O que é BPO: business process outsourcing?

Cada vez mais presente no meio empresarial, o termo Business Process Outsourcing (BPO) é uma tendência nas organizações, que buscam focar no core. 

Cada vez mais  os empreendedores estão de olho no que o mercado tem a oferecer e também o que os clientes têm por necessidade. 

E o serviço de BPO se torna uma vantagem competitiva, além de ser uma vantagem pela redução dos custos . 

Neste material você vai conhecer tudo sobre BPO, vantagens, diferenciais e muito mais. 

Boa leitura! 

O que é BPO: Business process outsourcing? 

O BPO, ou Business Process Outsourcing, que traduzindo seria a terceirização de processos de negócio. Ou seja, é a contratação de uma empresa para realizar uma parte do processo do seu negócio. 

Estes serviços muitas vezes podem ser relacionados a áreas como Recursos Humanos, contabilidade, TI e jurídico. Estes serviços são os que necessitam de conhecimento especializado, mas que não fazem parte do core business. 

Estes serviços, em sua maioria são oferecidos por empresas de coworking ou até mesmo escritórios virtuais, que atendem diversas empresas e que possuem foco, em dar suporte especializado de forma simplificada para o seu cliente, com a automação dos processos. 

Como funciona o BPO? 

A intenção do Business Process Outsourcing é de facilitar os processos de outras empresas, oferecendo mecanismos que estão ligados à tecnologia da informação, com isso, oferecendo inúmeras vantagens para as organizações que necessitam deste serviço. 

E este serviço pode ser oferecido de duas formas, seja na sede do cliente, ou na empresa de BPO. Isso pode variar de acordo com a empresa e do que será oferecido.

Dependendo do serviço, como é o exemplo do BPO financeiro, dependerá de uma integração entre a empresa que oferece e a empresa que recebe.  

Além, de que com a integração, as informações são compartilhadas de forma sempre transparente e objetiva. 

Qual a diferença entre terceirização e BPO? 

No primeiro momento, quando apresentado o BPO pode parecer muito semelhante ou igual a terceirização. Por isso, trouxemos aqui as diferenças. 

Mesmo que seja comum “prestar” serviços de BPO, ao contratar a empresa recebe muito mais do que uma terceirização tradicional e que já é oferecida por outras empresas. 

A terceirização pode ser caracterizada como, a entrega de um serviço simples, com mão de obra qualificada para determinado projeto de sua empresa, ou até mesmo para uma área que necessite. 

Já no Business process outsourcing, é muito mais que isso, com a contratação o cliente recebe toda a estratégia, tecnologia, expertise e também o processo completo realizado por um setor de uma empresa qualificada e focada em seu cliente. 

Além de oferecer uma avaliação completa, e logo após a empresa contratada desenvolve um modelo de serviço que atenda as necessidades deste cliente, atuando para melhorar os processos, trazer relatórios e possíveis melhorias. Não se trata apenas de  um repasse das atividades. 

Vantagens do Business process outsourcing

Ao repassar suas atividades que não fazem parte do core business, você ganha em muitos aspectos. 

Com o apoio de outras empresas, e outras pessoas cuidando de assuntos específicos você ganha eficiência, diminuição de custos, estrutura física, redução no quadro de funcionários e muitas outras.

As vantagens são inúmeras, sendo algumas que sua empresa também pode ganhar. 

  1. Otimização do tempo 

Quando tem-se uma empresa focada em atividades específicas, desenvolvendo, organizando, analisando, os colaboradores podem dedicar tempo em outras atividades, outros projetos. Estando focado em suas atividades principais, a qualidade do serviço se torna muito maior. 

Assim, ninguém estará sobrecarregado de trabalho, além de sobrar espaço físico, já que as demandas estão normalmente sendo realizadas na sede da empresa contratada. 

  1. Economia 

Os gastos que teriam normalmente com profissionais especializados para cada uma das atividades, além de continuar incentivando a atualização destes funcionários pode ser simplesmente substituído pelo investimento em BPO, sendo que o valor será muito menor.

Além de todos os encargos trabalhistas, benefícios, treinamentos, além disso, os processos de contratação ou desligamentos, que ao ter BPO, você elimina essa responsabilidade.  

  1. Conhecimento 

Ter BPO é ajuda de profissionais especializados, que buscam o que o mercado de tem de mais atual, o que os concorrentes estão realizando, além de já possuir experiência. 

Isso significa que você terá suas atividades nas mãos de especialistas, sendo atendidas com eficiência, qualidade e agilidade. 

Outro ponto muito importante, é que quando você precisar tomar todas decisões, o conhecimento da empresa, pode te acompanhar, dando direcionamentos, conselhos, realizando análises dos impactos que isso pode provocar, em sua empresa. 

Caso você opte por realizar de forma interna essas atividades que podem ser realizadas por empresas qualificadas, além de montar um quadro de funcionários, você terá que investir constantemente em atualizações e treinamentos. 

Como escolher uma empresa de BPO? 

Agora que você já conhece como funciona o Business Process Outsourcing, vamos falar um pouco a respeito de como escolher uma boa empresa para realizar este serviço para você.   

É fundamental que você escolha a mais adequada empresa, e que se encaixe diretamente em suas necessidades e estratégias. 

Ao escolher a organização busque verificar os conhecimentos e competências na área, além de ter a existência de consultorias para as atividades, faça questão de garantir a automação dos processos, tendo assim a integração das atividades.

Verifique se algum empreendedor indicaria a empresa para seu negócio, e também verifique o valor investido, para ter certeza de que se adequa ao seu orçamento. 

Como realizar a implantação de Business Process Outsourcing?

Como vimos, implementar BPO pode ser muito vantajoso com a redução de custos, por exemplo. Mas antes deste processo, é importante estar atento a algumas questões. 

Mesmo tendo empresas focadas nas atividades, é preciso que mantenha seu planejamento estratégico rigorosamente. 

Ao não seguir seu planejamento, algumas coisas podem não sair como deseja, como ter que diminuir o quadro de funcionários, ter que reduzir seus investimentos e com isso, seus objetivos dificilmente serão alcançados. 

Porém, com apoio especializado, realizando as atividades burocráticas, com documentos, ou que precisam de especialistas, sua empresa seguindo suas estratégias, seu negócio com certeza irá crescer e você terá menos preocupações. 

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que o BPO ajude sua empresa a crescer mais. No nosso blog você encontrará uma variedade de materiais sobre diversos assuntos. 

Você pode conhecer o Guia completo do BPO e saber mais sobre este serviço que está tão atual no mercado. 

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