Cada vez mais as pessoas buscam pela terceirização de serviços. Nesse sentido, saber o que é o BPO financeiro pode ser um grande diferencial de serviço que você pode oferecer aos seus clientes.

A busca pela terceirização ocorre por dois fatores básicos: a falta de tempo e a falta de conhecimento técnico. E, para evitar de cometer erros em uma área tão importante como o financeiro, empresários têm optado em terceirizar com especialistas na área.

Surge então, a importância de especialistas em BPO Financeiro. Para explicar mais sobre esse tema, preparamos o artigo a seguir. Vamos conferir?

O que é BPO Financeiro?

A terceirização de processos de negócios, ou BPO (Business Process Outsourcing) é um método de subcontratação de várias operações relacionadas a negócios. Embora o BPO se aplicasse originalmente apenas a grandes empresas, hoje esse conceito é totalmente diferente e um exemplo é o BPO Financeiro, que pode ser usado por qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Muitas empresas, desde pequenos negócios a grandes indústrias, optam por terceirizar processos. Isso ocorre principalmente porque serviços novos e inovadores estão cada vez mais disponíveis no clima de negócios altamente competitivo e em constante mudança de hoje.

É o que acontece com o BPO Financeiro. Essa modalidade relativamente recente, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos pela possibilidade de dar ao empresário mais tempo para se dedicar a áreas vitais do negócio, enquanto a área financeira fica a cargo de uma equipe especializada.

Por exemplo, por meio dessa terceirização de tarefas financeiras, a equipe contratada cuidará do:

  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão de contas a pagar e receber
  • Conciliação bancária
  • Emissão de boletos
  • Emissão de Nota Fiscal
  • Fechamento de caixa
  • Gestão de documentos financeiros
  • Relatórios financeiros

Como fazer BPO Financeiro?

Para quem deseja fazer BPO Financeiro para terceiros, saiba que essa é uma grande oportunidade. Como explicamos, cada vez mais as empresas buscam a terceirização desse tipo de serviço, e dessa forma, ter o BPO no seu leque de atividades pode ser um grande diferencial. 

Por exemplo, você pode oferecer:

Gestão do fluxo de caixa

Este é um dos serviços mais buscados por quem deseja terceirizar seu financeiro. Afinal de contas, a gestão do fluxo de caixa é complexo e apresenta várias dificuldades para quem não entende de finanças. Por isso, o BPO Financeiro pode cuidar dessa área para o empresário. 

Contas a pagar e a receber

Um cuidado extremamente grande em qualquer empresa é cuidar da área de contas a pagar e a receber. Qualquer lapso nessa área pode representar sérios problemas ao negócio, com furo de caixa e, no caso de contas não pagas, gastos extras com multas, juros e a eventual inadimplência do CNPJ da empresa. 

Conciliação bancária

Ter uma conciliação bancária que realmente seja confiável é outro diferencial que as pessoas buscam. E esse controle pode ser oferecido por meio do BPO Financeiro, permitindo que o empresário tenha total confiança que os valores que ele tem em sua planilha se refletem no saldo bancário.

Gestão da documentação

Este é, de longe, um dos principais motivos que levam os empresários a querer terceirizar o financeiro. O gerenciamento da documentação é um processo burocrático e que requer atenção e muito conhecimento. Com a terceirização, o escritório contratado ficará responsável pela auditoria e arquivamento de todos os documentos financeiros da empresa.

Leia também::: BPO Financeiro, benefícios de usar uma plataforma de Gestão

Conheça a PlayBPO

Se você deseja oferecer BPO Financeiro para seus clientes, então você deve conhecer a PlayBPO. Essa é uma plataforma completa que permite que você consiga automatizar uma série de atividades, ganhando tempo e velocidade no atendimento aos clientes, sem jamais deixar de lado a responsabilidade de uma área tão importante.

Com a PlayBPO você conta com:

  • Área do operador e a área do gestor
  • Cadastro de Cliente – controle todo os clientes em um único lugar
  • Cadastro de operadores (quem executará o serviço)
  • Alertas de vencimento de tarefas
  • Controle de tempo de execução das Tarefas financeiras de cada cliente
  • Cálculo da rentabilidade de cada cliente
  • Agenda de tarefas, reuniões e solicitações
  • Ata de reunião – área específica para descrever o que foi tratado em reunião com o cliente
  • Anexar o Certificado digital e controlar o seu vencimento
  • Resumo das tarefas dos clientes
  • Controle das tarefas financeiras de cada cliente
  • Check list das operações que precisam ser executadas diariamente
  • Classificação das rotinas financeiras (se é uma rotina diária, semanal, mensal ou anual)
  • Controle das solicitações do cliente
  • Controle mensagens recebidas e enviadas para o cliente
  • Agenda por cliente com a possibilidade de anexar documentos
  • Painel para controlar todos os acessos dos clientes

Ou seja, diversas ferramentas indispensáveis para o seu dia a dia estarão a apenas alguns cliques de distância. E o melhor de tudo é que você pode prestar qualquer informação ao cliente sempre que necessário, também de forma rápida e prática.

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