Livros de BPO Financeiro: Conheça os principais para quem quer iniciar no mercado

A leitura é sempre uma das melhores formas de se obter conhecimento. E felizmente há diversos livros sobre BPO financeiro para quem já trabalha com o serviço ou deseja seguir por esse caminho.

Por meio dos livros, é possível aprofundar nossa bagagem, conhecer novas estratégias e conquistar mais oportunidades. Mas é claro que não são todos os livros que permitem isso, afinal, existem obras realmente boas e obras que não acrescentam muita coisa.

Para facilitar sua pesquisa e agregar conhecimento à sua prática, preparamos uma lista com livros de BPO financeiro para quem quer iniciar no mercado. Confira!

1.  Análise da percepção de gestores sobre BPO dos serviços financeiros

O livro “Análise da percepção de gestores sobre BPO dos serviços financeiros: Terceirização de serviços administrativos e financeiros (finanças, contabilidade, impostos e trabalhista)” é um dos mais completos da área de BPO Financeiro. 

Escrito por Geuma Nascimento, ele apresenta a relação entre prestador e contratante dos serviços ofertados na modalidade de BPO, também conhecida como terceirização de processos, que não pode ser somente o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. 

Essa investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental, inclusive baseada em estudos em outros Países, demonstra a essência dessa relação, os cuidados e como gerir o contrato entre as partes. 

2. Gestão financeira moderna: uma abordagem prática 

No livro “Gestão financeira moderna: uma abordagem prática”, os autores Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz explicam que, quando o assunto é gestão financeira, administradores, advogados e outros profissionais são unânimes em reconhecer as dificuldades relacionadas à atividade empresarial no Brasil. 

Para que você acompanhe a montanha-russa que são as regras brasileiras para os setores da economia, é necessário buscar atualização constante. Nesse sentido, esta obra oferece uma contribuição didática para quem está submetido diariamente a esse desafio. Isso porque aborda temas essenciais à gestão financeira sem exagerar nos formalismos acadêmicos.

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3. Ferramentas de Gestão Financeira Para Pequenas e Médias Empresas

Na obra “Ferramentas de Gestão Financeira Para Pequenas E Médias Empresas”, o autor Nadir Andreolla tem como objetivo desenvolver conceitos e técnicas de gestão financeira, estimulando a aprendizagem e capacitando o leitor usuário para a prática empresarial. Esse processo é orientado pelo ciclo metodológico de quatro etapas integradas: vivência, conceituação, instrumentalização e aplicação. 

Os conteúdos são desenvolvidos através de exemplos práticos, com explicitação do passo a passo para a implantação das ferramentas propostas, levando em conta a experiência do autor na praticidade da aplicação dos modelos junto a empresas dos mais variados portes e atividades. 

O livro apresenta mecanismos de avaliação do impacto financeiro das decisões e ou ações à medida que a empresa desenvolve o seu ciclo operacional, bem como a simulação de resultados e a análise de viabilidade de planos futuros. 

Isso significa fazer a pilotagem empresarial por instrumentos, tal qual um cockpit. É direcionado a diversos públicos, como empreendedores, empresários, gestores, estudantes, docentes e profissionais, tanto da área financeira como de outras.

4. Gestão do Relacionamento e Customer Experience

O livro “Gestão do Relacionamento e Customer Experience – A Revolução na Experiência do Cliente”, de Roberto Madruga, é outra obra importante. 

Estamos vivendo uma era sem precedentes, na qual a união entre a Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience está modificando o trabalho de milhões de pessoas ao redor do mundo dos mais variados níveis das organizações, desde os CEOs até o time operacional, impondo-lhes o imperativo de adquirir novas competências, metodologias e ferramentas de trabalho. 

Customer Experience é, acima de tudo, uma estratégia empresarial com a finalidade de dirigir inteligência, pessoas, tecnologias, processos e investimentos ao planejamento, implantação e controle de iniciativas que irão proporcionar aos clientes experiências tão gratificantes que serão capazes de sensibilizá-los para continuarem “ligados” racional e emocionalmente à empresa fornecedora. 

Esse é o princípio de toda e qualquer iniciativa de lealdade nos dias atuais. Nesta obra, é dada uma abordagem especial ao conceito e à prática do autor em Customer Journey Mapping (mapeamento da jornada do cliente), que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. 

Madruga também traz conceitos, dicas e práticas de sucesso de Marketing de Relacionamento, CRM, Customer Lifetime Value, Pesquisas, NPS, Novo Modelo de Relacionamento, Metodologia de vendas e atendimento, Programas de Lealdade, Omnichannel e tendências tecnológicas.

5. Orçamento Empresarial: Novas Técnicas De Elaboração e de Acompanhamento

Por fim, sugerimos o livro “Orçamento Empresarial: Novas Técnicas De Elaboração E De Acompanhamento”, de Carlos Alexandre Sá.

Este livro contém uma seleção das melhores práticas orçamentárias que o autor pôde observar ao longo de mais de 40 anos de vida profissional como executivo, consultor e professor. 

Ao reuni-las em um conjunto ordenado de ideias, o Prof. Carlos Alexandre Sá produziu uma obra inédita no conteúdo e absolutamente atualizada com o que há de mais avançado na matéria. 

São ideias inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização, independentemente de seu campo de atuação ou de sua dimensão. Obra de conteúdo útil para o dia a dia dos executivos de empresas privadas, além de contribuir diretamente para trabalhos de pesquisadores, estudiosos e demais profissionais das áreas de orçamento empresarial e planejamento financeiro. 

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Faça uma boa escolha!

Esperamos que as indicações lhe sejam úteis. E lembrando que a leitura sobre o BPO financeiro é sempre uma ferramenta importantíssima para maximizar o conhecimento e conhecer novas áreas desse importante setor que cada vez mais cresce no Brasil.

Esperamos que tenha gostado das indicações sobre livros de BPO financeiro. E para mais dicas e informações, siga a PlayBPO nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

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