O processo de entrada de novos clientes na sua operação de BPO Financeiro precisa seguir um roteiro, como forma de garantir que nada seja deixado de lado.
Chamado de onboarding de cliente, esta etapa precisa ser criteriosamente planejada, prevendo tudo o que é necessário para que o início das atividades ocorra como tem que ser. Desta forma, você também cria uma boa impressão para o cliente e sabe exatamente tudo o que necessita dele para começar os trabalhos.
Para explicar de forma mais clara o que é o onboarding no BPO Financeiro, preparamos o artigo abaixo. Acompanhe a leitura!
O que é onboarding de clientes?
O termo de onboarding de clientes é bastante comum em diversos setores e refere-se ao momento em que o cliente entra na sua empresa.
No caso do BPO Financeiro, o onboarding é conhecido como aquela etapa em que os dados e informações do cliente são solicitados, ele é cadastrado e então você inicia a operação.
Mas para além disso, pense no onboarding como a oportunidade de dar ao seu cliente um roteiro para o trabalho que está por vir: faça perguntas, responda dúvidas, conheça a empresa dele em todos os aspectos possíveis e apresente como a rotina de BPO Financeiro irá funcionar, assim como as atividades que serão realizadas.
Essa integração garante que todos estejam na mesma página quando se trata dos principais detalhes e marcos do projeto, sem abrir margem para conflitos ou insatisfação por falta de alinhamento.
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Vantagens de fazer onboarding no BPO Financeiro
Um processo de onboarding eficaz viabiliza o sucesso e a satisfação e, quando executado e mantido adequadamente, pode inspirar lealdade e indicação.
Além disso, o cliente precisa se sentir bem-vindo desde o início do relacionamento. Isso gera mais segurança entre as partes e permite que ele também conheça como funcionará o processo de atendimento.
Também, neste período, serão esclarecidas todas as dúvidas, serão repassadas as informações, e ele conhecerá profundamente o sistema que utilizará para consultar informações e dados financeiros da empresa.
Dicas para fazer um bom onboarding no BPO Financeiro
Durante o processo de onboarding do cliente será apresentado como funciona a estrutura operacional do BPO Financeiro, quais seus objetivos, prazos e que tipo de relatórios financeiros serão entregues.
As reuniões de integração do cliente também são uma ótima oportunidade para aprender mais sobre seu cliente e como ele opera.
Tire algum tempo para falar de forma geral sobre o que o sucesso significa para você. Faça a mesma pergunta ao seu cliente e, em seguida, converse sobre o que o sucesso significa para vocês dois neste projeto e como podem trabalhar juntos para alcançá-lo.
Use esse tempo para falar sobre os marcos do projeto e como eles se alinham ao seu plano de sucesso.
Além disso, dê ao seu cliente a oportunidade de fazer todas as perguntas restantes e esteja pronto para ouvir. Se você não conseguir responder a uma pergunta específica imediatamente, informe ao seu cliente que você entrará em contato com uma ligação ou e-mail assim que puder.
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Como fazer onboarding no BPO Financeiro?
Especificamente no BPO Financeiro, ter um onboarding bem estruturado é fundamental. E além dos itens que já listamos acima, será neste momento que você pedirá algumas informações, como veremos abaixo.
Etapa de Ativação
- Verificar o que foi tratado no contrato;
- Cadastrar o cliente na PlayBPO;
- Criar/adquirir acesso ao sistema financeiro;
- Solicitar o Certificado Digital e-CNPJ A1;
- Solicitar a senha de acesso ao banco;
- Pedir as demais senhas de acesso;
- Pedir o login e senha da Prefeitura;
- Solicitar o fechamento e vencimento do cartão corporativo
- Solicitar a planilha das despesas recorrentes;
Etapa Estrutural
- Reunião para explicar o financeiro;
- Configura a empresa na PlayBPO;
- Inserir as informações financeiras no sistema;
- Registrar as despesas recorrentes;
- Validar a estrutura financeira do cliente;
- Engajar o cliente no serviço;
- Fazer por 60 dias o ciclo operacional;
- Validar a estrutura financeira do cliente;
Ao seguir as etapas acima, você e o cliente já criarão um forte relacionamento e você terá tudo o que precisa para dar o start nas operações de BPO Financeiro.
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Faça o onboarding dos seus clientes
Como viu, a etapa de onboarding dos seus clientes de BPO Financeiro é fundamental e visa preparar seu escritório contábil para a nova tarefa. Ao estruturar essa entrada de forma planejada, toda sua equipe estará preparada para receber os novos clientes quando eles entrarem.
Assim, cada um sabe também qual a sua função, o que precisa fazer e qual o prazo que terá para entregar determinada solicitação. Em síntese, seu time estará alinhado para prestar o melhor serviço ao novo cliente.
Espero que tenha compreendido como fazer o onboarding de novos clientes no BPO Financeiro. Se você quer saber mais sobre o onboarding no BPO, confira o vídeo sobre o tema que gravamos para o nosso canal do Youtube. Clique aqui.