Franquia de BPO financeiro: Conheça esse modelo de negócio

O setor de terceirização das rotinas financeiras das empresas nunca esteve tão em alta. Dessa forma, apostar em abrir uma franquia de BPO financeiro pode ser uma excelente alternativa para quem deseja empreender nessa área.

Se você está pensando em abrir um negócio, uma das perguntas que você precisa fazer a si mesmo é se deseja iniciar um negócio independente ou uma franquia. Existem muitas vantagens na franquia, tanto para franqueados quanto para franqueadores.

Ao considerar que deseja se envolver com uma franquia de BPO financeiro, é necessário conhecer todos os benefícios desse tipo de modelo de negócio. E para te ajudar nisso, preparamos este artigo. Acompanhe a leitura e tire suas dúvidas! 

O que é BPO Financeiro?

BPO significa Business Process Outsourcing, ou seja, a terceirização dos processos de um negócio. Ela tem como objetivo terceirizar atividades que não estejam dentro do escopo de trabalho da empresa. 

Em geral, poucas empresas possuem o conhecimento necessário na área financeira. Conhecem o dia a dia, mas algumas rotinas que exigem maior dedicação acabam sendo deixadas de lado, ou então sendo realizadas de forma desajeitada.

Nesse sentido, surge o BPO financeiro, cujo objetivo é terceirizar o setor financeiro das empresas com profissionais que sejam especialistas na área, de modo que os empresários possam se libertar dessas burocracias e tenham mais tempo para focar na atividade-fim.

Entre as funções do BPO financeiro estão:

  • Gestão de contas a pagar
  • Agendamento de pagamentos e recebíveis
  • Conciliação bancária
  • Geração de relatórios
  • Gestão de contas a receber, 
  • Emissão de notas fiscais e comprovantes
  • Transações e rotinas do financeiro
  • Gestão de documentos

Leia também::: Proposta de BPO Financeiro: Como criar uma proposta poderosa

Vantagens da franquia de BPO financeiro

Um dos benefícios da franquia para o franqueado é a assistência comercial que recebe do franqueador.

Dependendo dos termos do contrato de franquia e da estrutura do negócio, o franqueado pode receber essencialmente uma operação de negócio chave na mão. Ou seja, pode receber a marca, o equipamento, os suprimentos e o plano de publicidade — basicamente tudo de que precisa para operar o negócio de BPO financeiro.

Outras franquias podem não fornecer tudo, mas todas as franquias oferecem o conhecimento e a sabedoria do franqueador. Esteja esse conhecimento armazenado em uma base de conhecimento digital pesquisável ou um número de telefone para contatar o franqueador diretamente, o franqueado tem acesso a um reservatório profundo de assistência comercial para orientá-lo durante o processo de propriedade e operação de um negócio. 

Esse conhecimento pode ser essencial para administrar um negócio de sucesso e torna isso muito mais fácil do que começar do zero.

Além disso, de modo geral, as franquias têm uma taxa de insucesso mais baixa do que os negócios individuais. Quando um franqueado adquire uma franquia, ele está ingressando em uma marca de sucesso, bem como em uma rede que oferecerá suporte e aconselhamento, tornando menos provável que saia do mercado.

As franquias já comprovaram seu conceito de negócio, portanto, você tem a garantia de que os produtos ou serviços que oferece estão em alta.

O que uma franquia de BPO Financeiro oferece?

Ao aderir a um modelo de franquia, o interessado receberá todo o suporte e expertise da marca, reduzindo suas chances de erros e tendo maior assertividade em seu modelo de negócio.

Isso permite avançar mais rapidamente em direção ao sucesso, já que a franqueadora já terá experiência na área e conduzirá seus franqueados pelos caminhos menos tortuosos. Uma franquia de BPO financeiro também já tem maior reconhecimento de mercado, o que facilita o acesso a novos clientes.

Em geral, uma franquia de BPO financeiro já oferece todo o suporte, softwares e um roteiro de rotinas a ser implantado na franqueada. É como se fosse uma filial, mas que terá total autonomia financeira e de gestão, porém devendo sempre seguir o que determina o contrato de franchising. 

Leia também::: Outsourcing contábil: O que é e como funciona?

Escolha o melhor caminho

Portanto, se você deseja entrar no mundo do BPO financeiro, o modelo de franquia pode ser uma excelente opção para seu negócio já nascer forte. Há um investimento inicial maior para se tornar um franqueado, mas há também a certeza de que terá um empreendimento já testado pelo mercado.

E caso precise de ajuda em seu negócio de BPO financeiro, conheça também a plataforma da PlayBPO. Ela é a primeira do segmento no Brasil e oferece todo o suporte necessário que você precisa para suas rotinas financeiras, entregando mais agilidade e eficiência aos clientes.

Espero que tenha gostado do artigo sobre franquia de BPO financeiro. Se surgiu alguma dúvida ou deseja contar com nossa plataforma, entre em contato e fale com o consultor!

Rolar para cima