Entende-se que a comunicação é a base de tudo, pois é através dela que conseguimos nos expressar e transmitir uma mensagem sobre determinado assunto. No universo do BPO Financeiro não é diferente. Por ser um modelo de gestão relativamente novo, criado em 1990, é comum que desperte dúvidas em relação a sua aplicação no setor financeiro de uma empresa.

Assim como em qualquer outra área, ser um profissional de BPO Financeiro exige o domínio do assunto. Afinal, é a sua especialização que garante o sucesso da comunicação com o cliente e consequentemente da sua confiança no serviço. Entenda como no decorrer deste artigo.

Por que escolher investir em BPO Financeiro?

O BPO Financeiro nada mais é do que a gestão terceirizada de atividades financeiras, feita por um profissional especializado, através de apoio estratégico. O modelo tem como benefícios o foco total nas atividades rotineiras das operações financeiras e contábeis, facilitando a vida do operador responsável por essas funções com a automatização dentro de um software específico para a área.
Mas, para que o modelo funcione, entre os pontos mais importantes do BPO Financeiro, está a comunicação. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você alcançar mais pessoas e aumentar sua cartela de clientes.

Dicas de comunicação no BPO Financeiro

Assumir e gerenciar o setor financeiro de uma empresa envolve um conhecimento profundo dos processos do cliente. Isso porque, cada empresa utiliza sistemas diferentes para lidar com o controle financeiro do seu negócio. Ou, em alguns casos, nem conseguiu ter um processo estruturado. Por isso: 

1 – Foque em conhecer a operação do cliente

Um onboarding de qualidade faz a diferença na hora de conquistar a confiança do cliente. Além de mostrar o domínio do BPO Financeiro, desmistifica a desconfiança na transferência de áreas administrativas para terceiros.

Ouça o cliente e avalie suas dores e necessidades para ser mais assertivo na resolução dos problemas. Procure sempre entender quais processos precisam de otimização ou até mesmo ser criado do zero. 

Faz parte do papel do profissional de BPO Financeiro, reeducar a parte organizacional do setor financeiro do cliente, de acordo com o seu serviço prestado. E, para que isso aconteça, é primordial estreitar o seu relacionamento com o mesmo, facilitando assim, a adoção de novas estratégias.

Comunique-se de forma clara e objetiva, oferecendo apoio estratégico para que o seu cliente possa focar no core business do negócio (atividade principal), sem se preocupar com a parte burocrática.
Em nosso canal, no YouTube, você encontra um vídeo com o José Marques, CEO da PlayBPO e especialista em BPO Financeiro falando sobre a importância do onboarding para quem está começando sua jornada com a gestão terceirizada. Confira abaixo!

2 – Apresente relatórios com soluções de melhoria

Após assumir a gestão financeira do seu cliente e ter os dados de performance em mãos, entregue relatórios detalhados de desempenho. É a partir dessa análise que você consegue medir os ganhos em produtividade, lucros e norteá-lo para tomada de decisão assertiva. 

Com a plataforma da PlayBPO, você acompanha, em tempo real, os dashboards com métricas que vão auxiliar seu cliente a fazer projeções e identificar oportunidades. Monitore os KPIs (indicadores de desempenho) para agregar mais valor ao seu serviço de gestão.
Lembre-se: o que interessa para o cliente são os ganhos. Por isso, foque em mostrar os benefícios do investimento, como a redução de erros, padronização dos processos, organização de rotinas financeiras e o lucro.

3 –  Utilize a melhor ferramenta

Todo cliente que contrata o serviço de BPO Financeiro está investindo em praticidade e eficiência. Logo, você precisa ter as ferramentas certas para oferecer o melhor serviço, facilitar o controle financeiro do cliente e se destacar entre a concorrência. 

A plataforma da PlayBPO é um gestor de tarefas para BPO Financeiro, feito para melhorar sua operação financeira e potencializar resultados. Dentro dela, você garante uma comunicação centralizada, métricas para análise e tomadas de decisões efetivas, além da possibilidade de crescimento com um modelo de negócio escalável.

A transformação digital dos processos contábeis facilitaram bastante o dia a dia do contador, já que no BPO Financeiro não existe documento físico ou planilhas. Todas as tarefas são executadas dentro do software da PlayBPO, com alertas personalizados, de acordo com a operação de cada cliente que você cadastra na plataforma. 
Falando em comunicação, ainda na nossa plataforma, você conta com um campo destinado para troca de documentos e também com o aplicativo Financeiro na Mão, onde você pode se comunicar com o cliente de qualquer lugar, em qualquer horário e sem a necessidade de estar em um computador ou escritório.

Conheça a PlayBPO

Esperamos que esse artigo tenha sido esclarecedor para a sua jornada no BPO Financeiro e, principalmente, te ajude a otimizar sua comunicação com os clientes já existentes e futuros. Aproveite também para conhecer nosso gestor de tarefas, agendando uma demonstração da plataforma com nossos especialistas.