Outsourcing contábil: O que é e como funciona?

Ser proprietário de uma empresa pode, às vezes, significar que você é quem está de olho em tudo. E nem sempre a contabilidade é algo que você conhece ou domina. Dessa forma, o outsourcing contábil pode ser a solução perfeita para você.

Hoje, a maioria das empresas conhece a terceirização e usa esse método com seus processos de TI ou RH, por exemplo. Ainda assim, há muitas outras maneiras de a terceirização beneficiar uma empresa, seja ela grande ou pequena. 

Manter as finanças da sua empresa bem controladas e precisas é onde uma empresa de outsourcing contábil experiente pode dar uma mão. Para você entender melhor esse conceito, confira o artigo que preparamos abaixo.

O que é outsourcing contábil?

Outsourcing contábil é a contratação de outra empresa ou indivíduo externo para gerenciar vários processos e atividades contábeis relacionadas aos negócios. Isso é feito em vez de usar uma equipe interna ou um indivíduo.

Portanto, significa a contratação de um serviço que proporcione uma experiência plena no departamento contábil. Isso geralmente inclui tudo, desde a codificação das transações do dia-a-dia, contas a receber, contas a pagar, folha de pagamento e tributação até o gerenciamento de relatórios financeiros. 

Em alguns casos, o outsourcing contábil é chamado de subcontratação, já que parte das operações seguem dentro da empresa. Antigamente, terceirizar a contabilidade era mais comum entre os proprietários de pequenas empresas, pois isso significava obter serviços de primeira qualidade por centavos de real. 

É difícil encontrar uma pessoa qualificada que tenha as habilidades, tempo e recursos para analisar dados financeiros, gerenciar operações de contas bancárias, contas a receber e a pagar. 

Alguém para preparar as faturas de saída, a folha de pagamento, o relatório anual e outros relatórios oficiais para as autoridades, como as demonstrações financeiras da empresa. 

Hoje em dia, em um mundo onde todas as empresas estão sob pressão crescente para reduzir custos e aumentar o desempenho, o outsourcing contábil está se tornando cada vez mais uma escolha estratégica.

Leia também::: O que é BPO: business process outsourcing?

Quais os principais benefícios?

Muitas empresas já estão usando os benefícios do outsourcing contábil em processo de negócios. Mas existem alguns benefícios de terceirizar seu departamento financeiro que são mais específicos. 

O fluxo de trabalho contínuo é importante para garantir que as finanças de sua empresa sejam cuidadas sem exceção. Experiência superior em contabilidade é parte integrante do crescimento de um negócio, e ela é alcançada por meio dessa possibilidade.

A contratação de pessoas é cara. Não contratar um contador interno permite que você economize nos custos de folha de pagamento. Essa receita pode ser destinada à contratação de alguém que possa desenvolver seus negócios de forma estratégica. 

E vale lembrar que dificilmente um único contador interno daria conta de todas as rotinas contábeis que envolvem uma empresa. Dessa forma, a terceirização com um outsourcing contábil se  torna muito mais econômica.

Mais foco

Outro benefício do outsourcing contábil é o melhor foco no negócio. Como o gestor não precisa dedicar tempo e atenção ao dia a dia contábil — que passa a ser executado por uma equipe altamente qualificada — ele pode mudar sua atenção para outras áreas estratégicas para o crescimento e fortalecimento do negócio.

Contadores especialistas

O Outsourcing pode oferecer-lhe a possibilidade de contratar um profissional com um nível de especialização superior a um preço acessível.

As firmas terceirizadas de contabilidade precisam melhorar continuamente suas habilidades e qualificações para se manterem competitivas no mercado. Imagine 50 pessoas trabalhando no mesmo escritório. 

Eles podem compartilhar facilmente as novas tendências, soluções e ferramentas contábeis. Além disso, grandes empresas de contabilidade têm acesso mais amplo a treinamentos, cursos e participam continuamente.

Possibilidade de escalar os serviços

As empresas de outsourcing contábil têm disponibilidade suficiente para escalar seus serviços significativamente, sem qualquer atraso. Por exemplo, se suas tarefas de escrituração e contabilidade excederem o número de funções para um funcionário, você pode facilmente ser reforçado com a força de trabalho extra. Sem a necessidade de passar por um rigoroso processo de recrutamento.

Tecnologia como aliada

A maioria das empresas usa software de automação contábil para economizar tempo. Isso vai economizar tempo, mas o mais importante, reduz os riscos. Automatizar a contabilidade é minimizar os erros humanos. 

Em segundo lugar, no software contábil, os contadores obtêm relatórios em tempo real. Eles ajudam a detectar problemas potenciais e resolvê-los em um estágio inicial. Em terceiro lugar, reduzirá a probabilidade de fraude interna.

Leia também::: Sistema para BPO financeiro: conheça a PlayBPO

Como escolher uma empresa?

Depois de decidir terceirizar, a próxima etapa deve ser escolher uma empresa de outsourcing contábil que se encaixe perfeitamente em suas metas e objetivos, mas, o mais importante, seja capaz de atender às suas necessidades e requisitos. 

Acreditamos que, ao terceirizar os serviços de escrituração e contabilidade, a qualidade do desempenho e a eficiência devem ser as principais prioridades. No entanto, alguns outros fatores essenciais também devem ser considerados.

Por isso, considere também:

  • Quais serviços de contabilidade e escrituração você precisa
  • Faixa de custo competitivo
  • Experiência da equipe
  • Segurança dos Dados
  • Acordo de nível flexível

Existem vantagens significativas para os clientes que decidem terceirizar suas tarefas de contabilidade. Para começar, eficiência de custos e terminar com flexibilidade em termos de contratos ou dimensionamento do número de funções. 

A contabilidade e a escrituração são partes vitais dos negócios, mas também complexas. Requer tempo e conhecimentos específicos. Sem experiência em contabilidade, podem ocorrer muitos erros que podem levar à redução do seu negócio ou mesmo à falência.

Portanto, o outsourcing contábil surge como uma solução ideal para o seu negócio prosperar. Esperamos que o artigo tenha tirado suas dúvidas e, caso queira receber mais dicas e informações, siga a PlayBPO também nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

Rolar para cima