Encontrar novos clientes pode ser um desafio para alguns escritórios de contabilidade. Porém, a solução que muitos profissionais encontraram é o marketing digital na contabilidade.

Quando falamos de marketing digital temos muitas opções, mas neste artigo vamos te dar algumas alternativas simples e práticas que você mesmo pode aplicar com excelentes resultados. 

Dessa forma, saberá o que produzir para as redes sociais, e com isso se aproximar ainda mais dos atuais clientes, ao mesmo tempo que vai criando conexão com outros potenciais interessados no seu trabalho. Siga a leitura e confira!

A importância do marketing digital na contabilidade

Em poucas palavras, o marketing digital é a forma de promover uma marca ou um produto por meio de mídias digitais, como blogs, redes sociais, anúncios na internet, aplicativos, etc.

Uma de suas grandes vantagens é que você pode segmentar os potenciais clientes e, dessa forma, atingir o público específico que deseja alcançar, para que seus esforços sejam mais eficazes.

Existem várias formas de divulgar algo na Internet, algumas pagas e outras gratuitas ou com custos muito baixos. Mas algo que precisamos ter em mente quando se fala em marketing digital na contabilidade, é ter uma estratégia digital bem elaborada.

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Construa uma forte presença online

O primeiro passo para qualquer estratégia digital de sucesso é construir uma marca forte, com autoridade e domínio sobre algum aspecto e uma presença online bem diferenciada e de alto valor agregado. 

Se você não fizer isso, qualquer outra coisa que você fizer será um desperdício de tempo e dinheiro, e isso não acontece da noite para o dia. Como uma empresa em crescimento, é importante ser paciente com a quantidade de trabalho necessária para criar uma campanha de marketing digital na contabilidade. 

Quando você encontra um escritório local ou um escritório de advocacia com forte presença online, pode apostar que levou algum tempo para chegar a essa posição. Nem dias, nem semanas, nem meses. 

E para isso, o primeiro caminho é ter uma estratégia de conteúdo, na qual você definirá qual é seu público-alvo, sua persona ideal, estabelecer linhas editoriais e, com base nisso, ter seu calendário de conteúdo, no qual fará a previsão do que será postado em suas redes sociais.

Ou seja, mais que atuar apenas como um “fazedor de posts”, é fundamental que o trabalho do Social Media responsável pelo marketing digital na contabilidade tenha o conhecimento estratégico para se comunicar de forma assertiva com sua audiência. Isso gera mais engajamento e, como consequência, mais negócios.

O que postar nas redes sociais?

Com base na estratégia de conteúdo, fica mais fácil saber o que postar nas redes sociais, potencializando o marketing digital na contabilidade. E entre as sugestões, essas 5 sempre dão certo:

1. Conte uma história

Os humanos contam histórias há milhares de anos. Acontece que histórias bem elaboradas fazem nosso cérebro liberar ocitocina, um poderoso neuroquímico que nos ajuda a nos sentirmos mais conectados aos outros. 

Pegue esta ideia e conte a história de como começou sua contabilidade, a jornada para chegar onde está, o que foi necessário para fazer seu negócio decolar e a difícil jornada para arrecadar dinheiro para sua empresa. 

Você estabelecerá uma conexão poderosa com seu público que pode valer a pena nos próximos anos.

2. Seja você

Ser autêntico nas redes sociais é fundamental. Afinal, a maioria dos usuários de redes sociais está na plataforma para interagir com sua família e amigos. Então aja e poste da maneira que você faria normalmente na vida real!

Isso pode permitir que sua marca pareça mais pessoal, ao mesmo tempo em que aumenta o engajamento. Fãs e consumidores provavelmente apreciarão mais postagens com esse tom de voz do que se sentirem que estão interagindo com robôs.

3. Tire dúvidas

Toda estratégia de conteúdo para redes sociais deve pensar no marketing digital na contabilidade como uma grande e incrível seção de perguntas frequentes. 

Por exemplo, se você está respondendo a todos os problemas e perguntas que seus clientes fazem de maneira detalhada e criativa, você será a escolha óbvia quando eles estiverem prontos para contratar algum contador. 

Literalmente, compartilhe o que você diz às pessoas todos os dias, para que os clientes possam aprender mais sobre o assunto e também sobre o seu negócio. 

4. Tenha conteúdo inspirador

Ninguém quer entrar em sua conta e ser bombardeado com negatividade! É por isso que sua página deve ser o mais positiva possível. Há tantas coisas positivas sobre as quais você poderia postar!

Pode ser suas conquistas, enaltecer a conquista de seus clientes ou parceiros, enfim! Ideias não faltam. Pode até mesmo usar alguma frase famosa e com base nela preparar um texto linkando o que o famoso disse com algo relacionado à contabilidade ou mesmo gestão de empresas.

5. Estudos e fatos

Fique atento às novidades e estudos da área contábil e apresente isso de forma resumida aos seus seguidores.  Faça um card criativo que chame a atenção e publique na sua timeline. Temos certeza que sua audiência vai adorar esse tipo de informação.

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Agora é com você!

Como viu, usar as redes sociais para potencializar seu escritório é fundamental. Mas para isso, comece com uma estratégia de conteúdo de marketing digital na contabilidade.

Dessa forma, você terá melhores resultados com suas postagens e alcançará seu objetivo que é atrair mais clientes. Mas vamos de dica extra: tenha consistência em suas postagens, com ao menos três vezes por semana, e use também as novas ferramentas que os aplicativos lançam.

Por exemplo, no Instagram use os Stories e o Reels: o algoritmo do aplicativo entrega o conteúdo de forma mais ampla para quem usa suas ferramentas.

Por fim, esperamos que tenham gostado das ideias sobre o que postar nas redes sociais e marketing digital na contabilidade. Para fazer seu escritório se destacar ainda mais, confira também nosso artigo “7 dicas para fazer o seu escritório de contabilidade crescer”.