Quais relatórios financeiros devo entregar para os clientes de BPO Financeiro?

A competitividade existente no mercado de trabalho implica ter sob controle todos os aspectos de uma empresa. Por isso, saber quais os relatórios devem ser entregues ao seu cliente de BPO Financeiro é fundamental. 

Os relatórios financeiros são uma das ferramentas mais importantes para uma empresa, pois permitem uma melhor tomada de decisão, encontrando erros de gestão ou novas oportunidades de negócios.

Nesse sentido, o profissional que oferece o serviço de BPO Financeiro precisa estar atento para disponibilizar ao cliente o máximo de informações, permitindo que ele possa alavancar seus ganhos e melhorar seus resultados.

Para saber mais sobre o tema e quais relatórios devem ser entregues no BPO Financeiro, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é um relatório financeiro?

Um relatório financeiro ou relatório contabilístico é um documento que permite conhecer a situação econômica de uma empresa. 

Ele é construído a partir dos dados registrados durante um período específico de tempo, como um mês, um trimestre ou um ano.

Os relatórios financeiros são um elemento fundamental para as empresas, pois permitem converter dados brutos em informações valiosas sobre a situação econômica da empresa. 

Como veremos mais adiante, existem diferentes tipos de relatórios financeiros que podem ser muito úteis para os negócios e que o operador do BPO Financeiro pode fornecer, desde um balanço geral de contas até um relatório de folha salarial.

Os relatórios financeiros costumam transformar dados em conhecimento utilizando todos os tipos de gráficos, que permitem que a situação financeira de uma empresa seja representada de forma visual.

Gráficos de barras, gráficos circulares, gráficos de teias de aranha, gráficos de dispersão, gráficos de linhas… Existe uma grande variedade de formas dinâmicas para visualizar de maneira muito clara a situação econômica de um determinado período.

Leia também::: BPO Financeiro: quanto cobrar pelo serviço?

Qual é a importância dos relatórios financeiros para a rotina do cliente?

A utilidade dos relatórios financeiros vai muito além de conhecer a situação econômica de um empreendimento. Essa é, claro, a sua principal utilidade, afinal um balanço anual permite conhecer o desempenho de uma empresa durante um ano. 

Mas analisar um relatório financeiro em profundidade também pode ser vital para antecipar possíveis problemas ou confirmar que a estratégia utilizada é a mais adequada. Isso porque essa ferramenta auxilia em tomadas de decisões mais precisas, entre muitas outras vantagens que aumentam a rentabilidade das empresas.

Além disso, os relatórios financeiros possibilitam saber em detalhes o que está sendo bem executado e o que está errado. Graças aos relatórios financeiros, é possível entender claramente de onde vêm as receitas e despesas de uma empresa durante um determinado período de tempo.

Se tiver um registro adequado da atividade da empresa, você pode associar os dados obtidos nos relatórios de trabalho com as ações realizadas. Dessa forma, torna-se possível saber quais ações estão realmente trazendo benefícios para a empresa e como elas foram alcançadas, com o objetivo de replicar a mesma estratégia no futuro. Ou, então, quais ações se revelaram um fracasso com o objetivo de não repetir os mesmos erros novamente.

Melhor tomada de decisão

Intimamente relacionado ao ponto anterior está um dos maiores benefícios dos relatórios financeiros: melhor tomada de decisão. Basear as decisões da empresa em dados reais e não em intuições ou conhecimentos superficiais, sem dúvidas aumentará a taxa de sucesso das decisões tomadas.

Imagine que o cliente precisa tomar uma decisão sobre o salário dos novos contratados para um cargo muito específico. Se utilizar um relatório de massa salarial, poderá conhecer tanto a situação geral quanto a específica daquele departamento para comparar os salários e estabelecer o mais alinhado de acordo com as características do cargo a ser preenchido.

Leia também::: Proposta de BPO Financeiro: Como criar uma proposta poderosa

Quais relatórios entregar ao seu cliente de BPO Financeiro?

Atualmente, existem vários tipos de relatórios financeiros, desde para saber o estado de algo muito específico até relatórios gerais que permitem uma visão global do estado econômico de uma empresa.

Para prepará-los, os responsáveis pelo BPO Financeiro podem usar ferramentas de software específicas que permitem gerar todos os tipos de relatórios financeiros de forma muito simples e gráfica. 

Como serão utilizados os dados coletados durante o dia a dia de uma empresa, os resultados obtidos serão 100% reais e, portanto, muito úteis.

Confira a seguir alguns relatórios financeiros que podem ser entregues aos clientes de BPO Financeiro:

Balanço geral

O demonstrativo financeiro geral é um dos relatórios mais importantes. Trata-se de um relatório contábil básico, pois permite conhecer a situação econômica geral de uma empresa a qualquer momento. Para prepará-lo, devem ser considerados tanto os ativos financeiros (receitas, ações, investimentos, liquidez etc.) quanto os passivos (dívidas com fornecedores, empréstimos, notas promissórias etc.).

Declaração de renda

A demonstração de resultados é um tipo de relatório financeiro que permite conhecer detalhadamente como as receitas e despesas foram obtidas durante um determinado período de tempo. É uma demonstração financeira fechada que cobre um período específico, geralmente um ano civil. Esse relatório decompõe as receitas e despesas em diferentes categorias para obter um resultado bruto (antes dos impostos) e um resultado líquido.

Relatório de folha de pagamento

O relatório de folha de pagamento também é muito útil para empresas com um grande número de funcionários. Esse tipo de relatório financeiro consiste em um detalhamento de toda a estrutura salarial dos colaboradores de uma empresa. Ele não só permite conhecer o gasto em termos de salários, como também revela o salário de cada categoria, o salário dos cargos de comando, qual é o salário médio total e quais os gastos com encargos.

Demonstrativo de fluxo de caixa

Outro dos relatórios financeiros mais utilizados pelas empresas é o demonstrativo de fluxo de caixa, que possibilita conhecer as origens, regularidade e uso do caixa em um negócio. Este relatório reflete todas as cobranças e pagamentos efetuados durante um período de tempo, normalmente durante um ano.

Declaração de Investimento

O relatório de declaração de investimento permite conhecer a evolução e o estado dos investimentos realizados por uma empresa em um determinado período. Essa demonstração financeira costuma ser elaborada a longo prazo, pois é necessária uma boa quantidade de dados para saber se um investimento está no caminho certo ou não.

Leia também::: Livros de BPO Financeiro: Conheça os principais para quem quer iniciar no mercado

Entregue os melhores relatórios aos clientes

Como viu, é necessário conhecer a fundo os detalhes de cada relatório financeiro e com isso prestar o melhor serviço de BPO Financeiro. Assim, você oferece um trabalho mais assertivo e que de fato permitirá ao empreendedor tomar melhores decisões em seu negócio.

Gostou do artigo sobre relatórios financeiros para quem atua com BPO Financeiro? Então confira também nosso post 7 dicas para crescer com o serviço de BPO Financeiro e se aprofunde ainda mais no tema!

Rolar para cima