Impossível falar sobre inovação nos serviços para contabilidade sem pensar em BPO Financeiro com Luiz Corrêa, não é mesmo?
O empresário contábil e palestrante Luiz Corrêa é uma das maiores referências no assunto e vem ensinando diversas estratégias para que outros contadores possam fazer as rotinas financeiras dos clientes sem medo.
Afinal, o BPO Financeiro é um serviço com uma demanda cada vez maior e pode ser a oportunidade perfeita para aumentar o ticket médio dos seus clientes. Apenas para você ter uma ideia, um levantamento da Technavio, empresa global de consultoria e pesquisa tecnológica, anunciou que o mercado de terceirização de processos financeiros deve crescer disparadamente entre 2020 e 2024.
Neste artigo, reunimos um guia com alguns ensinamentos, dicas e a melhor ferramenta para realizar o BPO Financeiro na prática. Continue conosco!
Afinal, o que é e como funciona o BPO Financeiro?
O BPO Financeiro é uma solução de terceirização de gestão financeira para empresas que almejam otimizar a operação e garantir melhores resultados financeiros no mercado. O foco é, basicamente, liberar os colaboradores de tarefas operacionais demoradas para que trabalhem em demandas mais relevantes no que se refere ao core business.
Trata-se de um serviço crucial em um cenário onde mais de 60% das empresas fecham as portas em decorrência de uma má gestão financeira ou de uma completa ausência de controle, segundo o Sebrae.
Ao optar pela terceirização, as rotinas do financeiro do cliente passam a ser feitas pelo contador, que pode realizar diversas tarefas como:
- Organização e controle de contas a pagar e a receber;
- Emissão de notas fiscais e boletos;
- Agendamento de pagamentos;
- Conciliação bancária;
- Elaboração do Fluxo de Caixa;
- DRE Gerencial;
O gestor da empresa vai, então, receber informações em relatórios para análise de indicadores e poderá acompanhar a saúde financeira do negócio de forma rápida e descomplicada, conhecendo com precisão todos os seus custos, despesas, pagamentos, recebimentos, situação do caixa e muito mais.
Mas engana-se quem pensa que o contador vai realizar as tarefas manualmente. O BPO Financeiro é inovador porque também faz uso de softwares e sistemas personalizados para a realização e automatização dos processos. Isso possibilita potencializar a eficiência e gerar mais valor para o cliente, que poderá visualizar em tempo real seus números tomando decisões muito mais assertivas.
Passo a passo BPO Financeiro com Luiz Corrêa
Você pretende implementar o serviço na sua empresa contábil, mas não sabe direito por onde começar? Então confira abaixo algumas dicas de ouro do Luiz Côrrea para fazer BPO Financeiro na prática:
1- Descubra se o cliente precisa de BPO Financeiro e trace o perfil do público ideal
Antes da implantação, você precisa entender que tipo de cliente precisa de BPO Financeiro, afinal, não tem nem lógica oferecer o serviço para quem não tem essa necessidade, certo?
Por isso, você deve prestar atenção em alguns sinais claros que indicam a demanda pela solução de terceirização financeira como:
- o cliente não tem equipe ou profissional interno para cuidar do financeiro;
- o cliente tem dificuldade em fazer a gestão financeira do negócio, ora porque falta tempo, ora porque não entende ou gosta da área;
- a empresa dele começou a crescer, mas a estrutura financeira não acompanhou (falta de processos, equipe mal adaptada, etc), trazendo erros constantes, multas por atrasos e problemas na avaliação dos resultados;
- ele faz todo o controle financeiro de forma manual, sem nenhum sistema adequado;
Não é muito difícil encontrar empresários com esse perfil. Então, após identificar quais clientes estão com alguma dessas necessidades, partimos para a próxima etapa, que é definir quais nichos e segmentos sua contabilidade vai atender com o BPO Financeiro. Avalie pontos como o tempo disponível, a expertise da equipe e a complexidade dos potenciais clientes.
Leia também::: Como saber se o cliente precisa do BPO Financeiro?
2- Entenda a razão do seu trabalho
Em cenários cada vez mais competitivos, o comportamento do público também mudou: ele quer que o contador atue de forma cada vez mais próxima, cuidando das burocracias e apontando oportunidades de otimização. Não é à toa que a contabilidade consultiva está em seu auge e o BPO Financeiro surgiu como oportunidade.
Nesse sentido, torna-se fundamental entender que a razão do seu trabalho com o BPO Financeiro é gerar valor ao cliente por meio da realização das rotinas financeiras e da entrega de informações relevantes para orientar as tomadas de decisão dele.
Veja, não é apenas fazer uma tarefa e pronto. Você precisa ser consultivo e tratar a empresa do cliente como se fosse a sua. Esse comprometimento é poderoso e pode gerar desde fidelização até indicações.
Mas lembre-se de que tudo deve ser alinhado, ok? Antes de tudo faça um bom alinhamento para compreender as expectativas do cliente e determinar as responsabilidades, tanto as suas quanto as dele (ex: enviar os dados todo o mês).
3- Organize a “casa”
É impossível começar a fazer BPO Financeiro sem organizar a “casa” primeiro. Em outras palavras, você precisa de uma estrutura operacional consistente com tudo delimitado (prazos, fluxos de informação, etc).
Ao organizar a gestão financeira da sua empresa, você consegue ver o modelo que o seu público precisa para apostar no serviço, sem falar que estará muito mais seguro para gerenciar as finanças dos outros.
Mas, para isso, é necessário padronizar processos e utilizar ferramentas para simplificar o controle financeiro, a emissão de documentos e a importação de extratos bancários, entre outras atividades.
Uma dica interessante após a padronização de processos internos e implementação de ferramentas, é começar a fazer o financeiro de clientes pequenos e que já confiam na empresa contábil.
4- Utilize softwares e sistemas especializados
Ter uma boa ferramenta para fazer a gestão financeira dos clientes é fundamental para organizar seu BPO Financeiro. Isso porque é a tecnologia que vai trazer agilidade, eficiência e centralização de informações, de modo a impactar no desempenho do público atendido mês a mês.
Nesse sentido, Luiz indica o uso de duas ferramentas juntas: a Conta Azul e a PlayBPO.
- Conta Azul: o sistema de gestão financeira reúne todas as funcionalidades necessárias para o controle financeiro, desde automatização de notas fiscais e boletos até importação de extratos bancários, controle de contas a pagar e a receber e relatórios.
- PlayBPO: plataforma desenvolvida exclusivamente para a gestão de tarefas de BPO Financeiro. Com ela, é possível controlar as tarefas de cada cliente, entrar em contato, acessar dashboards com os principais indicadores, gerenciar os indicativos de rentabilidade e muito mais.
Com essas duas ferramentas, você consegue executar seus trabalhos de qualquer lugar, precisando apenas de um computador ou notebook conectado à internet.
5- Delegue o serviço para um colaborador experiente
Mas não basta apenas integrar tecnologia no seu escritório contábil, é indispensável preparar a equipe com excelência, cultura de otimização e processos bem estruturados.
Logo, na hora de delegar tarefas como controle de contas a pagar e a receber ou conciliação bancária, por exemplo, você precisa entender quais profissionais dominam mais a gestão financeira.
Do mesmo modo, a apresentação de resultados e avaliação de dados podem ser direcionadas para um colaborador com expertise consultiva e boa comunicação. Assim, será possível explicar os números para o cliente e entregar mais valor.
Para isso, é indicado investir em cursos, treinamentos e imersões em BPO Financeiro, de modo que o time esteja seguro e preparado para atender as demandas diárias na esfera financeira. O Contador Herói oferece diversas opções de capacitação em BPO e contabilidade consultiva digital, clique aqui para conferir.
Leia também:: Livros de BPO Financeiro: Conheça os principais para quem quer iniciar no mercado.
6- Faça um mapeamento de processos
O BPO Financeiro pode parecer um tanto complexo no início, daí a importância de mapear cada etapa do serviço, criando um fluxo interno consistente.
E aqui não existe um modelo pronto, você precisa ter um entendimento das suas rotinas e processos, bem como os tipos de clientes que serão atendidos. Para isso, vale trocar ideia com outros contadores que atuam com o serviço para compreender melhor como botar em prática.
Outro ponto relevante, que até já mencionamos, é a necessidade de padronizar as tarefas, escolher as ferramentas, desenhar uma rotina financeira e identificar oportunidades de melhorias, sempre com atenção ao desempenho das atividades.
Ao final dessas delimitações, você conseguirá estruturar uma metodologia própria para realizar o serviço e se diferenciar a partir desse know-how.
PlayBPO: conheça a plataforma de gestão de tarefas de BPO Financeiro
Vimos, neste artigo, algumas explicações sobre o funcionamento do serviço e dicas do Luiz Côrrea para implementar o BPO Financeiro no seu escritório contábil. A tecnologia e a organização são as principais aliadas para fazer esse serviço acontecer sem dores de cabeça e atrasos. Por isso, Luiz utiliza uma ferramenta desenvolvida exclusivamente para atender as rotinas financeiras de seus clientes: a PlayBPO.
A PlayBPO é a primeira e única plataforma de gestão de tarefas de BPO Financeiro do Brasil. Ela é 100% na nuvem e possibilita gerenciar tarefas de forma simples, controlar prazos, padronizar a execução das atividades, trocar dados com o cliente com segurança e muito mais.
O objetivo é libertar o contador de planilhas e papéis, eliminar tarefas repetitivas e atribuir ainda mais produtividade para escalar o negócio. Basta utilizar a PlayBPO e um sistema financeiro, como o Conta Azul, para começar a trabalhar com BPO Financeiro de forma eficiente.
Entre algumas funções da PlayBPO estão:
- Controle das tarefas – Checklist das operações que precisam ser executadas diariamente;
- Dashboard com Indicadores (solicitações pendentes, tempo médio de execução das tarefas, Mensagens não lidas, Índice de satisfação);
- TimeSheet (controle de tempo de execução das tarefas financeiras de cada cliente);
- Área do Operador e do Gestor (controle todos os processos de forma simples.);
- Segurança dos dados (painel para o controle de todos os acessos);
- Agenda de Tarefas (organização de tarefas, reuniões e solicitações.)
- Cadastro de Clientes (controle de todos os clientes em um só lugar);
- Acompanhamento do Cliente (evolução dos clientes na jornada do BPO Financeiro);
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Aproveite para ler também:: BPO Financeiro quanto cobrar? Entenda a precificação no BPO.