A leitura é sempre uma das melhores formas de se obter conhecimento. E, felizmente, há diversos livros sobre BPO financeiro para quem já trabalha com o serviço ou deseja seguir por esse mercado.

Por meio dos livros, é possível aprofundar nossa bagagem, conhecer novas estratégias e conquistar mais oportunidades. Mas é claro que não são todos os livros que permitem isso, afinal, existem obras realmente boas e obras que não acrescentam muita coisa.

Para facilitar sua pesquisa e agregar conhecimento à sua prática, preparamos uma lista com livros de BPO financeiro para quem quer iniciar no mercado. Confira!

1.  Análise da percepção de gestores sobre BPO dos serviços financeiros

O livro é um dos mais completos da área de BPO Financeiro. Escrito por Geuma Nascimento, apresenta a relação entre prestador e contratante dos serviços ofertados na modalidade de BPO.

Nesse sentido, o livro pontua que a terceirização de processos não pode ser somente o determinismo tecnológico e econômico com vistas à redução de custos. 

Essa investigação de caráter empírico, exploratória, qualitativa e descritiva, apoiada por pesquisa bibliográfica e documental. Inclusive, baseada em estudos em outros países, demonstra a essência dessa relação, os cuidados e como gerir o contrato entre as partes. 

2. Gestão financeira moderna: uma abordagem prática 

Os autores Emir Guimarães Andrich e June Alisson Westarb Cruz explicam que, a gestão financeira de administradores, advogados e outros profissionais são unânimes em reconhecer as dificuldades da atividade empresarial no Brasil. 

Para acompanhar a montanha-russa que são as regras brasileiras nos setores da economia, é necessário buscar atualização constante.

A obra oferece uma contribuição didática para quem está submetido diariamente a esse desafio. Isso porque, aborda temas essenciais à gestão financeira, sem exagerar nos formalismos acadêmicos.

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3. Ferramentas de Gestão Financeira Para Pequenas e Médias Empresas

Na obra, o autor Nadir Andreolla tem desenvolve conceitos e técnicas de gestão financeira, estimulando a aprendizagem e capacitação do leitor para a prática empresarial. Esse processo é orientado pelo ciclo metodológico de quatro etapas integradas: vivência, conceituação, instrumentalização e aplicação. 

Os conteúdos são desenvolvidos através de exemplos práticos, com explicitação do passo a passo para a implantação das ferramentas propostas. Levando em conta a experiência do autor na praticidade da aplicação dos modelos junto a empresas dos mais variados portes e atividades. 

O livro apresenta mecanismos de avaliação do impacto financeiro das decisões, à medida que a empresa desenvolve o seu ciclo operacional. E também, a simulação de resultados e a análise de viabilidade de planos futuros. 

Isso significa fazer a pilotagem empresarial por instrumentos, tal qual um cockpit. É direcionado a diversos públicos, como empreendedores, empresários, gestores, estudantes, docentes e profissionais, tanto da área financeira como de outras.

4. Gestão do Relacionamento e Customer Experience

O livro “Gestão do Relacionamento e Customer Experience – A Revolução na Experiência do Cliente”, de Roberto Madruga, é outra obra importante. 

Estamos vivendo uma era que a união entre a Gestão do Relacionamento com Clientes e o Customer Experience vem modificando o trabalho de milhões de pessoas.

Ao redor do mundo, profissionais dos mais variados níveis, desde os CEOs até o time operacional, estão adquirindo novas competências, metodologias e ferramentas de trabalho. Logo, o Costumer Experience é uma estratégia empresarial.

Sua finalidade é dirigir pessoas, tecnologias e processos. Essas estratégias proporcionam aos clientes experiências gratificantes que serão capazes de sensibilizá-los para continuarem “ligados” racional e emocionalmente à empresa fornecedora. 

Esse é o princípio de toda e qualquer iniciativa de lealdade nos dias atuais. A obra aborda o conceito e a prática do autor em Customer Journey Mapping (mapeamento da jornada do cliente), que vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo inteiro. 

Madruga também traz conceitos, dicas e práticas de sucesso de Marketing de Relacionamento, CRM, Customer Lifetime Value, Pesquisas, NPS, Novo Modelo de Relacionamento, Metodologia de vendas e atendimento, Programas de Lealdade, Omnichannel e tendências tecnológicas.

5. Orçamento Empresarial: Novas Técnicas De Elaboração e de Acompanhamento

Por último, sugerimos o livro “Orçamento Empresarial: Novas Técnicas De Elaboração E De Acompanhamento”, de Carlos Alexandre Sá.

O livro contém a seleção de melhores práticas orçamentárias que o autor pôde observar ao longo dos seus 40 anos de vida profissional como executivo, consultor e professor. 

Ao reuni-las em um conjunto ordenado de ideias, o Prof. Carlos Alexandre Sá produziu uma obra inédita no conteúdo e absolutamente atualizada com o que há de mais avançado na matéria. 

São ideias inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização, independentemente de seu campo de atuação ou de sua dimensão. Obra de conteúdo útil para o dia a dia dos executivos de empresas privadas, além de contribuir diretamente para trabalhos de pesquisadores, estudiosos e demais profissionais das áreas de orçamento empresarial e planejamento financeiro. 

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Faça uma boa escolha!

A leitura sobre o BPO financeiro é uma ferramenta importantíssima para maximizar o conhecimento e entender novas áreas do setor que mais cresce no Brasil. Esperamos que as indicações lhe sejam úteis.