O que é BPO Financeiro

O que é BPO Financeiro

O BPO financeiro é algo relativamente novo no Brasil. Este é um serviço que poucos empresários estão acostumados a ouvir falar. Por exemplo, o serviço de BPO não é tão comum quanto os serviços que um contador presta.

Porém, alguns empresários já estão buscando e oferecendo esse serviço, principalmente os escritórios de Contabilidade, que são os principais players desse mercado.

No entanto, já existem empresas especializadas na prestação desse serviço. E a tendência é que surjam ainda mais.

Os empresários, ao entenderem esse serviço e utilizarem como uma nova estratégia de negócio, saber quais as suas vantagens, torna-se mais fácil perceber como ela pode aumentar a vantagem competitiva da sua empresa.

Definição de BPO financeiro

Para entender o BPO financeiro, primeiro é preciso saber o significado da sua sigla. Do inglês Business Process Outsourcing, o BPO pode ser traduzido como Terceirização dos processos de negócios.

Logo, o BPO Financeiro é a Terceirização das Tarefas Financeiras de uma empresa. Esse tipo de serviço está em alta no mercado brasileiro, devido a demanda de empresas que estão buscando uma Gestão Financeira mais eficiente.

Os serviços mais comuns prestador por uma empresa de BPO Financeiro são:

  • Controle do fluxo de caixa;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Conciliação bancária;
  • Emissão de boletos;
  • Emissão de Nota Fiscal;
  • Fechamento de caixa;
  • Gestão de documentos financeiros;
  • Relatórios financeiros.

Por que optar pela terceirização?

A Gestão Financeira de uma empresa é um dos fatores que conseguem definir o sucesso ou o fracasso do negócio. Afinal, a maioria das organizações criadas morrem nos seus primeiros 5 anos, segundo o Sebrae, por conta da má Gestão Financeira.

Entretanto, criar seu próprio departamento financeiro pode ser uma tarefa complicada. Visto que o custo para empregar bons profissionais e ainda fornecer todas as ferramentas digitais que eles precisam sairá muito caro.

Nesse cenário, a Terceirização das Tarefas Financeiras (BPO Financeiro) é uma ótima opção, pois consegue garantir serviços feitos por profissionais altamente capacitados e experientes, que tomarão conta da Gestão Financeira da empresa.

Quais as vantagens desse serviço?

O BPO Financeiro é vantajoso tanto para os clientes, quanto para as empresas que oferecem esse serviço.

Isso porque os empresários e Startups começaram a entender a importância de uma excelente gestão financeira para o sucesso do negócio.

Por isso, estão cada vez mais requisitando a Terceirização da Gestão Financeira, já que não possuem muito orçamento para contratar funcionários ou expertise para realizar as tarefas.

Benefícios do BPO Financeiro:

  • Redução de custos ao evitar o recrutamento de novos funcionários;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhoria contínua na execução dos processos financeiros;
  • Mais eficiência na gestão financeira;
  • Minimização dos erros;
  • Maior foco na gestão da empresa.

Como começar o BPO financeiro?

Para quem quer começar a oferecer o BPO financeiro aos seus clientes, seja você um empresário contábil ou um empreendedor de outra área, o primeiro passo é possuir uma plataforma para operar todos os processos, como a PlayBPO.

Em segundo lugar, é preciso que você tenha um perfil empreendedor, saiba lidar com clientes, e tenha interesse por Gestão Financeira.

Esses dois passos são importantes para você começar a oferecer esse serviço aos seus clientes ou ao mercado.

Com isso em mente, basta definir os serviços que serão prestados (a plataforma da PlayBPO já vem parametrizada com todas as tarefas de uma empresa de BPO) e caprichar no marketing da sua empresa de BPO Financeiro.

Acredito que tenha conseguido explicar para você o que é BPO Financeiro, como funciona, seus benefícios e como você pode começar a prestar esse serviço.

Espero que tenha gostado, um forte abraço e até breve!

Rolar para cima