Uma dúvida bastante comum para quem atua com BPO Financeiro é quanto cobrar pelo serviço. Afinal de contas, como a terceirização da gestão financeira é um modelo relativamente novo, a precificação acaba deixando as pessoas em dúvida.
O BPO Financeiro tem sido cada vez mais procurado pelas empresas que passam por dificuldades na hora de executar corretamente a gestão financeira. Ou mesmo para quem deseja focar na sua atividade principal, e quer que uma equipe profissional conduza a área financeira.
Nesse sentido, surge o profissional especializado na área, mas que às vezes fica em dúvida sobre quanto cobrar pelo serviço. Principalmente àqueles que estão iniciando na área.
E para te ajudar a precificar, nós da PlayBPO preparamos este artigo sobre o assunto. Confira abaixo!
Qual a função do BPO Financeiro?
Um dos primeiros passos na precificação do BPO Financeiro é explicar o que você fará de fato. Vale lembrar que o Business Process Outsourcing, nada mais é do que a terceirização dos processos financeiros de um negócio.
Essa terceirização tem como objetivo transferir atividades que não estejam dentro do escopo de trabalho da empresa para um profissional especializado. Em geral, poucas empresas possuem o conhecimento necessário na área financeira.
Conhecem o dia a dia, mas algumas rotinas que exigem maior dedicação acabam sendo deixadas de lado, ou então sendo feitas de forma equivocada.
Nesse sentido surge o BPO financeiro, cujo objetivo é terceirizar o setor financeiro das empresas com práticas operacionais estratégicas.
Entre as funções do BPO financeiro estão:
- Gestão de contas a pagar;
- Agendamento de pagamentos e recebíveis;
- Conciliação bancária;
- Geração de relatórios;
- Gestão de contas a receber;
- Emissão de notas fiscais e comprovantes;
- Transações e rotinas do financeiro;
- Gestão de documentos.
BPO Financeiro: quanto cobrar?
O próximo passo é saber precificar. E para isso, diversas variáveis devem ser consideradas antes de chegar ao preço final. O ideal é ver como seus concorrentes estão atuando no mercado, e qual o preço médio praticado.
Esse ponto de partida é importante para que você não decida por um preço acima da sua concorrência, e também não muito abaixo — o que pode gerar desconfiança sobre sua capacidade técnica.
Outro passo importante é verificar quantos clientes você conseguirá atender sozinho. Com base nisso, estipule sua hora salário, adicionando ainda os impostos e a margem de lucro que considera ideal.
Se você já tem mais funcionários, analise quantos deles serão necessários para atender um cliente, e novamente aplique o custo da hora salário para fazer sua precificação, também considerando os impostos atrelados.
Leia também::: 5 estratégias de como vender BPO financeiro
Considere as ferramentas necessárias
Realizar o BPO Financeiro exigirá que você use as ferramentas certas para aumentar sua produtividade e assertividade. Além disso, fará você ganhar um tempo significativo na elaboração de planilhas e relatórios.
Nesse sentido, no momento da precificação do BPO Financeiro já considere os valores das assinaturas dessas plataformas. Por exemplo, ao contar com a PlayBPO, você só precisará de mais um sistema financeiro para começar a atuar na área de forma simples e rápida.
A plataforma da PlayBPO já conta com todas as tarefas que você precisa para iniciar no BPO. Além disso, ela é escalável, ou seja, você poderá adicionar novas ferramentas com o passar do tempo, e conforme sentir que são necessárias para a operação.
Dessa forma você ganha agilidade na implantação do BPO e agilidade nas tarefas do dia a dia.
Inclua outros custos
Outros pontos também precisam ser considerados no momento de saber quanto cobrar pelo BPO Financeiro. Lembre-se dos custos fixos e variáveis, impostos, entre outros, na elaboração do seu preço pela prestação do serviço.
Ao atuar como um profissional da área, você se torna uma empresa e deverá considerar todos os custos envolvidos no processo, sob pena de tornar inviável seu negócio.
Para te ajudar a ser mais assertivo na hora de considerar custos, baixe nossa planilha de precificação e aplique a realidade do seu negócio.
Espero que tenha gostado do artigo sobre BPO Financeiro e que o processo de saber quanto cobrar pelo serviço esteja mais palpável para o seu negócio. E caso queira conhecer a plataforma PlayBPO, clique abaixo e agende uma demonstração com nossos especialistas.
Estaremos aqui para te ajudar a iniciar sua jornada no BPO Financeiro do jeito certo!