Muitas empresas oferecem o BPO Financeiro, mas não organizam um plano de negócios antes de iniciar a operação. E com isso, o que não faltam são problemas e pouca resolução.

Por isso, uma das primeiras etapas para quem deseja iniciar na área do BPO Financeiro é elaborar um Plano de Negócios. É ele quem definirá sua operação, onboarding de clientes, público-alvo, concorrência, entre outros.

Para lhe ajudar a montar o seu, preparamos abaixo um passo a passo que você pode aplicar hoje mesmo na sua operação de BPO Financeiro. Confira!

O que é um Plano de Negócios?

Um plano de negócios é, de acordo com o Sebrae, um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. 

Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. De modo geral, podemos dizer que o plano de negócios é importante tanto para quem está iniciando sua operação no BPO Financeiro, quanto para quem está ampliando o seu leque de soluções.

Vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Leia também::: O que é BPO Financeiro e quais as vantagens para seu escritório contábil

Passo a passo para montar um plano de negócios de BPO Financeiro

Preparado para montar seu plano de negócios de BPO Financeiro? A seguir explicamos quais são os passos que todo documento deve incluir para que todos trabalhem na mesma direção, capazes de levar sua operação a alcançar o sucesso com mais facilidade.

1. Sumário Executivo

Primeiramente, você deve revisar os aspectos mais importantes que você incluirá no plano de negócios, que mais tarde será explicado com mais detalhes. 

2. Análise de mercado

O segundo passo para elaborar um plano de negócios para BPO Financeiro é fazer uma análise de mercado, com um estudo dos clientes, dos concorrentes e dos fornecedores que possam lhe ser úteis.

Sobre os clientes, é importante definir qual será seu público-alvo. Por exemplo, pode oferecer BPO Financeiro para um segmento em específico, o qual tenha maior familiaridade. 

Enquanto, no plano de negócios você analisará se há demanda, qual o ticket-médio que pode cobrar, e se há outras oportunidades.

Em relação aos concorrentes, é analisar se há outros operadores de BPO Financeiro que já atuem na sua cidade ou região, e que clientes eles estão atendendo.

3. Plano de Marketing

O terceiro passo de um plano de negócios é o Plano de Marketing. É ele que determinará que ações você tomará para divulgar seu negócio. Por exemplo, você já tem site? Usa redes sociais? Que canais estão seu público?

No Plano de Marketing estará descrito o que será necessário fazer para atingir seus objetivos e conseguir destaque com sua operação de BPO Financeiro.

4. Plano Operacional

Além disso, outro item importante no plano de negócios é o Plano Operacional. Nele você apontará como será sua operação, que espaço físico ocupará, e também qual será sua capacidade de atendimento, prevendo situação atual, e o que será necessário para ampliar sua capacidade. 

Além disso, listará seus processos operacionais, e o que será necessário para melhorá-los ou ampliá-los. Pode ser a compra de equipamentos ou softwares ou plataformas a fim de otimizar sua operação.

5. Plano Financeiro

Até mesmo um plano de negócios de BPO Financeiro precisa também de um Plano Financeiro. Afinal, como qualquer negócio, você precisará de investimento inicial para atender clientes.

Você sabe quanto precisa? Tem tal capital ou será necessário buscar financiamentos? Quais linhas de crédito existem? Essas são questões que precisam estar claras no seu plano de negócios.

6. Construção de cenários

Na fase de construção de cenários do plano de negócios, você simulará situações e valores para seu negócio. É importante que tais cenários vislumbrem situações pessimistas e também otimistas.

Isso visa prepará-lo para que esteja pronto quando qualquer um dos cenários venha surgir. Por exemplo, no pessimista pode ser a falta de clientes ou aumento de custos. Você sabe o que fazer caso isso aconteça? Seu plano financeiro prevê isso?

No cenário otimista pode ser crescimento da base de clientes. Você precisa contratar mais pessoas? Qual o custo disso? Vale a pena? Responda tudo isso no seu plano de negócios.

Leia também::: Vender serviços contábeis: conheça 7 técnicas poderosas

7. Avaliação estratégica

Por fim, finalize seu plano de negócios do BPO Financeiro com uma avaliação estratégica. Veja quais seus pontos fracos e fortes, e quais as oportunidades e ameaças que podem surgir.

Ter isso descrito no seu plano de negócios ajudará você a enfrentar todos os desafios de forma mais tranquila quando elas surgirem. E tenha certeza: elas surgirão!

Conheça a PlayBPO 

E aí? Conseguiu entender como fazer seu plano de negócios para o BPO Financeiro? Com ele, será muito mais fácil iniciar sua operação, se consolidar no mercado e atrair cada vez mais clientes.

Para lhe ajudar no processo, não esqueça de contar com uma plataforma de gestão de tarefas especializada em BPO Financeiro. Ela torna o processo de atendimento dos clientes mais fácil e otimizado, lhe dando mais tempo para buscar novos e com isso ampliar seu faturamento.

Nesse sentido, a PlayBPO é referência na área, com uma plataforma completa e elaborada por profissionais que já atuam com BPO Financeiro há alguns anos. A plataforma da PlayBPO é a maneira mais simples para controlar tarefas e processos da sua empresa.

Esperamos por fim que os passos para montar seu plano de negócios de BPO Financeiro sejam úteis e, para conhecer nossa plataforma e fazer um teste grátis, clique aqui e converse com nossa equipe!