Seu escritório de contabilidade nem sempre precisa ser uma pequena empresa que presta serviços a um pequeno número de clientes. Você pode crescer e se destacar no mercado!

Afinal, em uma empresa, atrair novos clientes é sempre uma prioridade, principalmente quando se oferece serviços contábeis. Como contador, é muito provável que desenvolver uma estratégia de marketing e vendas possa ser bastante complicado, pois essa não é sua especialidade.

Mas não se preocupe, embora pareça um assunto difícil, as dicas que lhe daremos a seguir requerem pouco ou nenhum  investimento, o que permitirá desenvolver um plano de crescimento para atrair mais clientes e expandir seu portfólio.

Para conferir, é só seguir a leitura!

1. Gere boas avaliações e seja indicado

Hoje, a internet é uma excelente ferramenta para facilitar boas indicações de seus clientes satisfeitos. Você pode pedir a seus clientes fiéis que o recomendem em redes sociais profissionais como o LinkedIn, ou mesmo, no Google Meu Negócio. 

Como incentivo, pode oferecer a eles um benefício quando o indicarem para outra pessoa e você conquistar um novo cliente em potencial devido a essa indicação.

2. Tenha presença digital e amplie sua rede de contatos

Se você já tem um site para seu escritório de contabilidade, isso é excelente, mas não esqueça que essa plataforma deve estar sempre atualizada. Além disso, deve conter informações que demonstrem que seu escritório é sério e profissional.

Você também precisa estar presente nas redes sociais em que seu público está para poder interagir e criar conexão. Vale, ainda, participar de eventos relacionados à contabilidade para ampliar sua rede de contatos e networking.

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3. Crie conteúdo interessante para seu público

Você pode criar artigos para seu blog nos quais aborda questões fiscais e tributárias, ou dá conselhos para melhorar o setor financeiro das empresas. 

Divulgue seu conteúdo nas redes sociais, faça lives no Instagram e responda a dúvidas das pessoas. Dessa forma, você criará maior conexão com seu público e verá seu escritório contábil crescer.

4. Aposte em um nicho de mercado

Uma das principais estratégias que você pode utilizar para se destacar, principalmente em regiões onde há muita concorrência, é a segmentação. Pense em uma área de atuação que você goste e foque o seu serviço para esse tipo de cliente.

Você pode ter um escritório de contabilidade que atenda apenas o varejo, apenas empresas da área médica, ou empresas de tecnologia, entre outros. 

Ao unir a contabilidade com algo que você tem interesse ou conhece, torna-se mais fácil encontrar um diferencial e fazer um trabalho muito melhor do que a concorrência. 

Além disso, seus clientes irão confiar muito mais no seu trabalho, por você ser uma referência na área.

5. Concentre-se em seu cliente.

O cliente é um ser curioso: exigente, às vezes toma muito do nosso tempo e nem sempre fica satisfeito, mas o fato é que não podemos viver sem ele.

Nesse sentido, a questão é: como melhorar o relacionamento com o cliente? Você pode começar antecipando suas necessidades, conhecendo suas diretrizes, seus problemas e interesses, detectando e analisando qualquer tipo de dado que permita conhecê-lo em profundidade. 

E isso hoje é possível graças à tecnologia, aos dados que coletamos de cada contato, de cada interação com nosso escritório de contabilidade. Por isso, é importante usar um bom CRM (Customer Relationship Manager), ou mesmo a análise de dados que um aplicativo pode nos oferecer, com visitas ao site, ou conversas nas redes sociais.

Se somarmos a essa análise, teremos muito mais possibilidades de vender mais e melhor e, portanto, ganhar mais. E o cliente ficará mais satisfeito, mais fiel e valorizará muito mais positivamente o trabalho como um todo.

6. Cerque-se dos melhores profissionais

Warren Buffet disse: “Contrate os melhores e deixe-os fazer o que fazem, ou contrate os mais baratos e deixe-os fazer o que você diz”. 

Nesse cenário, vale a pena buscar a excelência não apenas nas suas ações no trabalho, mas também naqueles que o cercam: parceiros, funcionários, colaboradores, fornecedores. 

Por isso, garanta a contratação de bons funcionários, que vão agregar valor ao seu escritório de contabilidade e proporcionarão a entrada de novos clientes.

7. Implemente o serviço de BPO Financeiro

Por fim, nossa dica final para fazer seu escritório contábil crescer é implantar o serviço de BPO Financeiro. BPO é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing, que nada mais é do que a terceirização da gestão de um determinado processo, aqui, no caso, o setor financeiro. 

Logo, o BPO Financeiro consiste na contratação de uma empresa terceirizada para realizar a gestão das finanças  de um empreendimento. E essa empresa que presta esse serviço pode ser seu escritório de contabilidade, que aproveitará os clientes atuais para oferecer mais esta solução.

Além de aumentar seu valor com clientes atuais, um serviço de BPO Financeiro permite que você possa atrair outros que também estejam interessados em terceirizar a gestão financeira.

Tenha uma plataforma como aliada

Para implementar um serviço de BPO Financeiro, é fundamental que você também tenha as ferramentas certas. Isso dinamiza seu trabalho e permite que você consiga atender mais clientes em menos tempo.

Uma das principais plataformas de BPO Financeiro do Brasil é a da PlayBPO. Com ela, é possível fazer toda a gestão de tarefas e gerenciá-las em um único lugar.

Por fim, esperamos que tenha gostado das dicas para fazer seu escritório de contabilidade crescer. E para saber mais sobre BPO Financeiro, confira também nosso artigo “BPO Financeiro: saiba como começar e as principais vantagens para sua empresa”.