Como funciona para abrir um escritório de contabilidade?

Abrir um escritório de contabilidade pode ser um sonho para muitos contadores recém-formados que querem ingressar no empreendedorismo. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o empreendedorismo apresentou um crescimento significativo nas últimas duas décadas, ao considerar que cerca de 20% da população adulta está envolvida na abertura de uma empresa ou possui um negócio com cerca de 3 anos de funcionamento. 

Estudos como esse mostram o quanto empreender está presente no brasileiro e os contadores não poderiam ficar de fora dessa. Eles desenvolvem um trabalho crucial, sendo empreendedores e contadores ao mesmo tempo, uma vez que abrem seus escritórios contábeis para ajudar pessoas e empresas que necessitam de expertise na área. 

Se você está pensando em abrir um escritório contábil, este conteúdo foi feito especialmente para você. Aqui vamos explicar alguns procedimentos e abordar algumas dicas para que seu negócio entre no mercado com o pé direito. Boa leitura!

Como abrir um escritório de contabilidade?

1- Faça um plano de negócios 

O primeiro passo quando se quer abrir um escritório contábil, é pensar no plano de negócios, pois ele é fundamental para o bom funcionamento de todos os processos.

Esse documento deve conter informações importantes para a estruturação como:

  • Quais serviços vai oferecer (Contabilidade Digital, BPO Financeiro, Abertura de Empresa?)
  • Qual será o público-alvo 
  • Qual seu diferencial em relação à concorrência
  • Viabilidade do seu escritório de contabilidade em relação ao mercado 
  • Valor necessário para investir inicialmente
  • Se o escritório será generalista ou escolherá um nicho para atuar

Além disso, você pode contar com o apoio do SEBRAE, que possui um guia que ensina passo a passo, como fazer um bom plano de negócio. 

Veja também: BPO Financeiro: quanto cobrar pelo serviço?

2- Realize pesquisas de mercado 

Para começar a abertura do escritório contábil, é muito importante que você conheça qual a área que você vai investir, conhecer os desafios, riscos e oportunidades. 

Conhecendo bem onde você vai iniciar o seu projeto, as chances de correr riscos serão muito menores. 

Por isso, realize uma boa pesquisa de mercado, procure saber quais são as necessidades de seus clientes e as estratégias de seus concorrentes para realizar um planejamento assertivo.

3- Monte um planejamento financeiro 

Um bom planejamento financeiro é fundamental para a saúde financeira a longo prazo, já que com ele você pode perceber se seu negócio está se tornando rentável e saber quais ações desenvolver para alcançar suas metas. 

Esse instrumento também possibilita ter um fluxo de caixa mais sustentável e organizar valores futuros para investimentos.   

Para realizar seu planejamento financeiro, existem algumas ferramentas que podem ajudar como a Análise SWOT, 5W2H e o ciclo PDCA. 

4- Defina sua localização 

Com certeza você quer que seus clientes encontrem você, por isso dedique tempo pesquisando lugares para ter a melhor localização.

Procure não ficar longe de centros comerciais da sua cidade, optando por locais de fácil acesso para antigos e novos clientes. 

Planeje visando também seus deslocamentos, quando necessário, para atendimentos, ou suas visitas a órgãos necessários para realizar seu trabalho, como a Receita Federal e Secretaria da Fazenda e Junta Comercial. 

Quanto menos tempo perder com deslocamentos, mais produtividade terá nas atividades diárias.

5- Pense no espaço 

Ao pensar na localização, é importante também organizar a estrutura do seu escritório, sobretudo se ela comporta todas as necessidades para melhor atender seus clientes e realizar as tarefas do dia a dia. 

Tenha preferência por um espaço onde seja possível ter uma recepção, uma sala para reuniões e uma sala para cada contador. 

Vale lembrar que caso você opte por utilizar ferramentas para integrar as atividades com os funcionários e clientes, você poupará espaço de armazenamento físico de documentos. 

Ao pensar no espaço, não esqueça de levar em conta o número de funcionários, equipamentos  e demais ambientes necessários para um pleno funcionamento das operações.

6- Padronize seus processos 

Ter uma rotina de trabalho padronizada é fundamental para a melhor realização das atividades da sua contabilidade.

Por isso, crie um método de trabalho, com planejamentos, processos e calendário. 

A organização e otimização do trabalho tornam-se muito importantes, pois a demanda de trabalho é crescente e você precisa se organizar para atendê-la.

7- Foque em qualidade 

Se você quer abrir um escritório de contabilidade, precisa entender que para ter muitos clientes deve pensar na qualidade do serviço oferecido. 

O cliente busca por bons serviços, que atendam as necessidades e que livrem ele de dificuldades e burocracias.

Por isso, foque em  entregas eficientes, com agilidade, ótima qualidade e preço justo. Utilizar ferramentas tecnológicas, aqui, pode ajudar muito.

8- Trabalhe o marketing 

Seu negócio precisa se tornar conhecido, então se torna essencial esquematizar a estratégia de marketing.

Com uma boa estratégia de divulgação, você conseguirá atrair novos clientes para serem atendidos pela sua empresa. 

A dica é focar em redes sociais e no site de sua contabilidade, criando conteúdos especiais para seus clientes, assim como tirar as maiores dúvidas que possam aparecer sobre o negócio deles e como fazer a contabilidade. 

Vale pensar, também, que muitos clientes consomem marketing offline, logo pode ser uma boa pedida investir em folders, cartazes, outdoors, jornais e revistas. Mas lembre-se: estude as possibilidades com calma e se houver dificuldades, busque ajuda de alguma agência especializada no assunto.

9- Organize sua documentação 

Para que uma empresa funcione de forma correta, é necessário estar com toda a documentação organizada. Por isso, não deixe de lado essa parte tão importante. 

Com todos os papéis em dia, você garante que não tenha problemas com os órgãos da sua cidade, estado e até mesmo país. 

Pesquise quais os documentos que você precisa ter em dia e regularize seu escritório contábil nos seguintes locais: 

  • Prefeitura de sua cidade (obtenha o alvará de funcionamento);
  • Corpo de Bombeiros;
  • Registro no Conselho Regional de Contabilidade;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • Receita Federal.

10- Tenha conhecimento técnico 

Esteja atento aos conhecimentos da área, as novas ferramentas e o que o mercado tem a oferecer para seus clientes, além de montar um time de profissionais contábeis com bagagem na área. 

As normas específicas da área de contabilidade também devem estar em dia, já que as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) regularizam o regimento de todo o país, sendo fundamental que todos os escritórios adotem. 

Normas técnicas

  • Normas Completas
  • Normas Específicas
  • Normas Simplificadas para PMEs
  • NBC TA — de Auditoria Independente de Informação Contábil Histórica
  • NBC TI — de Auditoria Interna
  • NBC TO — de Asseguração de Informação Não Histórica
  • NBC TR — de Revisão de Informação Contábil Histórica
  • NBC TSC — de Serviço Correlato
  • NBC TSP — do Setor Público
  • NBC TP — de Perícia.

Normas profissionais

NBC TG — Geral

NBC PA — Auditor Independente

NBC PP — Perito Contábil.

11- Faça um planejamento de longo prazo 

Mesmo com o plano de negócios em mãos, planeje ações a longo prazo. Com o planejamento, você pode traçar suas metas futuras para continuar promovendo o crescimento do seu próprio negócio. 

Além disso, seus funcionários trabalharão mais motivados pelos projetos futuros, almejando crescer junto com a empresa, já que terão também maior direcionamento de carreira.

Outro ponto importante, é que você sempre terá uma visão de onde está e aonde quer chegar, com ações e investimentos cruciais para atingir cada objetivo.

Não esqueça que além de contador, você também será empreendedor, por isso esteja atento ao mercado, aos seus colaboradores, clientes e investimentos. 

Gostou do nosso conteúdo? Esperamos ter ajudado nesse novo ciclo com o empreendedorismo. Confira também o artigo O que é BPO Financeiro e saia na frente de outros escritórios de contabilidade. 

Não esqueça de nos acompanhar no Facebook, Instagram e Youtube sempre temos conteúdos com dicas e conteúdos muito interessantes para empreendedores da área de contabilidade. 

Rolar para cima