Cada vez mais presente no meio empresarial, o termo Business Process Outsourcing (BPO) é uma tendência nas organizações, que buscam focar no core. 

Conforme os anos vão passando, os empreendedores estão de olho no que o mercado tem a oferecer e também o que os clientes têm por necessidade. E, o serviço de BPO Financeiro se torna uma vantagem competitiva, além de chamar atenção pela redução dos custos . 

Neste material você vai conhecer tudo sobre BPO, vantagens, diferenciais e muito mais. Boa leitura! 

O que é BPO: Business process outsourcing? 

O serviço de BPO pode ser relacionado a áreas como Recursos Humanos, contabilidade, TI e jurídico. Mas, os mesmos, costumam exigir um tipo de conhecimento especializado que não faz parte do core business. 

Por esse motivo, são oferecidos por empresas de coworking ou até mesmo escritórios virtuais que atendem diversas empresas e que possuem foco em dar suporte especializado. Isso porque, seu maior benefício é simplificar a execução de tarefas diárias através da automação automação dos processos. 

Como funciona o BPO? 

A intenção do Business Process Outsourcing é de facilitar os processos de outras empresas, oferecendo mecanismos que estão ligados à tecnologia da informação, com isso, oferecendo inúmeras vantagens para as organizações que necessitam deste serviço. 

E este serviço pode ser oferecido de duas formas, seja na sede do cliente, ou na empresa de BPO. Isso pode variar de acordo com a empresa e do que será oferecido.

Dependendo do serviço, como é o exemplo do BPO financeiro, dependerá de uma integração entre a empresa que oferece e a empresa que recebe.  Além da integração, as informações são compartilhadas de forma transparente e objetiva. 

Qual a diferença entre terceirização e BPO? 

No primeiro momento, quando apresentado, o BPO pode parecer muito semelhante ou igual a terceirização. Por isso, trouxemos aqui as diferenças. 

Mesmo que seja comum “prestar” serviços de BPO, ao contratar um profissional especializado, a empresa recebe muito mais do que uma terceirização tradicional. 

A terceirização pode ser caracterizada como um serviço simples, de mão de obra qualificada, para determinado projeto de sua empresa.

Já no Business process outsourcing, é muito mais que isso, com a contratação o cliente recebe toda a estratégia, tecnologia, expertise e também o processo completo realizado por um setor de uma empresa qualificada e focada em seu cliente. 

Além de oferecer uma avaliação completa, e logo após a empresa contratada desenvolve um modelo de serviço que atenda as necessidades deste cliente, atuando para melhorar os processos, trazer relatórios e possíveis melhorias. Não se trata apenas de  um repasse das atividades. 

Vantagens do Business process outsourcing

Ao repassar suas atividades que não fazem parte do core business, você ganha em muitos aspectos. 

Com o apoio de outras empresas, e outras pessoas cuidando de assuntos específicos você ganha eficiência, diminuição de custos, estrutura física, redução no quadro de funcionários e muitas outras.

Entre elas, estão: 

1. Otimização do tempo 

Quando tem-se uma empresa focada em atividades específicas, desenvolvendo, organizando, analisando, os colaboradores podem dedicar tempo em outras atividades, outros projetos. Estando focado em suas atividades principais, a qualidade do serviço se torna muito maior. 

Assim, ninguém estará sobrecarregado de trabalho, além de sobrar espaço físico, já que as demandas estão normalmente sendo realizadas na sede da empresa contratada. 

2. Economia 

Os gastos que você teria com profissionais especializados para cada uma das atividades diminui. Logo, o investimento em BPO acaba sendo menor do que o investimento na contratação de vários funcionários.

Além de todos os encargos trabalhistas, benefícios, treinamentos, além disso, os processos de contratação ou desligamentos, que ao ter BPO, você elimina essa responsabilidade.  

3. Conhecimento 

Procure profissionais especializados e antenados nas tendências do mercado de BPO Financeiro. Isso significa que você terá suas atividades nas mãos de especialistas, sendo atendidas com eficiência, qualidade e agilidade. 

Outro ponto muito importante, é que quando você precisar partir para a tomada de decisões, o profissional de BPO poderá te direcionar através das análise dos impactos que isso pode provocar na sua empresa. 

Caso você opte por realizar de forma interna essas atividades, você terá que investir constantemente em atualizações e treinamentos. 

Como escolher uma empresa de BPO? 

É fundamental que você escolha a empresa mais adequada, e que se encaixe diretamente em suas necessidades e estratégias. 

Por isso, busque verificar os conhecimentos e competências na área, além da existência de consultorias para as atividades. Exija uma boa automação dos processos, tendo assim a integração das atividades eficiente.

Verifique a indicação e reputação da empresa para seu tipo de negócio, e também, o valor investido que mais se adequa ao seu orçamento. 

Como realizar a implantação de Business Process Outsourcing?

Implementar o serviço de BPO pode ser vantajoso e chamar atenção somente pela redução de custos. Mas, antes disso, é importante estar atento também a outras questões.

É importante focar em manter um planejamento estratégico rigoroso de atividades financeiras da empresa. Afinal, não segui-lo, representa riscos como a diminuição do quadro de funcionários, redução de investimentos, entre outros.

Porém, com apoio especializado na execução de atividades burocráticas, seu negócio com certeza irá crescer e você terá menos preocupações. 

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