Quando se fala em contabilidade, muitos ainda imaginam aqueles escritórios antigos, cheios de arquivos de aço e repletos de papéis, e contadores à frente de calculadoras de mesa. Mas o fato é que a contabilidade evoluiu para algo moderno e inovador, no qual o BPO Financeiro também contribuiu para a transformação digital.

O BPO Financeiro é na verdade um dos pilares dos escritórios que estão aderindo à chamada Contabilidade 2.0. Nele, além da contabilidade digital, também a terceirização financeira é um dos principais chamarizes para atender aos clientes.

Afinal, em um mundo cada vez mais acelerado, os empreendedores precisam de profissionais cuidando de áreas que não integram o core business do seu negócio. E a terceirização surge como solução.

Para explicar melhor o papel do BPO Financeiro nessa transformação digital da contabilidade, preparamos o artigo abaixo repleto de informações. Confira!

O que é transformação digital na contabilidade?

A transformação digital na contabilidade vai muito além de substituir as calculadoras de mesa por computadores. Na verdade, vai muito além disso!

Ela envolve o uso da tecnologia, da análise de dados, do big data e da inteligência artificial para desburocratizar e automatizar processos. Com isso, lançamentos repetitivos de dados feitos manualmente ficaram para trás e deram lugar às soluções tecnológicas.

O papel também virou quase uma raridade, principalmente com a contabilidade digital, que tornou os processos quase todos digitais, melhorando a comunicação e troca de informações entre clientes e contadores.

Essa inovação na contabilidade, além de demandar novos modelos de negócios para atender aos clientes cada vez mais exigentes, trouxe modernidade para a gestão (geração e envio) das informações tributárias, legais e trabalhistas por meio digital. 

Bons exemplos de projetos que são frutos da transformação digital na contabilidade são SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e E-Social. 

As duas plataformas governamentais recebem os livros contábeis das empresas apenas por meio digital, nos servidores do governo. Isso significa que o envio, a autenticação, a validação e o armazenamento desses documentos só é feita pela internet. 

Leia também::: BPO Financeiro: quais são as perspectivas para o serviço nos próximos anos?

O que é BPO Financeiro?

Com mais tempo nos escritórios contábeis devido a adesão à tecnologia, novos serviços passaram a ser integrados ao dia a dia. E um deles é o BPO Financeiro.

Aliás, o BPO financeiro é algo relativamente novo no Brasil. Este é um serviço que poucos empresários estão acostumados a ouvir falar. 

Para entender o BPO financeiro, primeiro é preciso saber o significado da sua sigla. Do inglês Business Process Outsourcing, o BPO pode ser traduzido como terceirização dos processos de negócios.

Logo, o BPO Financeiro é a Terceirização das Tarefas Financeiras de uma empresa. Esse tipo de serviço está em alta no mercado brasileiro, devido a demanda de empresas que estão buscando uma Gestão Financeira mais eficiente.

Os serviços mais comuns prestador por uma empresa de BPO Financeiro são:

  • Controle do fluxo de caixa
  • Gestão de contas a pagar e receber
  • Conciliação bancária
  • Emissão de boletos
  • Emissão de Nota Fiscal
  • Fechamento de caixa
  • Gestão de documentos financeiros
  • Relatórios financeiros

Qual é o papel do BPO Financeiro na transformação digital dos escritórios contábeis?

Mas você deve estar se perguntando: qual a relação entre o BPO Financeiro e a transformação digital nos escritórios de contabilidade? Na verdade, eles estão diretamente ligados.

Por meio do BPO Financeiro, os escritórios investem ainda mais em tecnologia para atender ao desejo dos clientes — que mencionamos lá em cima. Eles não têm tempo para cuidar das finanças da sua empresa, e precisavam de equipe técnica para isso.

A solução encontrada foi nos escritórios contábeis que já deram um passo à frente em termos de transformação digital e colocaram o BPO Financeiro como uma solução a mais a ser oferecida aos clientes.

E se você ainda não tem o BPO Financeiro no seu escritório, e deseja aproveitar as chances e impulsioná-lo a partir do BPO financeiro, é preciso investir em transformação digital. 

Afinal, como lidar com diversas demandas de empresas realizando suas atividades do modo tradicional? É aí que entra em cena a informatização de processos, o investimento em plataformas de gestão contábil, e o uso da tecnologia como aliada.

E vale lembrar que se posicionar como um expert em BPO Financeiro pode ser um grande diferencial para o seu negócio, se tornando um destaque perante os clientes. Ou seja, a visão estratégica de um contador experiente agrega valor às empresas.

Leia também::: PlayBPO: conheça a melhor plataforma de gestão de tarefas para BPO Financeiro

Então, não perca mais tempo!

Como viu, os escritórios contábeis do futuro — e do presente — precisam ter na transformação digital a mudança do seu modo de agir. Investir em tecnologia não significa trocar pessoas por máquinas.

Significa usar a tecnologia como aliada para tornar os processos mais ágeis, dinâmicos e sem burocracia. É evitar o uso do papel e trocar informações com o cliente 7 dias por semana, 24 horas por dia.

E o BPO Financeiro surge como uma solução a mais para agregar valor ao seu escritório, oferecendo assim um serviço que apresenta alta demanda e rentabilidade. Ou seja, deixar passar essa oportunidade significa querer ver apenas seus concorrentes crescerem.


E temos certeza que você não quer isso, não é mesmo? Então conheça mais sobre o BPO Financeiro e como ele pode tornar seu escritório uma referência. E para aprofundar seu conhecimento, confira nosso artigo “7 dicas para crescer com o serviço de BPO Financeiro”.