Para que um projeto seja bem-sucedido, é fundamental escolher corretamente o nicho de mercado. E o mesmo vale para o ramo contábil.

Conhecer as características e necessidades não atendidas de seus potenciais clientes permitirá que você crie ações personalizadas, permitindo ampliar seu leque de clientes e maximizando seu faturamento.

Mas se ainda tem dúvidas sobre o que é um nicho de mercado para contabilidade, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

O que é nicho de mercado?

Um nicho de mercado é uma porção de um segmento de mercado, que é composto por um pequeno grupo (pessoas ou empresas) que possuem certas características e necessidades comuns.

É importante não confundir o conceito de nicho de mercado com o de grupos criados por meio da segmentação de mercado. Estes últimos tendem a ser maiores e mais complexos na hora de serem identificados.

Um exemplo de diferenciação entre nicho e segmento de mercado é o caso de uma padaria, onde o segmento de mercado seria as pessoas que consomem pão e um nicho de mercado poderia ser as pessoas que consomem pão integral.

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Como escolher um nicho de mercado?

Para escolher um nicho de mercado para contabilidade, você pode seguir os seguintes passos:

Determine os problemas que você pode resolver

Antes de começar a procurar nichos de mercado interessantes, determine quais são suas habilidades e talentos enquanto contador. Concentre-se em seus pontos fortes e nos recursos que possui. 

De olho no que você sabe fazer bem, você pode determinar quais problemas de seus potenciais clientes você pode resolver. Para descobrir suas necessidades insatisfeitas, você pode usar as redes sociais e fóruns especializados, já que nesses espaços as pessoas costumam compartilhar suas preocupações, necessidades e preferências.

Pesquise sua concorrência

Encontrar um nicho de mercado inexplorado na contabilidade é o Santo Graal de todo contador. No entanto, a presença de concorrência não é necessariamente uma coisa negativa. 

Pelo contrário, pode indicar que você encontrou um nicho interessante e lucrativo. Nesse caso, o primeiro passo é identificar os principais concorrentes.

A Internet é uma excelente ferramenta para investigar sua concorrência, pois permitirá analisar as características de seus concorrentes ou descobrir as chaves de sua estratégia de marketing. 

Desta forma, você pode verificar se existem necessidades negligenciadas que você pode satisfazer. Também é importante que você tente prever como sua concorrência reagirá quando você lançar um novo serviço.

Estimar a rentabilidade do nicho de mercado

Quando você tem clareza sobre o nicho de mercado que lhe interessa, deve analisar sua rentabilidade. Às vezes, não encontrar concorrência pode indicar que outros empreendedores não conseguiram monetizar esse nicho.

Considere os custos para ver se você pode definir preços competitivos que deixem você com uma margem de lucro interessante. Calcule quanto lhe custará entrar nesse mercado e os investimentos adicionais que terá de fazer, como investimentos em novos sistemas ou softwares. 

Pergunte-se também quanto esses consumidores estariam dispostos a pagar para satisfazer suas necessidades não atendidas.

Analise o futuro do nicho de mercado

Alguns nichos de mercado podem ser muito interessantes, mas têm vida curta, então você terá que se perguntar se realmente vale a pena entrar neles, principalmente se exigirem um investimento considerável ou representarem um alto nível de risco. 

Um exemplo clássico é querer fazer apenas declarações de imposto de renda. Elas ocorrem apenas em determinado período do ano, e você ficaria ocioso no restante do tempo.

Analise a probabilidade de que o nicho de mercado encontrado esteja esgotado ou estagnado em pouco tempo. 

Teste sua ideia

Antes de escolher definitivamente o nicho de mercado, é conveniente que você coloque sua ideia à prova. Você pode, por exemplo, oferecer sua solução para um primeiro cliente, novo ou que já seja da sua carteira. 

A ideia é criar um produto mínimo viável, com o qual você possa atingir potenciais clientes e sondar o interesse deles, sem precisar investir muito tempo e recursos.

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Nicho de mercado para contabilidade: veja 4 ideias

Ideias de nicho de mercado para contabilidade

Para lhe ajudar no processo, separamos abaixo algumas ideias de nicho de mercado para contabilidade. Por exemplo, você pode tentar:

1. Prestadores Serviços

Este setor é imbatível e um dos que mais necessita de apoio contábil. Dessa forma, você pode tornar sua contabilidade uma especialista no atendimento de empresas do segmento de serviços, aperfeiçoando seus processos.

2. Área da saúde

A área da saúde é abrangente, incluindo clínicas e consultórios médicos, odontológicos, veterinários, ortopédicos, entre outros. Entretanto, profissionais do segmento encontram dificuldades principalmente no seu enquadramento fiscal, na condução do fluxo de caixa e na declaração de impostos, o que é uma ótima oportunidade de atuação para os contadores especializados.

3. E-commerce

Lojas virtuais são bastante promissoras e estão em franca expansão. E por estarem em um ramo ainda considerado bastante novo, os empreendedores ainda têm dúvidas sobre as licenças e documentos necessários para iniciar o negócio.

Além de auxiliar os gestores na abertura do e-commerce, os contadores especializados na área devem conhecer os melhores indicadores de desempenho para mensurar os resultados desse tipo de comércio, fornecendo todo o suporte necessário para a tomada de decisões acertadas.

4. BPO Financeiro

Muitas empresas possuem dificuldades com seu financeiro, e buscam especialistas na área para terceirizarem o setor. Nesse sentido, você pode transformar sua contabilidade em uma especialista em BPO Financeiro, atendendo assim os mais variados segmentos, ao mesmo tempo que se posiciona em um nicho bastante estratégico.

E uma das vantagens de escolher este nicho é que você pode usar sua estrutura contábil atual e fazer pequenos investimentos, mas que trarão enormes retornos financeiros para o seu escritório.

Conheça a PlayBPO

Como viu, escolher um nicho de mercado para contabilidade pode ser um grande diferencial para suas operações futuras. E se posicionar como um especialista em BPO Financeiro pode colocar sua contabilidade em novo patamar perante seus clientes.

Aqui na PlayBPO temos uma plataforma completa que pode lhe ajudar a operacionalizar sua atuação no BPO Financeiro, com um sistema de gestão de tarefas completo e bastante intuitivo.

Esperamos por fim que tenham compreendido a importância do nicho de mercado para contabilidade e, para saber mais sobre BPO, confira também nosso artigo “O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para seu escritório contábil”