Você talvez nunca tenha ouvido falar em rapport, mas provavelmente já usou essa técnica em algum momento da sua vida.

Ela é, basicamente, uma palavra que define a criação de relações entre pessoas. É muito usada principalmente nas técnicas de venda — quando você chama um cliente pelo primeiro nome visando criar empatia, está usando rapport.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o tema? Então, confira o artigo que compartilhamos abaixo, o qual explica mais sobre rapport e como você pode utilizá-lo no BPO Financeiro!

O que é rapport?

Primeiramente, Rapport é uma palavra de origem francesa (rapporter), e que significa criar relação harmoniosa entre pessoas que estabeleceram confiança mútua. 

Construir rapport é como os humanos se conectam, identificam sentimentos compartilhados e estabelecem uma comunicação bidirecional. Dessa forma, ele se desenvolve a partir de conversas significativas e uma vontade de abraçar diferentes pontos de vista.

Rapport é importante porque nos permite conectar e construir relacionamentos com os outros. Promove a conexão com os outros em um nível pessoal e ajuda a estabelecer ambientes de vida e trabalho confortáveis. 

Um ótimo relacionamento facilita o desenvolvimento da inteligência emocional e das habilidades interpessoais. E com melhores habilidades, vendemos mais, nos relacionamos melhor com os clientes, e maximizamos nossos ganhos.

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Vantagens do rapport para as empresas

Construir rapport ajuda a alcançar a confiança mútua e a compreensão entre duas ou mais pessoas. Isso leva a uma escuta profunda, conversas significativas e relacionamentos gratificantes em que todos os envolvidos se beneficiam. 

Quando você dedica um tempo para estabelecer um relacionamento, abre portas para que outras pessoas se alinhem com você e com a missão do seu negócio. 

Você constrói confiança, que é o primeiro passo para ganhar influência e influenciar os outros, duas táticas vitais para vendas e liderança. Mas há outros motivos para usar rapport, tais como:

1. Fideliza clientes

Você fez a venda – mas ainda precisa manter clientes e clientes voltando. A construção de relacionamento é a pedra angular da fidelidade do cliente e da estratégia de negócios bem-sucedida. 

Em vez de pensar em uma empresa como um conjunto de políticas e operações, pense nela como um conjunto de pessoas trabalhando em direção a uma meta compartilhada, na qual você está sempre se esforçando para fornecer a melhor experiência ao cliente.

E quando alcança isso usando as técnicas do rapport, tudo fica mais fácil e a fidelização do cliente se torna algo automático no seu negócio.

2. Melhora a comunicação

Construir um relacionamento com as pessoas com quem você precisa trabalhar para realizar as tarefas é benéfico. 

Mais importante ainda, ajuda você a entender a melhor forma de se comunicar com as pessoas ao seu redor e seus clientes de BPO Financeiro. 

Isso pode tornar o trabalho conjunto em direção a um objetivo comum mais eficiente e agradável para ambas as partes.

3. Faz perguntas mais envolventes

Todos nós já estivemos nessas conversas unilaterais, e isso no BPO Financeiro é terrível. Quando as conversas são desequilibradas, isso cria conexões ruins. É por isso que fazer perguntas envolventes e ponderadas é tão importante. 

Para fazer isso dentro do BPO Financeiro, pense no núcleo do que você gostaria de saber sobre essa pessoa. O que você espera aprender? Que tipo de perguntas permitirão que você estabeleça uma base sólida para um relacionamento? Quais são seus objetivos?

Depois de identificar o que você gostaria de obter da conversa, você pode formar as perguntas apropriadas para combinar. Certifique-se de estar ativamente engajado, fale menos e ouça mais as respostas, em vez de planejar sua próxima pergunta. 

4. Melhor liderança e respeito

Um relacionamento forte e saudável é construído com empatia e respeito. Empatia e respeito são componentes-chave para construir confiança. 

Este último e último passo é mais um elemento fundamental a ser seguido em todas as suas interações interpessoais dentro do BPO Financeiro. 

Lidere com empatia e um desejo sincero de entender e conhecer a outra pessoa. Além da empatia, lidere com respeito. 

Trate a outra pessoa como gostaria de ser tratado. Ao fazer isso, você estará melhor posicionado para construir um relacionamento de forma mais eficaz no seu ambiente de trabalho e com os clientes.

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Como utilizar o rapport no BPO Financeiro?

Como foi possível acompanhar até aqui, o rapport é uma técnica que pode ser usada em qualquer área empresarial, e também em nossa vida pessoal. Ela permite nos conectarmos de forma mais próxima e respeitosa às pessoas, e o resultado é uma relação de confiança mais intensa.

E quando se fala em confiança, no BPO Financeiro isso é essencial. Afinal, é a gestão financeira de empresas que o operador de BPO terá como responsabilidade.

Por isso, usar as técnicas de rapport no BPO Financeiro pode fazer toda a diferença para seu crescimento enquanto negócio, e se tornar uma referência dentro da área.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é rapport e como ele pode ser benéfico para sua operação. E para aprofundar mais seu conhecimento, confira também nosso artigo “5 dicas de como conseguir mais clientes na contabilidade