O BPO Financeiro é uma prática cada vez mais comum e necessária em empresas de todos os portes. Isso porque as soluções apresentadas são essenciais para que elas possam otimizar seus processos.
Esse serviço também permite que os negócios possam focar no core business e ampliar suas capacidades comerciais ou produtivas sem a necessidade de grandes investimentos ou mudanças internas na organização.
Dessa forma, quem deseja entrar na área e passar a oferecer o BPO Financeiro encontra uma ótima oportunidade de crescimento. Mas como se trata de uma solução relativamente nova no mercado, surgem dúvidas de quanto cobrar, como vender, como fazer a gestão de tarefas, entre outras.
Para responder estas e outras questões, preparamos um artigo completo abaixo. Aproveite a leitura!
1 – Como montar um BPO Financeiro?
O primeiro passo ao montar um BPO Financeiro é conhecer como ele funciona e quais atividades você pode entregar aos clientes. Um ótimo caminho é fazer algum curso na área, e no Brasil há excelentes profissionais.
Em seguida, é importante colocar em prática. E como primeiro cliente, você pode fazer o BPO Financeiro do seu próprio negócio, para verificar se os processos estão de acordo.
Aprovada estas etapas, é possível começar a busca por clientes de BPO Financeiro, oferecendo o serviço e mostrando todos os diferenciais proporcionados.
Leia também::: BPO Financeiro: quais são as perspectivas para o serviço nos próximos anos?
2 – Quanto cobrar pelo BPO Financeiro?
Ao precificar o serviço de BPO Financeiro, diversos fatores precisam ser considerados. Cada um deles tem o objetivo de garantir que você possa prestar um serviço de excelência, sem ter prejuízos financeiros.
O ponto de partida pode ser uma análise da concorrência. Veja na sua região quem oferece o serviço de BPO Financeiro e quais os valores cobrados. Cobrar muito acima pode ser sinônimo de falta de clientes, e muito abaixo, pode colocar em xeque sua capacidade técnica.
Outro ponto crucial é entender quantos clientes você conseguirá atender. Se você atua sozinho, haverá uma capacidade limitada de atendimentos. Com base nisso, estipule sua hora salário, adicionando ainda os impostos e a margem de lucro que considera ideal.
Já se atua com uma equipe, determine quanto clientes serão possíveis de serem atendidos, e também estipule um valor por hora dos membros do time envolvidos no projeto.
3 – Qual o melhor perfil de cliente para começar no BPO Financeiro?
As melhores empresas para trabalhar na área de BPO Financeiro são as empresas de serviço, com receita recorrente e que precisam de ajuda com suas questões financeiras.
Em geral, seu foco de atuação é a prestação de serviços e por isso podem ter dificuldades em controlar as finanças do negócio, precisando, desta maneira, do apoio de uma equipe especializada.
Ou seja, o ponto de partida da sua operação de BPO Financeiro pode ser as prestadoras de serviço e com o tempo, pode escalar seu negócio para outras áreas.
4 – Como funciona a gestão de tarefas para BPO Financeiro?
A gestão de tarefas dentro do BPO Financeiro é uma das áreas mais importantes para que a operação ocorra de forma tranquila e prática. Para isso, é recomendado criar um fluxo de trabalho, visando atender áreas como:
- Gestão do fluxo de caixa;
- Contas a pagar e a receber;
- Conciliação bancária;
- Gestão da documentação;
Ao criar rotinas de trabalho para cada uma dessas áreas, é possível tornar a operação mais assertiva, além de atender as necessidades do cliente.
Inclusive, caso queira aprofundar mais seu conhecimento sobre a gestão de tarefas, sugerimos que confira este vídeo: Entenda como funciona a gestão de tarefas para BPO Financeiro.
5 – Melhores ferramentas para fazer BPO Financeiro
Quem oferece serviços de BPO Financeiro sabe que não adianta querer fazer tudo sozinho e manualmente. Isso porque ao adquirir ferramentas para BPO Financeiro, você consegue escalar seu negócio e atender mais clientes de forma muito mais rápida e com qualidade.
Nesse sentido, o ideal é usar sistemas complementares. Por exemplo, a PlayBPO é a primeira plataforma do Brasil pensada exclusivamente em gestão de tarefas para empresas de BPO Financeiro.
Com a PlayBPO, você consegue controlar as tarefas, otimizar seu tempo, gerenciar seus operadores, analisar custos e rentabilidade, fazer a troca de informações com o cliente de forma totalmente segura, entre outros benefícios.
Em seguida, você pode usar o Conta Azul, onde essas tarefas serão executadas, complementando o trabalho já realizado na PlayBPO.
Leia também::: Como conseguir clientes para BPO Financeiro?
6 – Como vender BPO Financeiro?
Toda empresa que tenha uma movimentação financeira precisará de alguém que cuide dessa área. E nem sempre o proprietário tem o tempo ou o conhecimento necessário. Aí entra a importância de contar com um especialista que oferece o serviço de BPO Financeiro.
Um ponto que pode lhe auxiliar na busca por novos clientes é se posicionar dentro de determinado nicho. Por exemplo, você pode atender apenas academias, tornando-se especialista nesse segmento. Ou se sua cidade é menor, vale atuar em cinco áreas exclusivas.
E, como mencionamos, a área da prestação de serviços é um dos segmentos que mais necessita de auxílio na área financeira, logo pode ser um excelente ponto de partida para iniciar sua operação.
Assim que você definir bem seu público-alvo, é crucial montar uma boa proposta de valor para convencer seus potenciais clientes a fecharem com você.
Para lhe auxiliar nesse processo, confira o e-book “”, um guia completo que ensina como vender BPO Financeiro.
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Como você viu, a área do BPO Financeiro tem inúmeras possibilidades. Saber como precificar o serviço, para quem vender e qual é seu público-alvo permitirá ter mais assertividade nas suas operações.
Nesse sentido, a PlayBPO pode ser a sua melhor aliada no dia a dia operacional. Além de possibilitar uma série de automações, a plataforma já vem pré-configurada com todas as tarefas que você precisa para iniciar ou escalar com simplicidade e agilidade no BPO Financeiro. Faça um teste grátis por 10 dias e acelere seus resultados!