A segmentação de mercado dentro do BPO Financeiro é uma parte muito importante para quem deseja se destacar na área.
Isso porque, ao segmentar seu público, fica mais fácil saber quem você deseja atender, qual o perfil do seu cliente, e quais são as dores e necessidades exclusivas que ele possui. Assim, torna-se possível elaborar uma estratégia de atendimento mais assertiva.
Para te ajudar, vamos abordar o que é a segmentação de mercado e qual sua importância para operadores de BPO Financeiro, preparamos o artigo abaixo. Boa leitura!
O que é segmentação de mercado?
A segmentação de mercado é o primeiro passo para determinar a quem direcionar os esforços de marketing, identificando os grupos-alvo.
Para fazer isso, uma empresa divide o mercado global heterogêneo em subáreas homogêneas. Em seguida, desenvolve estratégias de marketing apropriadas para cada um desses submercados. A segmentação de mercado inclui as seguintes etapas:
- Observação de mercado;
- Divisão de mercado;
- Desenvolvimento do mercado graças aos instrumentos de marketing adequados;
Os diferentes segmentos servem para melhor conhecer os grupos-alvo, a partir das necessidades, prioridades, interesses comuns e outros dados psicográficos e comportamentais dos consumidores, dados estes, fundamentais para qualquer estratégia de segmentação de mercado.
Desse modo, a segmentação se baseia nos seguintes critérios:
- Demografia;
- Psicografia;
- Traços comportamentais;
- Conhecimento técnico;
- Situações de uso e compra;
- Benefícios buscados pelos consumidores nos produtos ou serviços;
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Tipos de segmentação de mercado
Com a segmentação de mercado, o empreendedor tenta descobrir a probabilidade de que indivíduos em um determinado segmento apresentem um comportamento específico.
Em muitos casos, um modelo preditivo é incorporado ao estudo para que os indivíduos possam ser agrupados em segmentos identificados.
Segmentação demográfica
A segmentação demográfica divide o mercado com base em características como idade, nível educacional, renda, ocupação e outros dados demográficos. Este é um dos tipos de segmentação de mercado mais simples e amplamente utilizados.
Segmentação comportamental
Na segmentação comportamental, os mercados são divididos com base no comportamento e nos padrões de tomada de decisão dos indivíduos, utilizando como critérios, por exemplo, a frequência de compra, uso do produto ou sensibilidade ao preço.
Um exemplo de segmentação comportamental seria quando compradores mais jovens tendem a comprar sabonete líquido, enquanto consumidores mais velhos podem preferir sabonete em barra.
Com esse conhecimento e a divisão em grupos específicos, os profissionais de marketing podem desenvolver um marketing de produto mais direcionado.
Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica leva em conta os aspectos psicológicos do comportamento do consumidor, dividindo os mercados de acordo com o estilo de vida do consumidor, traços de personalidade, valores, opiniões e interesses.
Grandes mercados, como o fitness, usam a segmentação psicográfica quando classificam seus clientes em categorias de pessoas que se preocupam com uma vida saudável e exercícios.
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica cria diferentes grupos de clientes-alvo com base em limites geográficos. Como os clientes em potencial têm necessidades, preferências e interesses diferentes com base em sua localização geográfica, estudar o clima e as regiões geográficas dos grupos de clientes pode ajudar a determinar onde vender e anunciar, bem como expandir os negócios.
Qual é a importância de segmentar clientes no BPO Financeiro?
No BPO Financeiro, segmentar o mercado permite ter mais assertividade na busca por novos clientes. Ao mesmo tempo, possibilita ao operador de BPO se tornar referência dentro de um determinado nicho de atuação.
Por exemplo, ele pode ter como segmento de mercado o atendimento aos prestadores de serviço. Esse grupo em geral não conta com grandes equipes e tem dificuldades em fazer o controle financeiro da empresa.
Logo, o profissional de BPO que passa a atuar neste nicho buscará se aperfeiçoar cada vez mais no segmento, observando legislações específicas, brechas e oportunidades financeiras para o setor.
Com o tempo, torna-se reconhecido por ser especialista na área e referência quando novos prestadores de serviço buscam pelo BPO Financeiro. Ou seja, se tornará mais fácil atrair novos clientes dentro do mesmo segmento de mercado.
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Escolha seu segmento de mercado
Agora que você já viu o que é segmentação de mercado, e qual a sua importância para suas operações de BPO Financeiro, é hora de colocar essa estratégia em prática.
Faça uma pesquisa sobre as áreas com maior necessidade de BPO Financeiro na sua cidade ou região, qual o perfil de empreendedor e elabore uma estratégia de abordagem desse público-alvo.
Por meio de campanhas em redes sociais, é possível direcionar anúncios com muito mais assertividade para este público, permitindo melhor retorno sobre o investimento.
Além disso, ao se ter um segmento de mercado definido, também se torna mais fácil se posicionar como especialista dentro daquele segmento.
Portanto, coloque a mão na massa e torne-se uma referência em BPO Financeiro por meio da segmentação de mercado. E para saber como escolher qual seu público, confira também nosso artigo “Como escolher o melhor nicho de mercado para BPO Financeiro?”