Afinal, como escolher o melhor nicho de mercado para BPO Financeiro? Essa dúvida martela na cabeça de muitos contadores que começam a oferecer o serviço. E é compreensível, já que poucas decisões têm um impacto tão direto quanto a escolha de quem você irá atender no seu negócio.
Ao conhecer as características e necessidades de seus potenciais clientes, é possível criar ações personalizadas e com isso maximizar seus ganhos. Ou seja, você pode oferecer BPO Financeiro para uma área que tenha mais conhecimento, mais oportunidades e, assim, executar seu trabalho de forma mais rápida e prática.
Para saber como escolher o melhor nicho de mercado de BPO Financeiro, confira as dicas que preparamos abaixo. Boa leitura!
O que é um nicho de mercado?
O nicho de mercado é um segmento formado por consumidores com características semelhantes, cujas demandas não estão totalmente satisfeitas com a oferta atual dos principais fornecedores do setor.
Trata-se de um público que possui necessidades e interesses específicos. Portanto, representa uma oportunidade para os empreendedores, que poderão se especializar e prestar um serviço de qualidade.
Além disso, os públicos que compõem esses nichos de mercado também estão dispostos a pagar mais por essas soluções sob medida, o que pode levar a retornos mais altos para o seu negócio de BPO Financeiro.
Dessa forma, você pode se tornar um expert no assunto, sendo reconhecido como referência na área e atraindo mais clientes para a sua operação.
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Como escolher um nicho de mercado no BPO Financeiro?
Para escolher um nicho de mercado no BPO Financeiro, você pode seguir as seguintes etapas:
Determine os problemas que você pode resolver
Antes de começar a procurar nichos de mercado interessantes, determine quais são suas habilidades e talentos. Se você já tem uma empresa de BPO Financeiro, concentre-se em seus pontos fortes e nos recursos que ela possui.
De olho no que você sabe fazer bem, você pode estabelecer quais problemas de seus potenciais clientes você pode resolver.
Para descobrir as necessidades insatisfeitas dos públicos, uma dica é utilizar as redes sociais e fóruns especializados, já que nesses espaços as pessoas costumam compartilhar suas preocupações e preferências.
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Pesquise sua concorrência
Encontrar um nicho de mercado inexplorado é o Santo Graal de todo empreendedor. No entanto, a presença de concorrência não é necessariamente algo negativo.
Pelo contrário, pode indicar que você encontrou um nicho interessante e lucrativo. Nesse caso, o primeiro passo é identificar os principais concorrentes.
A Internet é uma excelente ferramenta para investigar sua concorrência, pois permitirá analisar as características de seus produtos e serviços ou descobrir as chaves de sua estratégia de marketing.
Assim, você pode verificar se existem necessidades negligenciadas que você pode satisfazer com sua operação de BPO Financeiro. Também é importante que você tente prever como sua concorrência reagirá quando você lançar seus serviços.
Estime a rentabilidade do nicho de mercado
Quando você tem clareza sobre o seu nicho de mercado, é fundamental analisar sua rentabilidade. Para isso, será importante fazer uma pesquisa de mercado, vendo quais valores sua concorrência cobra, qual o tamanho de potenciais clientes e qual valor poderá cobrar.
Às vezes, não encontrar concorrência pode indicar que outros empreendedores não conseguiram monetizar esse nicho.
Então, considere seus custos para ver se você pode definir preços competitivos que o deixem com uma margem de lucro interessante, além de calcular quanto lhe custará entrar nesse mercado e os investimentos adicionais que terá de fazer.
Pergunte-se, também, quanto esses clientes estariam dispostos a pagar para satisfazer suas necessidades não atendidas na área financeira.
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Analise o futuro do nicho de mercado
Alguns nichos de mercado podem ser muito atrativos, mas têm vida curta. Nesse sentido, você terá que se perguntar se realmente vale a pena entrar neles, principalmente se exigirem um investimento considerável ou apresentarem um alto nível de risco.
Analise a probabilidade de que o nicho de mercado encontrado esteja esgotado ou estagnado em pouco tempo. Com a ferramenta de análise de tendências, você pode verificar o interesse em determinados produtos ou serviços ao longo do tempo e, com um pouco de sorte, determinar se ele ficará estável no futuro ou se você terá que reorientar seu negócio em alguns anos.
Teste sua ideia
Antes de escolher definitivamente o nicho de mercado, é conveniente que você coloque sua ideia à prova. Você pode, por exemplo, verificar junto a alguns amigos e conhecidos da área se há interesse mesmo em BPO para o setor.
Comece com o pé direito no BPO Financeiro
Como vimos neste artigo, escolher o nicho de mercado para BPO Financeiro requer um pouco de calma, paciência e muito estudo. Mas é mais interessante dar este tempo no início da operação e depois ter mais assertividade, do que tentar abraçar vários públicos e depois não conseguir ter os resultados que esperava.
E se você deseja começar com o pé direito na área do BPO Financeiro, você precisa usar a plataforma PlayBPO. Ela é completa, facilmente configurável, e permitirá que você agilize suas operações e consiga entregar relatórios mais completos aos clientes.
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