BPO Financeiro: 3 erros mais cometidos por quem começa a oferecer o serviço

O BPO Financeiro é uma tendência que vem ganhando espaço nos escritórios de contabilidade. Por meio dele, é possível oferecer novos serviços aos clientes e aumentar o faturamento de forma significativa.

Mas como se trata de uma nova operação e a equipe ainda está no caminho para se especializar, é muito comum cometer alguns erros no início. Nesse sentido, além de conhecer o funcionamento do BPO, é fundamental entender quais são as falhas mais praticadas para evitá-las e conseguir uma rotina escalável.

Para facilitar o seu trabalho, preparamos uma lista com 3 erros mais comuns de quem começa no BPO Financeiro. Siga a leitura e confira!

1.  Não seguir uma metodologia

Ter um roteiro do que será feito é essencial para quem atua na área do BPO Financeiro. Trata-se de estabelecer um cronograma de ações, com uma metodologia que tenha sido testada e aprovada na prática.


Dessa maneira, o profissional seguirá tal roteiro toda vez que entrar um novo cliente, sabendo quais informações solicitar, quais relatórios e planilhas entregar, e quais os prazos que deverão ser cumpridos.

Ao estabelecer esse plano de ações a serem desenvolvidas, fica também mais fácil delegar funções a outros funcionários da empresa, além de evitar que erros ou esquecimentos venham a ocorrer.

2. Querer entregar tudo para o cliente

Na ânsia de querer agradar ao cliente, é normal que o gestor de BPO Financeiro queira entregar além do que foi acordado em contrato. Afinal, é só mais um relatório, uma planilha a mais…

O problema é que isso fará com que o profissional vá ficando cada vez mais sobrecarregado, sem tempo para atender ou buscar novos clientes para aumentar o seu faturamento.

Por isso, é recomendado entregar apenas o que está em contrato. E tudo isso deve ser entregue de forma perfeita, sem erros ou demoras. Dessa forma, você fará seu serviço com excelência e agradará o cliente, sem precisar fazer entregas além do previsto.

Leia também::: BPO Financeiro: quanto cobrar pelo serviço?

3. Utilizar vários sistemas de gestão sem se especializar em nenhum

Há diversos sistemas de gestão financeira disponíveis no mercado, e todos contribuem para tornar o processo do operador de BPO Financeiro mais fácil e prático.

Porém, não dominar a ferramenta, e querer usar todos os sistemas utilizados pelos clientes, pode ser um grande erro!

Por isso, o ideal é usar no máximo duas plataformas que sejam complementares e procurar se especializar nelas. Dessa forma, as chances de erros são minimizadas e a entrega ao cliente é mais assertiva.

Leia também::: Livros de BPO Financeiro: Conheça os principais para quem quer iniciar no mercado

Tenha mais clientes e se destaque no mercado

Ao se evitar tais erros, é possível atender bem os clientes atuais, além de aumentar sua carteira e passar a oferecer o serviço para novas empresas.

Nesse ponto, vale lembrar que a maior parte das pequenas e médias empresas realizam o financeiro por conta própria. Com isso, usam sistemas próprios e que nem sempre são focados na gestão e organização. 

Além disso, muitos possuem equipes focadas nas atividades operacionais e poucos profissionais qualificados voltados ao financeiro. Mas o empreendedor precisa de informações a respeito do dinheiro da empresa, ou seja, saber para onde está indo. 

Por isso, oferecer o BPO Financeiro para ele será fundamental para auxiliar em toda a gestão, bem como nas tomadas de decisões e ações em meio a crises que ele possa passar. 

Conheça a PlayBPO

E para lhe ajudar com o atendimento aos clientes, e evitar erros, você pode ter a PlayBPO como aliada! Trata-se de uma plataforma de gestão de tarefas para BPO Financeiro, feita por quem entende, e que vai ajudar você, contador (a), no dia a dia. 

A PlayBPO é 100% baseada na nuvem (não precisa instalar) e já vem com todas as tarefas que você precisa pré-configuradas para iniciar no BPO ou escalar o seu negócio com esse serviço.

Além disso, ela possibilita padronizar, organizar e gerenciar as rotinas de quem trabalha com BPO Financeiro de forma descomplicada, garantindo mais agilidade e eficiência operacional.  

Portanto, evite os erros no BPO Financeiro com a ajuda da PlayBPO! Para saber mais sobre a plataforma, clique aqui e faça um teste grátis!

Rolar para cima