Como iniciar a jornada de transformação digital na contabilidade?

Ultimamente, muito se fala em transformação digital na contabilidade e isso se deve aos benefícios que ela pode trazer para qualquer negócio. 

No entanto, devemos realmente entender tudo o que esse processo engloba para ter sucesso em sua implementação. Afinal, aplicar novas tecnologias, ter softwares como aliados, e trocar informações com o cliente por meio digital ainda pode assustar alguns contadores.

Mas este é um caminho sem volta e cada vez mais a tecnologia deve fazer parte também dos escritórios contábeis. Quer saber mais sobre como a transformação digital na contabilidade pode ajudar seu escritório? Siga a leitura e se surpreenda!

A importância da transformação digital para a contabilidade

A transformação digital envolve diversas mudanças no pessoal que gerencia a área, nos processos que são utilizados e na tecnologia que suporta a operação.

Ela não se trata simplesmente de lidar com dados, mas de usá-los para gerar valor incremental nas empresas. Isso requer plataformas baseadas em nuvem e a automação do gerenciamento de dados. 

Mas além da automação de tarefas específicas, é preciso saber interpretar de forma assertiva os dados corretos e fornecer relatórios ainda mais completos aos clientes. Afinal, eles serão a base para a tomada de uma série de decisões.

A verdadeira transformação digital na contabilidade ocorre quando os escritórios contábeis empregam inteligência artificial para obter insights e melhorar os processos de gerenciamento. 

Normalmente, isso inclui o uso de uma plataforma completa para gestão de tarefas, um software financeiro completo, e uma boa análise dos dados.

Leia também::: Como ser um consultor financeiro?

Como começar a transformação digital na contabilidade

Os escritórios de contabilidade, assim como muitos outros profissionais, conseguiram enxergar com a chegada da pandemia, a importância de acelerar a implementação da tecnologia. 

Aqueles contadores que já tinham recursos na nuvem sofreram muito menos com a mudança de rotina e conseguiram se adaptar com mais facilidade para continuar trabalhando em casa.

Esse é apenas um dos aspectos em que a tecnologia pode favorecer o trabalho contábil. No entanto, a facilidade de obtenção das informações, a segurança e a rapidez com que os dados podem ser acessados ​​são outras vantagens que essas ferramentas podem oferecer aos contadores.

Gerenciamento de informações

A profissão contábil é desafiada pela transformação digital. Uma das formas em que esse desafio se manifesta é no gerenciamento da informação. Os contadores devem gerenciar dados financeiros e não financeiros, incluindo armazenamento seguro de dados.

Então, como os contadores serão afetados pela transformação digital? 

Os contadores precisam entender as novas tecnologias e seu papel no futuro do setor, pois muitas tarefas tradicionais serão automatizadas, incluindo a entrada manual de transações e conciliações.

Como resultado, os contadores devem investir tempo no desenvolvimento de habilidades relevantes para o futuro, incluindo manipulação de software de processos de gerenciamento, inteligência artificial, análise de dados, big data, blockchain, automação de processos e outras ferramentas de tecnologia. 

Contadores com esses conjuntos de habilidades poderão facilmente mudar para novas funções ou fornecer um serviço terceirizado para outras empresas.

O gerenciamento de informações é apenas uma área em que os contadores precisam desenvolver uma compreensão da tecnologia e seu papel dentro dela. 

Trabalho remoto e sistemas de informação seguros também são áreas sobre as quais eles precisarão saber mais, pois são afetados pela transformação digital.

Leia também::: BPO Financeiro: quais são as perspectivas para o serviço nos próximos anos?

O futuro já começou

A marcha constante para a adoção de tecnologias digitais no mundo dos negócios criou uma tremenda oportunidade para os profissionais de contabilidade provarem seu valor implementando a transformação digital. 

Ao dominar as ferramentas para aproveitar ao máximo as soluções digitais, os contadores podem ganhar a vida como as empresas de consultoria confiáveis ​​que precisam para avançar em um setor em rápida mudança.

A transformação digital na contabilidade, ao incorporar análises de ponta, pode melhorar a eficiência da função do contador, acelerar a tomada de decisões e trazer a contabilidade e as finanças para o futuro.

Ao monitorar e transformar dados, bem como aplicar inteligência de negócios, um profissional de contabilidade pode aprender sobre novas tendências e desenvolver relacionamentos com clientes que rivalizam com os profissionais de vendas e marketing. 

E uma das tendências é o BPO Financeiro, esse serviço está acelerando os resultados dos escritórios contábeis. Se você quiser saber mais, leia o artigo “O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para o seu escritório contábil”

Rolar para cima