Você sabia que seu escritório contábil pode faturar mais, sem precisar ter novos clientes? Para isso, basta aumentar seu ticket médio.
Aumentar o faturamento de qualquer negócio é um dos grandes desafios de qualquer empreendedor, e não é diferente no ramo contábil. O que mais vemos são contadores que buscam formas de ganhar mais, e veem como única alternativa ir em busca de novos clientes.
Mas será que este é realmente o único caminho? É claro que não! Aumentar o ticket médio é uma forma de faturar mais, como vamos explicar no artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é ticket médio?
O ticket médio é uma das principais métricas de vendas de negócios. É muito utilizado para calcular o valor médio gasto pelos clientes em um determinado período. Mas também pode ser usado para calcular o valor médio de cada serviço.
Quanto maior esse valor, mais clientes estão gastando no negócio e vice-versa. Portanto, essa métrica é extremamente relevante para entender o aumento ou diminuição da receita e ajuda a mensurar e direcionar os esforços e investimentos realizados nas áreas de vendas, marketing e customer success.
Dentro de um escritório contábil, o ticket médio é representado pelo valor médio pago por cada um dos clientes. Por exemplo, se seu escritório atende 10 clientes que pagam R$ 500,00 por mês, e outros 20 que pagam R$ 1.000,00 por mês, o ticket médio será de R$ 833,00, que é a média paga pelos clientes.
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4 dicas para aumentar o ticket médio no escritório contábil
Investir em ações para aumentar o valor do ticket médio no escritório contábil é uma forma de gerar lucro com menos investimento e mais assertividade do que se você tivesse que tentar atrair novos clientes do zero. Mas, afinal, como aumentar o valor do ticket médio?
Existem inúmeros métodos que fazem sucesso e que podem ser levados também para o setor contábil. Listamos os principais abaixo:
1. Foque no público certo
Uma das principais formas de aumentar o ticket médio é focar seus esforços para atrair e reter o público certo, ou seja, um público mais qualificado e mais próximo do seu perfil de cliente ideal (PCI).
Por exemplo, se seu escritório contábil já tem uma área de atendimento mais especializada, focar nesse público-alvo pode ser uma forma de elevar o valor cobrado pelo serviço.
2. Expanda seu mix de soluções
Ampliar seu mix de soluções também pode ser uma ótima estratégia para aumentar seu ticket médio, afinal, o cliente que vai ao seu escritório para uma solução contábil, pode também já precisar de uma gestão financeira. Mas se você não tiver uma das soluções, ele terá que ir ao escritório do concorrente.
Nesse sentido, mais que apenas serviços contábeis, você pode agregar outras soluções ao seu escritório, como o BPO Financeiro, a contabilidade consultiva, a contabilidade digital, a abertura de empresas, entre outros.
No caso do BPO Financeiro, essa é uma solução que cada vez mais os clientes estão buscando, e que visa a terceirização dos serviços financeiros. Ela pode ser facilmente implantada no seu escritório, tornando você uma referência na área.
3. Invista em cross selling e up selling
Não adianta atrair um público mais qualificado e ampliar o mix de soluções se você não utilizar recursos para estimular o cliente a adquirir tais produtos.
Por isso, aposte nas técnicas de cross sell e up sell, que incentivam a compra cruzada e a compra de soluções com preços mais altos, respectivamente.
Uma forma de fazer isso é por meio de janelas de recomendação. Por exemplo, ofereça pacotes de soluções completas, ao invés de oferecer cada item separadamente. Dessa forma, o cliente perceberá que pode economizar e você ao mesmo tempo aumentar seu ticket médio.
4. Fidelize seu cliente
Clientes felizes se mantêm fiéis às suas compras. E o mesmo pode ser dito na área contábil. Ao proporcionar um atendimento mais humanizado, você não perderá clientes, e terá mais argumentos para fazê-los gastar mais.
E isso se faz dando atenção ao cliente, respondendo suas dúvidas, entregando tudo o que precisa dentro do prazo, oferecendo relatórios mais completos, e muito mais. Uma solução caso você já atue com BPO Financeiro é ter uma plataforma completa de gestão de tarefas, como a oferecida pela PlayBPO.
Ela permite unir as mais variadas tarefas relacionadas à operação em um mesmo software. Além disso, pode gerenciar melhor o tempo gasto com cada cliente, e ao mesmo tempo que se comunica com o cliente diretamente por ela.
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Aumente seu ticket médio no escritório contábil
E aí? Curtiu nossas dicas? Como viu, talvez você não precise atrair mais clientes para seu escritório. Basta aumentar seu leque de serviços, focar no seu público-alvo, oferecer soluções completas e fidelizar seu cliente com o uso da tecnologia.
Dessa maneira, seus atuais clientes passarão a gastar mais no seu escritório contábil, aumentando seu faturamento e permitindo que seu empreendimento se torne uma referência no mercado.
Por fim, esperamos que tenha compreendido como aumentar o ticket médio no escritório contábil e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema BPO, confira nosso artigo “O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para seu escritório contábil”.