O Business Process Outsoursing, (BPO) Financeiro é uma alternativa de obter melhores resultados no setor financeiro de empresas, negócios e empreendedores da área. Isso porque o modelo de gestão terceirizada tem conquistado espaço no mercado, visto hoje, como uma das melhores opções para organizar a parte burocrática da operação, sem impactar o foco no core business.
Contar com a tecnologia adequada e softwares eficientes, fez da automação de tarefas o braço direito de muitos profissionais responsáveis pelos processos repetitivos da gestão financeira.
O modelo de gestão consultiva, além de ampliar os níveis de eficiência das empresas, tem transformado todo o cenário financeiro através da tecnologia e especialização de profissionais que buscam estar a par dos sistemas atuais.
Continue a leitura e confira a seguir tudo que você precisa saber para escalar no mercado como um operador de BPO Financeiro.
Como funciona o serviço na prática?
O BPO Financeiro é um serviço pontual e efetivo de executar atividades da gestão financeira de uma empresa. A partir da expertise de um profissional qualificado no ramo, o cliente terceiriza o gerenciamento financeiro do seu negócio, fazendo mais com menos.
Usando o BPO Financeiro como um jeito novo de gerir, pequenas e médias empresas têm apostado na tendência para alcançar níveis mais altos de organização e produtividade, se mostrando cada vez mais atuantes no mercado perante a concorrência. Por isso, o serviço tem crescido exponencialmente no Brasil.
Mas, como crescer no mercado de BPO Financeiro?
Assim como todo caminho de aprendizado, crescer no BPO Financeiro leva tempo e dedicação. E, por ser um método relativamente novo, que surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos, a terceirização da gestão financeira ainda gera algumas dúvidas.
A atividade do BPO Financeiro consiste em confiar o capital da empresa para um serviço à parte. Nesse sentido, o operador responsável por assumir a gestão financeira precisa dominar muito bem o assunto, para que assim, mostre seu domínio e capacidade profissional diante de seus futuros clientes.
No universo do BPO Financeiro é essencial avaliar algumas habilidades do profissional que executa o serviço antes da contratação. A seguir, confira quais são elas, bem como sua importância para a sua gestão.
Como crescer sendo um especialista em BPO Financeiro
Para ser um especialista em BPO Financeiro, você precisa, acima de tudo, ter mais do que o conhecimento em práticas financeiras, regulamentações e visão analítica. O profissional precisa estar atento às tendências do seu nicho, bem como as necessidades do seu público-alvo, a concorrência e as melhores ferramentas.
Entre os pontos essenciais para oferecer o serviço de BPO Financeiro estão os seguintes tópicos:
1 – Foque seus esforços na especialização do seu nicho
Estude o perfil do cliente e procure conhecer a fundo quais são as necessidades do seu público-alvo. Assim, você oferece serviços voltados para a dor do seu nicho, através de planos personalizados para cada tipo de operação.
Quando falamos de planos personalizados, nos referimos à adaptação do seu serviço, de acordo com as necessidades de cada cliente. Isso porque, mesmo em um nicho de mercado, existem subcategorias que demandam a organização de despesas recorrentes individuais com as características de cada negócio.
Para facilitar a compreensão, faça a seguinte analogia:
Todo restaurante conta com um Menu, dividido geralmente por entrada, prato principal e sobremesa, certo?
Isso ocorre porque cada cliente do restaurante está em uma etapa diferente de consumo e tem, dentro do estabelecimento, opções que se adaptam ao seu gosto naquele momento.
Com o BPO Financeiro acontece o mesmo! Cada cliente que procura o seu serviço está em uma etapa diferente da gestão do seu negócio e possui suas particularidades.
Sendo assim, você como profissional especialista, também precisa de um “Menu” de serviços para atendê-los de maneira personalizada.
O serviço de BPO Financeiro precisa estar direcionado para solucionar problemas, por isso, segmente sua área de atuação no mercado e aprofunde seus conhecimentos nas rotinas e desafios desse público.
2 – Cresça e apareça!
Outro ponto importante para se destacar entre os demais é estar ativo nos meios de comunicação que atingem o seu público alvo.
Busque vender seu serviço como um divisor de águas entre uma gestão falha e uma gestão eficiente. Invista na divulgação do seu negócio em redes sociais, recolha e compartilhe depoimentos de clientes que você já tem, usando-os a seu favor na hora de se vender.
Aqui na PlayBPO, nossos clientes ganham uma Mentoria de Marketing assim que fecham conosco. O objetivo principal é ser um parceiro estratégico para além da área financeira, compartilhando estratégias de comunicação usadas e aplicadas pela nossa Head de Marketing, o que também é uma estratégia que agrega valor ao serviço.
3 – Saiba precificar o seu serviço
Essa é, de longe, uma das maiores dificuldades entre os profissionais de BPO Financeiro, o que também prejudica o destaque dos seus serviços no mercado.
A precificação nada mais é do que o valor que você vai cobrar pelo seu trabalho, logo para que a conta feche você precisa somar:
custo + despesas + lucro = preço de venda
Comece pela análise de custos do seu serviço e pesquise os valores da concorrência. Estar alinhado com os preços de mercado também é uma forma de chamar a atenção de possíveis clientes e se mostrar competitivo, alinhando a percepção de valores cobrados.
Mensure a entrega de valor agregado do seu serviço, o quanto ele ajuda seu cliente no dia a dia e calcule o preço do serviço substituto. Por fim, analise qual a sua capacidade de replicar processos. Quanto maior for a sua expertise, mais rentável será a sua operação.
Em nosso site, você encontra a planilha de precificação, um material customizável e criado por nossos especialistas para te ajudar nessa missão.
4 – Utilize ferramentas de alto desempenho
Todo cliente que contrata o serviço de BPO Financeiro está investindo em praticidade e eficiência. Logo, você precisa ter as ferramentas certas para oferecer o melhor serviço, facilitar o controle financeiro e se destacar entre a concorrência.
A plataforma da PlayBPO é um gestor de processos financeiros, específico para BPO Financeiro, onde você consegue garante a organização de tarefas repetitivas, comunicação e análise de dados de seus clientes em um mesmo ambiente, de um jeito ágil e eficiente.
A transformação digital dos processos é um dos principais ganhos da contratação, já que assim, todas as tarefas são executadas dentro do software da PlayBPO, com alertas personalizados, de acordo com a operação de cada cliente que você cadastra na plataforma.
A procura pelo serviço de BPO Financeiro, deixa claro a necessidade de um modelo mais assertivo de gerir o setor financeiro do negócio. Por isso, foque também em pontos para além do operacional, como:
5 – Nível de experiência na área
Esse é um dos pré-requisitos na hora de escolher um serviço. Por isso, dedique-se ao tempo de atividade do profissional atuando como operador de BPO Financeiro.
Procure saber quais as melhores ferramentas, suas especializações na área de finanças e seu interesse em entender cada detalhe das dores do seu nicho de atuação.
A terceirização de um setor tão importante quanto o de finanças, exige uma parceria muito grande, por isso, tenha uma visão estratégica, preze pelo relacionamento interpessoal e principalmente na melhoria contínua do seu poder de negociação.
6 – Mapeie antecipadamente as dores do cliente
Mesmo que essas informações sejam obtidas diretamente com o cliente, tenha clareza dos erros e falhas mais comuns da operação onde ele atua. Assim, você consegue orientar as estratégias direcionadas para atender as necessidades burocráticas e operacionais do negócio, se mostrando proativo.
Apostar no serviço de BPO Financeiro envolve uma parceria profissional com o especialista que irá assumir a gestão financeira. Quanto mais você tiver a compartilhar, mais chances do plano de ação estratégica dar certo e ser aceito pelo cliente.
7 – Otimize o tempo e a produtividade do seu cliente
Escolher o serviço de BPO Financeiro reflete em outras áreas de uma empresa, isso porque o tempo que o cliente costumava levar tentando administrar a gestão financeira sozinho diminui.
Um serviço terceirizado e especializado de gestão financeira tem o objetivo de garantir tanto a aceleração do fluxo, quanto a eficiência operacional, gerida agora por um profissional que domina o assunto e utiliza ferramentas tecnológicas avançadas para isso.
Logo, fica na responsabilidade do operador de BPO Financeiro assumir a parte burocrática das finanças e “folgar” o tempo lidando com todo tipo de tarefa financeira que foge do core business (atividade principal) do empreendedor.
O impacto do BPO Financeiro nas PME’s
O BPO Financeiro afeta positivamente a saúde do negócio e reduz riscos como fraudes, desvio de recursos e irregularidades fiscais. Só isso, para pequenas e médias empresas, já representa um grande passo para se manter viva e concorrendo no mercado.
Empresas que estão em fase de crescimento tem muito a ganhar com o direcionamento de um especialista em finanças, pois amplia os níveis de eficiência da operação e na criação de processos bem mais estruturados.
Mesmo sendo operacional, o serviço de BPO Financeiro preza pelo relacionamento humanizado, o que representa o contato direto com um especialista da área, auxiliando em decisões de investimentos, gestão de fluxo de caixa, análises de dados e tomada de decisão mais assertiva na hora de criar as melhores estratégias para turbinar sua operação.
E aí, gostou de entender mais sobre como crescer no mercado de BPO Financeiro?
Lembre-se que o mercado está sempre em movimento e estar atualizado é fundamental para quem visa acompanhar o ritmo acelerado das mudanças.
Hoje, empreendedores e profissionais que resistem a sistemas modernos podem acabar perdendo eficiência e consequentemente seus clientes. Por isso, esperamos que este material seja um bom norteador para a sua operação deslanchar.
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