fazer manualmente. Lembre-se: quando existe um registro de suas despesas, será possível monitorar facilmente os gastos.

Não se esqueça das contas a receber

Se você oferece crédito aos clientes, está ciente de que pode não receber dinheiro por mercadorias vendidas ou serviços prestados até a data de vencimento ou depois. Depois de uma semana ou mês, pode ser fácil esquecer as contas a receber. Mas se você deseja administrar melhor o dinheiro, deve se lembrar dos fundos devidos ao seu negócio e buscar os pagamentos.

Para ajudá-lo a se lembrar de contas a receber, registre-as em seus livros. Crie um resumo para rastrear os totais de contas a receber. Um resumo de contas a receber mostra quais clientes devem dinheiro à sua empresa, o valor devido, quais clientes estão com as datas de vencimento atrasadas e o total de contas a receber.

Gerencie o estoque

Você encomenda estoque demais e ele fica muito tempo parado em seu depósito? Ou está constantemente ficando sem produtos que estão em demanda, fazendo com que recuse clientes? Melhorar a maneira como você gerencia o estoque pode ajudá-lo a lidar melhor com o dinheiro em sua pequena empresa.

Rastreie a quantidade de estoque que você tem em seu negócio para evitar cruzar a linha tênue entre ter muito estoque e não ter o suficiente. Registre as compras e vendas de estoque em seus livros e gaste tempo monitorando quanto você tem em mãos antes de pedir mais.

Corte custos e aumente a receita

Duas dicas de gerenciamento de dinheiro são diretas, mas podem ser difíceis de realizar: diminuir despesas e aumentar a receita. Se você está tendo dificuldades para gerenciar fundos de negócios, procure maneiras de cortar custos e aumentar a receita.

Você sabe como controlar despesas em uma empresa? Para cortar custos, primeiro analise suas despesas. Ao observar as áreas e os valores de despesas atuais, você pode reduzir e eliminar itens supérfluos. Também é possível diminuir as despesas procurando por novos fornecedores.

Já para aumentar a receita, você pode oferecer descontos, promover produtos por meio de e-mail marketing ou anúncios em mídias sociais, adicionar novos produtos para vender e estabelecer programas de recomendação de amigos e fidelidade para pequenas empresas.

Leia também::: BPO Financeiro, benefícios de usar uma plataforma de gestão.

Processos financeiros de uma empresa

Como você pôde perceber, os processos financeiros de uma empresa impactam diretamente no dia a dia de qualquer negócio. Dessa forma, ter um processo bem definido é uma etapa importante na gestão financeira. 

E é papel do gestor financeiro cuidar de todos esses aspectos, evitando furos ou erros que possam comprometer a saúde financeira do negócio. Além disso, com um processo bem estruturado é possível seguir o planejamento empresarial e atingir as etapas de crescimento mais rapidamente.

Esperamos que tenha gostado do artigo sobre processos financeiros e sua importância para a empresa. E caso queira mais dicas e informações sobre finanças para empresas, siga nossas redes sociais. A PlayBPO está no Facebook, Instagram e Youtube.

Rolar para cima