BPO Financeiro para Comércio: 4 desafios na prestação do serviço

As oportunidades no BPO Financeiro são enormes. Afinal, todo empreendimento precisa de uma gestão financeira eficiente, e no comércio ela se torna ainda mais essencial.

Com uma rotina financeira bastante intensa, os comércios precisam lidar com entradas e saídas de recursos, pagamentos de funcionários, de impostos, além de manter o fluxo de caixa em dia. Ou seja, nem sempre o empreendedor tem o tempo ou o conhecimento necessário na área.

É aí que surge uma chance de ouro para quem trabalha na área: oferecer BPO Financeiro para comércio. Mas há alguns desafios que merecem atenção para conseguir obter bons resultados na prestação de serviços para esse segmento. Confira no artigo abaixo!

Pontos positivos do BPO Financeiro para comércios

Se tem um setor que é bastante beneficiado pelo BPO Financeiro é o comércio. Com essa terceirização, esses clientes otimizam seu tempo e passam a contar com especialistas ajudando nas tarefas financeiras.

Além disso, eles passam a contar com informações mais precisas, permitindo tomadas de decisão mais assertivas, seja para investimento ou ampliação do estoque visando um momento oportuno de vendas do comércio.

Um dos pontos mais importantes é a conciliação bancária para verificar se a entrada e saída de recursos está igual aos registros bancários —, ainda mais considerando que grande parte das operações financeiras ocorre por meio das maquininhas de cartão.

Entre algumas atividades que podem ser terceirizadas a partir do BPO Financeiro para comércio estão:  

  • Gestão do fluxo de caixa;
  • Gestão das contas a pagar e a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Gestão da documentação;

Leia também::: Checklist do BPO Financeiro

Quais os maiores desafios de fazer BPO Financeiro para Comércio?

Mas então, quais os desafios do contador ao oferecer esse serviço para o comércio? Bom, são vários e vamos detalhá-los abaixo para melhor entendimento:

1. Tenha as ferramentas necessárias

Este é o primeiro grande desafio ao oferecer BPO Financeiro para comércio. Nesse sentido, avalie se as ferramentas que você possui são suficientes para atender um setor com uma rotina financeira tão intensa. 

Entre algumas tecnologias importantes estão um sistema de gestão financeira e uma plataforma de gestão de tarefas. Elas contribuirão com mais agilidade nas análises, reduzindo tempo e otimizando seu trabalho de forma significativa. 

A PlayBPO, por exemplo, é uma plataforma de gestão de tarefas desenvolvida especificamente para as rotinas de BPO Financeiro e vem ajudando diversos contadores a escalar com o serviço, uma vez que já vem com todas as tarefas pré-configuradas e oferece funcionalidades incríveis. 

Saiba mais::: PlayBPO: conheça a melhor plataforma de gestão de tarefas para BPO Financeiro.

2. Conhecimento do setor

Como já mencionado, o setor comercial possui uma rotina muito mais exigente se comparado a outros setores econômicos. Por isso, o contador deve estar atento a todas as particularidades e nuances para que possa oferecer seu serviço com maestria, não frustrando seus clientes.

Por exemplo, ele deve cuidar do fluxo de caixa, do enquadramento fiscal da empresa e realizar a análise tributária. Também tem como função desenvolver relatórios com dados precisos sobre a realidade do empreendimento. Desta forma, o comerciante pode tomar suas decisões baseado em dados concretos. 

3. Funcionários para a demanda

O escritório contábil que deseja oferecer BPO Financeiro para comércios precisa ter uma equipe que possa se dedicar ao trabalho, garantindo que as informações sejam repassadas dentro do tempo certo ao cliente. 

Por isso, ter uma equipe capacitada e que atenda a demanda é outro grande desafio que o contador precisa estar ciente antes de oferecer o serviço.

Leia também:::  7 dicas para crescer com o serviço de BPO Financeiro

4. Tempo disponível

E por fim, na hora de avaliar a prestação do BPO Financeiro para o comércio, é preciso analisar se o seu escritório contábil tem tempo disponível para absorver mais essa demanda de trabalho. Afinal, a execução precisa ser bem feita, sob pena de manchar a imagem do seu escritório perante os clientes.

Além disso, entender o tempo que você tem disponível é importante, inclusive, para fazer uma adequada precificação do serviço para empresas do comércio, que são caracterizadas pela complexidade.

Leia também::: BPO Financeiro quanto cobrar? Entenda a precificação do serviço.

Tenha uma plataforma completa de gestão de tarefas para BPO Financeiro

Se os desafios listados acima não são problemas para seu escritório de contabilidade, então oferecer o BPO Financeiro para comércio pode ser uma grande oportunidade para aumentar seu faturamento.

E como dica extra, se você contar com a plataforma da PlayBPO como aliada em suas operações, tudo ficará ainda mais prático, rápido e preciso. Nossa plataforma já vem pré-configurada com todas as tarefas que você precisa para iniciar com simplicidade e agilidade e você vai levar em média 5 minutos para implantar a primeira empresa.

Para saber mais sobre nossa plataforma de BPO Financeiro, clique aqui e conheça a solução completa da PlayBPO!

Rolar para cima