Saber como prospectar clientes é uma atividade fundamental em qualquer empresa, que pode ser realizada de diversas formas. E na área do BPO Financeiro não é diferente!
Para começar com uma estratégia eficaz de prospecção de clientes, você deve primeiro realizar uma análise preliminar. Antes de tudo, precisamos conhecer nosso produto ou serviço para saber exatamente a quem ele se destina.
Se queremos obter clientes de forma eficaz, não podemos simplesmente tentar vender para todos. Definir nosso mercado-alvo nos ajudará a focar em atacar o tipo certo de cliente.
Para entender melhor a estratégia de como prospectar clientes para BPO Financeiro, preparamos o artigo abaixo repleto de informações. Confira!
Estratégias de aquisição de clientes
Dentro do mundo do marketing existem 2 metodologias para atrair novos clientes:
- Outbound Marketing
- Inbound Marketing
Embora essas metodologias tenham diferenças entre suas ações e meios de obtenção de clientes, elas não são conflitantes entre si, mas sim se complementam.
Se queremos executar uma estratégia de aquisição de clientes com uma ou ambas as metodologias, é necessário definir o nosso público-alvo. Isto pode ser conseguido através da realização de uma análise do nosso cliente ideal.
Para definir o nosso cliente ideal podemos considerar as seguintes características:
- Sua localização ou área de influência
- Faixas etárias
- Nível de estudos
- Nível socioeconômico ou poder de compra
- Comportamento e estilo de vida
Outbound Marketing
Outbound marketing é o conjunto de estratégias para atrair clientes de forma ativa e passiva.
Ou seja, por meios de marketing e ações como publicidade em redes sociais, buscadores, televisão, rádio, flyers, até mesmo visitas.
A metodologia de outbound marketing foca mais na realização de ações de publicidade ativa e na busca de prospects para convertê-los em clientes.
Inbound Marketing
Inbound marketing é o conjunto de estratégias para atrair clientes passivamente. Ou seja, por meios e ações de marketing, como geração de conteúdo, publicação de artigos e vídeos, guias e tutoriais, direcionados a um determinado público.
Essa estratégia de marketing busca entregar informações de qualidade relacionadas a temas específicos, que possam gerar interesse em nossos produtos e/ou serviços aos clientes em potencial.
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Estude e entenda seu público-alvo
Pode ser lido como algo muito óbvio, mas a maioria dos empreendedores tende a pensar que sabe quem são seus clientes.
No entanto, é preciso analisá-lo repetidamente e fazer um estudo detalhado de quem são realmente os potenciais clientes do seu serviço de BPO Financeiro.
Este é um passo fundamental, pois lhe dará a visão que você precisa para chegar a essas pessoas e, acima de tudo, entender quais são suas necessidades básicas e como sua solução financeira pode satisfazê-las.
Quanto mais fundo você se aprofundar, mais estratégias de vendas e marketing você pode implementar sobre como atrair clientes.
Aproveite ao máximo suas redes sociais
A mídia social é uma plataforma enorme onde muitos clientes em potencial se encontram.
Se você usá-los de forma adequada e estratégica, as redes sociais podem ser uma ótima fonte para aumentar sua base de clientes e construir a reputação da sua marca.
Várias estratégias como postar um bom conteúdo ou fazer anúncios no Facebook ou Instagram pode ajudá-lo a direcionar o tráfego para seu site.
Construa bons relacionamentos que duram ao longo do tempo
Quando você administra uma pequena empresa, torna-se necessário construir um bom relacionamento com seus clientes e também com seus funcionários.
O trabalho em equipe e a coordenação são fáceis quando seus colaboradores têm um bom relacionamento com você.
Se seus clientes tiverem um bom relacionamento com você, eles também o recomendarão para seus amigos e familiares.
Vá além, depois de vender
É essencial que você vá mais longe se quiser que seus clientes continuem com você por muitos e muitos anos.
Está comprovado: se os seus clientes estiverem satisfeitos, o seu negócio continuará a crescer.
Tente ser consistente com seus serviços, seja seu cliente novo ou antigo. Se você tiver sucesso, seu ciclo de vendas continuará sem parar, já que os atuais indicarão seus serviços para seus conhecidos.
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Tenha mais clientes
Como viu, o trabalho de prospectar clientes para o BPO Financeiro deve ser constante. Afinal, quanto mais clientes tiver, maior será seu faturamento.
Além disso, é sempre bom ter potenciais clientes, caso algum dos seus atuais resolvam sair. Assim você pode preencher a lacuna e não ter qualquer baixa financeira.
Esperamos que tenham gostado do artigo sobre como prospectar clientes para BPO Financeiro e, para seguir aprofundando o conhecimento no tema, confira também nosso artigo sobre “Quanto cobrar pelo BPO Financeiro? Entenda a precificação no BPO”.